Você abe o que é automotivação? O ser humano precisa ser motivado constantemente e este tema tem e tornado frequente em estudos nas mais distintas áreas do conhecimento. A motivação impulsiona ao desenvolvimento, à atitude, à realização de alguma atividade ou propósito. Dá sentido às ações e decisões, sejam elas estratégicas ou triviais. Mas nem sempre podemos depender de pessoas e eventos para nos mantermos motivados: é preciso conhecer e fazer uso de técnicas de automotivação para que tenhamos acesso ao que nos inspira constantemente.
É válido dizer que o mercado exige muitas competências dos profissionais e uma delas é a automotivação: trata-se da capacidade de reconhecer o otimiza e expande a força interior que impele cada indivíduo a dar o seu melhor nas atividades. E elas precisam tem um significado especial em sua vida. A automotivação, desta forma, é uma competência profissional muito desejada e uma forma de gerar direta ou indiretamente os bons resultados.
Quer saber como se automotivar de maneira assertiva e segura? Vejamos a seguir algumas técnicas de automotivação!
Você sabia que as palavras e afirmações de mudar toda a sua vida e transformar os seus resultados? Basta repetir palavras e expressões que desencadeiem sensações inspiradoras e motivadores dentro de si. Você pode criar um mantra, ou frase de poder, só seu. Uma dica é não criar uma frase muito grande, ser específico, estar no momento presente, ser de preferência pessoal e sempre criar frases positivas. Por exemplo:
Querer é poder.
Eu estou mais perto da meta tão desejada.
Sou próspero agora e sempre!
Há muitas formas de praticar e desenvolver a automotivação em eu dia a dia. Isso varia conforme as necessidades e preferências de cada pessoa. Você pode fazer terapia (tradicionais ou complementares), sessões de Coaching, cursos de autoconhecimento, yoga, mindfulness, meditação, ouvir música, entre outras atividades.
Seguem algumas dicas que fazem a diferença na hora de escolher as suas ferramentas de automotivação: escolha algo que você goste e se sinta bem; prefira sempre algo que traga resultados para o seu dia a dia; que traga conexão com você mesmo e conscientização; que seja útil agora no presente, pois a automotivação, como veremos mais adiante, só funciona no agora.
Melhorar os seus hábitos de vida pode trazer muita energia e facilitar o processo de automotivação. O que você poderia fazer hoje para melhorar seus hábitos? Otimize a sua alimentação, fazendo as refeições de forma correta, de maneira saudável – você pode utilizar aplicativos com este propósito para facilitar a sua rotina. Faça exercícios físicos regularmente. Durma pelo menos 8 horas por dia sem interrupções e não negligencie os seus momentos de lazer. Tenha hobbies que o motivem para aumentar a sua energia diariamente.
A automotivação não funciona só quando você quer ou só de vez em quando. Faça dela uma prática diária – se preciso, tenha horários para se automotivar. Se estas dicas acima não são tão adequadas para você, mantenha-se em constante busca pelo o que lhe automotiva.
Uma dica é reconhecer quem você é e o que mais tem a ver com o seu perfil e sua verdade interna. Com isso, ficará mais fácil descobrir o que irá manter a sua motivação em alta. Com o tempo, você verá que a automotivação é algo mais simples do que você pensa e na maioria das vezes tem a ver com elementos que você já tem dentro de si.
A automotivação funciona no presente. Diante de uma realidade acelerada, em que as coisas acontecem sem que posamos ter tempo para assimilá-las e quando a pessoas depositam as suas ações e desejos sempre no futuro, vale a pena parar e retornar para o único tempo que é real e tangível, e onde todas as suas ações que geram resultados acontecem: o presente! Motive-se agora para ter resultados o quanto antes. Sobre a importância do viver no presente, veja também esta matéria sobre o livro de Eckhart Tolle, O poder do Agora.
Veja também: Prof. Jonny Silva lança livro sobre como o TCC pode ser uma experiência gratificante
Gostou da matéria? De que forma você se automotiva? Deixe um comentário!