São cada vez mais comuns os estudos sobre as afirmações positivas e seus impactos na vida pessoal e profissional dos indivíduos. O que para muitos parecia coisa de Nova Era e misticismo, hoje é objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, inclusive da neurociência. Se atraímos o que pensamos, sentimos e dizemos automaticamente e se isso desenha a nossa própria vida, que tal vibrar, sentir e se inspirar em afirmações que sejam positivas e fazer disso um hábito?
Muitas empresas buscam pessoas capazes de se automotivarem e de motivarem os outros. A motivação é não apenas uma necessidade do indivíduo, mas uma competência desejada pelo mercado. As afirmações positivas é um mecanismo de automotivação.
Mais que isso: é um recurso transformador da realidade, já que palavras têm poder e a todo momento verbalizamos os nossos sentimentos e pensamentos, e isso desencadeia um fluxo de atração e afastamento de situações. Para os estudiosos de PNL – Programação Neurolinguística, podemos fazer o processo inverso e de forma estratégica: conduzir e treinar o cérebro para acreditar e replicar afirmações positivas, que irão atrair oportunidades e situações mais promissoras. Não é mágica: através da crença e do reforço positivo, tomamos atitudes mais positivas e menos resistentes, criamos novos hábitos e novos comportamentos.
Veja a seguir algumas dicas de como usar as afirmações positivas em seu dia a dia:
Uma forma de inserir as afirmações positivas no seu cotidiano é começar o dia com uma seleta de afirmações em que você acredita (ou quer acreditar). Pode ser apenas uma frase ou expressão ou algumas que tenham peso e o motivem. Ao longo do dia, quando sentir que deve, repita a afirmação. Você pode também utilizar post-its em sua casa ou área de trabalho ou ainda aplicativos específicos.
Uma dica é repetir estas “frases de poder” logo ao acordar, e por que não, antes de dormir. Faça disso um hábito e não quebre o ciclo. De um a cinco minutos apenas você pode transformar a sua realidade. Outro segredo é não criar frases prontas, provérbios ou expressões clichês (mas se funcionar para você use o que preferir). Crie as suas próprias frases.
Eis alguns exemplos de afirmações positivas:
Querer é poder.
A abundância entra em minha vida de maneiras surpreendentes e milagrosas.
Eu crio enquanto falo.
Sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato. (Ho’oponopono)
Sou capaz de transformar a minha vida aqui e agora.
Eu sou cura, prosperidade e amor.
A escolha das afirmações positivas é uma etapa muito importante. Faça uma pesquisa de frases e afirmações curtas que tenham valor pessoal para você. Você pode mudá-las quando quiser e usar mais de uma frase. Deixe sempre à vista e use as com frequência.
DESTAQUE: Mindfulness – O que é? Por onde começar? Dicas Fragatha
O segredo das afirmações positivas é a prática constante, como já dissemos. Faça rituais matinais e antes de dormir com suas afirmações positivas preferidas. Repita durante o dia quando precisar de força, inspiração ou um gatilho para a mudança. Escreva em papéis e deixe à mostra. Coloque sentimento sempre em suas afirmações. Afirmações em primeira pessoa são muito assertivas.
DESTAQUE: Metas 2019 – Comece a planejar o próximo ano com Coaching
Não há limite para o uso e criação de suas afirmações positivas. Esta é também uma experiência de criatividade e expressão. Qual é a sua intenção na vida neste momento? Que frase ou expressão traduz este sentimento? Faça uma lista de afirmações que tenham valor para você.
DESTAQUE: Coaching para Startups – Como turbinar pessoas, projetos e processos
Uma afirmação positiva é como um mantra, que reverbera em seu ser os valores que ele traz, seja o som, o significado das palavras ou o seu significado pessoal. A repetição por alguns minutos (e não apenas ao longo do dia) também pode ser muito eficiente. No budismo e nas tradições hindus, os mantras servem para dar foco, relaxar e induzir à meditação ou a um estado satisfatório aquele que o entoa. As afirmações positivas possuem a mesma característica.
Veja também: Colaboração é mais importante que competição – Dicas Fragatha
Gostou das dicas sobre como fazer uso das afirmações positivas? Deixe a sua dúvida nos comentários e compartilhe estas dicas em suas redes sociais!