Se faz parte dos seus planos evoluir em sua carreira e prosperar financeiramente, em paralelo a uma maior qualidade de vida pessoal, alcançando o desejado sucesso e autorrealização, acredite, você pode conseguir tudo o que almeja, mas para isso vai precisar de um bom plano/planejamento para alcançar todos estes objetivos, ou quaisquer outros.
Se isso lhe parece desmotivador, uma tarefa desagradável ou que não faz ideia por onde começar ou como criar um plano de ação consistente e efetivo para uma nova realidade, saiba que pode ser bem mais simples do que você imagina e render resultados muito antes do que tentando encurtar caminhos sem planejamento. Confira mais a seguir!
É a forma como definimos e organizamos nossas metas e objetivos para focar nossas ações. Para isso, também devem ser definidas as estratégias, os recursos e os prazos necessários para concretizar cada etapa. Tudo isso é necessário para não perder o foco e evitar desvios em sua rota.
Quando apenas seguimos o fluxo dos acontecimentos, sem um planejamento, corremos grande risco de não estar preparados para imprevistos e tomar decisões ruins ou momentâneas, ceder a vontades que envolvam tempo e despesas, e que podem prejudicar um objetivo maior, como por exemplo, alcançar uma promoção de cargo, realizar um curso, fazer uma viagem, adquirir um imóvel ou carro, ou até mesmo no caso de emagrecer uns quilinhos. Para todas essas e outras situações, o planejamento é fundamental para alcançar seus objetivos com êxito, sem deslizes que possam atrasar sua conquista. Veja a seguir 7 dicas para realizar um planejamento pessoal simples, porém efetivo, seja para o objetivo que for.
Além da dica de ouro, que é ter um foco no seu objetivo principal, para não se desviar dele, existem outras atitudes que podem fazer toda a diferença no seu plano de ações pessoal. Confira:
1 – Defina suas Metas – As metas são a base para você traçar suas ações. Afinal, além de nortearem seu caminho, também reforçam os motivos para sua dedicação valer a pena. Portanto, defina suas metas de forma realista, pontuando estratégias, recursos e prazos para alcançá-las e motivando-se para dedicar seus maiores esforços para concretizá-las.
2 – Organize-se – Adote planilhas ou aplicativos de metas, especialmente aqueles que oferecem acompanhamento dos seus progressos. Outra forma para se organizar melhor, especialmente se você precisa de um acompanhamento para se sentir mais seguro, é buscar a ajuda de um Coach, profissional que, através de técnicas, ferramentas e métodos de Coaching, poderá lhe auxiliar em sua organização pessoal para conquistar suas metas de forma mais eficaz e planejada.
3 – Seja Realista – Considere uma realidade que seja possível de ser mudada, com os recursos que você dispõe, e no período estabelecido. Por isso, ao definir seus objetivos seja sempre realista. Sonhe, mas com os dois pés no chão e trabalhe dentro das suas possibilidades reais. Do contrário, será grande a chance de desistir nas primeiras dificuldades. Então, lembre-se de também ser determinado, para não desistir facilmente.
4 – Desenvolva seus Pontos Fracos – Saber identificar nossos próprios pensamentos e comportamentos que podem nos autossabotar em nossos objetivos é fundamental para evoluir nesses pontos. Para isso, é essencial fazer uma autoavaliação e identificar seus pontos de melhoria, para que essa virada de chave ocorra com todos os seus autos sabotadores. Comece identificando-os um a um e trabalhe com resiliência para superar qualquer influência negativa.
5 – Analise seus Recursos – Na prática, trata-se dos talentos e competências que ajudarão a concretizar seus objetivos. Por isso, é muito importante que você identifique suas habilidades e seus recursos financeiros. Independente da competência que você identificar, o mais importante é descobrir diferentes formas de explorá-la, em prol do seu sucesso.
6 – Tenha Foco – Seu sucesso depende diretamente do seu comprometimento. Para isso, é preciso evitar distrações, pois elas são sedutoras e agem a todo instante tentando desviar você do seu plano de economizar dinheiro, fazer uma dieta, realizar um sonho ou mudar algo da sua vida pessoal. Portanto, foque na realização do seu objetivo, imagine como será quando conquistar aquilo que se propôs e foque nisso. Seja persistente!
7 – Motive-se – A motivação também é fundamental para manter-se conectado aos motivos de suas metas. Com certeza se colocou estes alvos como prioridades é porque eles verdadeiramente são muito importantes para você. Lembre-se disso e não deixe que sentimentos de dúvida, medo e ansiedade te sabotem ou que as pessoas ao seu redor te desmotivem com seu pessimismo. Se você acredita, pode e vai realizar todos os seus objetivos. Mas lembre-se que, para isso, se planejar é fundamental.
Se você está em dúvida de como colocar em prática todas estas dicas já citadas, comece conscientizando-se dos comportamentos que você precisa ter ou mudar para chegar mais perto da sua realização pessoal. Caso queira acelerar este processo, uma ótima alternativa é a técnica de Coaching, método que trabalha focado na conquista de metas e objetivos, de forma planejada, objetiva e rápida.
O profissional que atua neste processo é chamado de Coach (treinador em inglês) e é com o auxílio e as orientações dele, através de técnicas e ferramentas de Coaching, que você conseguirá definir suas metas e prazos, assim como as ações necessárias para alcançar seus objetivos.
O atendimento de Coaching normalmente ocorre em uma sequência de sessões, onde costumam ser aplicadas técnicas que envolvem perguntas de reflexão, para auxiliá-lo a identificar suas motivações e prioridades, que guiarão sua direção.
Caberá ao profissional de Coaching colaborar para o desenvolvimento real de suas competências, talentos e habilidades, fortalecendo sua autoestima, autoconfiança e automotivação para que você se sinta mais comprometido para se dedicar ao máximo para alcançar os melhores resultados.
Outro quesito importante no qual um Coach atua é na identificação dos seus pontos de melhoria, algumas crenças enraizadas em sua mentalidade e comportamentos que podem autossabotar suas conquistas e impossibilitar seu sucesso.
As soluções do Instituto Fragatha são elaboradas a partir das premissas do Coaching, Mentoring, PNL – Programação Neurolinguística, teorias da Psicologia Aplicada, Comunicação e de outros conhecimentos de ponta, como as técnicas, métodos e exercícios que auxiliam na descoberta e aprimoramento de habilidades pouco desenvolvidas e de novas competências. Saiba mais em: https://ead.fragatha.com.br/