Muito se fala sobre resiliência atualmente. Até mesmo os recrutadores utilizam o termo como uma competência altamente desejada no mercado entre profissionais de todas as áreas. Mas você sabe o que realmente significa ser resiliente? Antes de um conceito da moda, é um aspecto que deve ser cultivado para se ter uma vida melhor, atividades profissionais mais produtivas e um alcance mais dinâmico de suas metas. Vejamos nesta matéria algumas dicas sobre o que é resiliência e como cultivá-la!
Você sabia que resiliência é um conceito emprestado da física Trata-se da capacidade do indivíduo lidar com situações adversas do seu cotidiano – seja próprio, profissional, etc.
É a capacidade de superar obstáculos, encontrar saídas mesmo diante do caos e dos problemas, transformar situações ruins e superar a pressão, agir de modo positivo, sem deixar se abalar pelas emoções e situações adversas. Mas falar é fácil: cada pessoa reage de uma forma e precisa encontrar meios próprios para se tornar resiliente.
A resiliência tem a ver com maturidade, e não necessariamente com a idade biológica. É preciso que a pessoa, de antemão, entenda que momentos bons e ruins vêm e vão por toda a vida e que é a forma como se encara e as atitudes positivas que contam.
Outra característica importante sobre a resiliência é viver no presente: não tentar restaurar o passado e não se exceder em relação ao futuro, mas focar em resoluções atuais e presentes. Resolver as situações para que haja uma progressão para frente, mas com dinamismo e flexibilidade no presente.
E há métodos e técnicas que podem aumentar a sua capacidade de resiliência, que é um aspecto humano que oferece processos de aprendizagem muito preciosos – um tipo de aprendizagem prática, que em nenhum lugar se ensina propriamente, mas que a pessoa adquire com a vida.
Todos os eventos são formas de aprender; todos eles nos testam. A adaptação sempre foi, para todas as espécies, uma condição para a evolução. Não podemos controlar as pessoas e fatos, mas podemos ter controle de nossas reações e atitudes.
E por que, afinal, a resiliência acabou se tornando uma competência essencial no mercado de trabalho? A resiliência é essencial para todas as situações da vida. As relações humanas não são fáceis e a resiliência pode ser um bom ponto de partida, ainda mais no contexto do trabalho.
Pessoas resilientes possuem foco nas soluções, não se deixam atingir pelas adversidades, são mais pacientes e produtivas. São amplamente adaptáveis e flexíveis, são mais calmas e positivas. Sabem lidar com crises e podem ser ótimas mediadoras. Têm a capacidade de aprender com os erros e são bons exemplos. Sabem se defender. São pessoas criativas em todos os sentidos – inclusive na busca de soluções. Possuem um bom relacionamento consigo e com os outros. Além disso, a resiliência é uma condição para a liderança – um líder precisa ser necessariamente resiliente para ser assertivo em suas funções.
Veja também: 5 maneiras inusitadas de expandir as suas vendas em tempos de crise
Gostou da matéria sobre resiliência? Você é uma pessoa resiliente? Deixe um comentário a seguir e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Siga-nos no Instagram!