Para muitas pessoas, definir metas e sonhos não é o problema, muito menos fazer um planejamento assertivo. O Coaching é um conjunto de ferramentas que vem ajudando as pessoas a se alinharem com seus propósitos e alcançar objetivos. Mas o insucesso muitas vezes acontece e passos precisam ser revistos. Sonhos e metas perpassam não apenas pelo planejamento, mas muitas vezes por mudança de hábitos. É aquela velha história: quer resultados diferentes? Faça algo diferente – e transforme isso numa rotina.
São os hábitos ruins que interferem nos seus resultados. Já falamos como os hábitos funcionam e o quão são importantes para a obtenção de resultados nesta matéria, quando resenhamos a obra de Charles Duhigg, O Poder do Hábito – veja a matéria na íntegra. Mudar os hábitos significa todas novas atitudes, mais proativas, e transformá-las em uma rotina saudável e sustentável, direcionada para o seu desenvolvimento pessoal e para o alcance de resultados.
E mudar hábitos, criando uma rotina de hábitos mais assertivos, não é uma tarefa necessariamente fácil, pois exige autoconhecimento e esforço. Mas é plenamente possível tomar posturas e atitudes mais assertivas. E isso só depende de você. É possível mudar a sua vida apenas ajustando seus hábitos.
Todo mundo pode fazer a mudança de hábitos e pode começar uma nova fase de vida a qualquer momento. É fato que você não precisa de sessões de Coaching para fazer mudanças positivas na sua vida. Mas o Coaching pode acelerar estas mudanças, com conscientização e desenvolvimento pleno ao longo do percurso, apresentando nuances sobre si mesmo que muitas vezes você não conhecia.
É comum os especialistas afirmarem que o Coaching otimiza em pelo menos 80% da mudança de hábito, com ganhos maiores e em menor tempo. Isso porque trata-se de um conjunto de técnicas e metodologias de desenvolvimento pessoal que podem ser customizáveis, atendendo a demanda do indivíduo. Um plano de Coaching nunca é o mesmo de uma pessoa para a outra.
Se o seu interesse é utilizar o Coaching para desenvolver estratégias para a aquisição de resultados, mudando também os seus hábitos, o primeiro passo é escolher um Coach especializado e experiente, numa abordagem que tenha mais a ver com o seu estilo.
Definir metas, objetivos e propósitos também estão como ponto de partida. Estas metas devem também ser testadas para ver se são sustentáveis. O planejamento é o próximo passo. O Coach irá estabelecer um plano de ação juntamente com o coachee. Nesta fase é que muitas vezes os problemas com hábitos ruins começam a aparecer. O Coach pode determinar metodologias para a mudança de hábitos, neste caso. Os hábitos ruins podem surgir ainda mais adiante, no meio do processo de Coaching, sendo possível rever a trajetória.
No dia a dia é que as mudanças de hábito ocorrem. O Coaching pode ajudá-lo a verificar em quais hábitos estão os problemas ou quais estão em desacordo com os seus objetivos. Os hábitos são apoiados por comportamentos e por vários outros aspectos do indivíduo, como seu perfil psicológico, cultural e social, e por isso é importante cartografar o seu perfil – novamente, esta é uma tarefa em que o Coach poderá lhe ajudar.
Entre em contato com a equipe de Coaches do Instituto Fragatha e realiza a mudança de hábitos. Veja neste link os nossos profissionais!
Vamos há algumas pequenas atitudes que podem fazer diferença na mudança de hábitos:
Veja também: Estresse – 10 maneiras de combatê-lo definitivamente
Gostou das dicas sobre como realizar a sua mudança de hábito através do Coaching e ter mais resultados gradativamente em sua vida? Deixe um comentário e compartilhe estas dicas nas suas redes sociais!