Se eventualmente você se preocupa, ou pelo menos imagina como estará ou como gostaria que estivesse sua carreira daqui a 3 anos, ou os objetivos que gostaria de concretizar até o próximo ano, por exemplo, você pode contribuir efetivamente para alcançar esses objetivos que idealiza, a partir de medidas simples para organizar suas ideias de forma prática, através de metas, que poderão contribuir para concretizar seus objetivos. Para isso, é preciso saber como e de forma definir suas metas, para então dedicar-se para cumpri-las.
Para fazer esse planejamento de forma eficiente e estabelecer objetivos que possam realmente sair do papel, seja com planos de curto, médio e/ou longo prazo, basta entender como estabelecer suas metas de forma realista e ter determinação para seguir as etapas necessárias para alcançá-las. Confira a seguir um passo a passo simples e prático para definir suas metas profissionais.
O estabelecimento de metas contribui para gerenciar o seu tempo de forma mais efetiva, organizar seus compromissos e priorizar o que precisa ser feito de imediato.
Por isso, tanto para definir suas metas quanto para alinhá-las com o dinamismo do mercado que você almeja atuar, primeiramente você precisa visualizar onde você se encontra hoje e o que almeja para o seu futuro, para então planejar em como alcançar este objetivo. E ao estabelecer esse plano, inevitavelmente aumentará sua motivação para alcançar o que você se propôs para realizar-se profissionalmente.
Apesar de serem usados corriqueiramente como sinônimos, o objetivo compreende um conjunto de metas a serem cumpridas para sua realização. Logo, o objetivo é algo maior que as metas, mas conta com elas para ser alcançado. O objetivo pode ser um sonho ou desejo, enquanto as metas podem até ser ousadas, mas devem ser realistas, por isso a importância de contarem com prazos e um plano de ação para serem alcançadas.
Confira as dicas a seguir para estabelecer suas metas da forma mais assertiva e tornar seu plano ser realmente eficiente:
Seja no papel, bloco de notas do celular ou no computador, o importante é transcrever o que você tem em mente, para um lugar onde possa visualizar e fazer um acompanhamento constante, com um controle do que definiu, registrando e listando seus objetivos, como, a empresa onde pretende trabalhar ou o segmento em que quer empreender, o salário ou lucro almejado, o cargo que visa ocupar, etc.
Como os objetivos são amplos e variados, para serem alcançados, precisam de metas (de curto, médio e longo prazo) bem claras e realistas.
Ao pensar em como definir suas metas, não basta simplesmente fazer uma lista. A partir das metas traçadas, você estará norteando sua carreira, então é preciso que os itens sejam de relevantes para sua vida, para ter a motivação necessária para alcança-los.
Neste momento, fazer um exercício de autoconhecimento pode ser necessário para estabelecer metas realmente importantes, para avaliar suas características pessoais e profissionais e traçar planos alinhados com o seu perfil, envolvendo seus pontos fortes e fracos, como você se relaciona com sua equipe, como administra momentos de estresse etc. Assim, é possível identificar o que precisa ser aprimorado para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Se você ainda não consegue ter clareza em como definir suas metas, uma dica interessante é utilizar a metodologia SMART. Trata-se de uma sigla para as palavras em inglês Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-based — que querem dizer: específico, mensurável, atingível, relevante e que tenha um prazo. O método SMART pode ajudar justamente para direcionar seus planos para a realidade, ou seja, para serem realmente alcançados.
Defina suas prioridades, considerando o que tem mais importância maior urgência para ser alcançada. Isso porque, quando você alcança os planos mais urgentes, além de ficar motivado, também pode favorecer o cumprimento de outras metas de menor importância.
Ao estabelecer muitas metas ao mesmo tempo, você poderá se sentir sobrecarregado, e até mesmo desorganizar sua rotina. Em geral, os planos traçados exigem tempo, dedicação, contato com outros profissionais e até mesmo algum investimento para serem concluídos. Então, use o bom senso e, conforme o objetivo e prazos estabelecidos, avalie quantas metas conseguirá administrar simultaneamente.
É importante ter em mente que a sua lista de metas não é um guia estagnado. De tempos em tempos, ela deve ser revista e avaliada, pois existem variáveis que podem determinar mudanças de rumo. Além disso, sua rotina é muito dinâmica, e novos contatos podem surgir a qualquer momento, exigindo mudanças naquilo que você planejou.
Para sentir-se motivado, é importante acompanhar os seus progressos, como por exemplo está conseguindo cumprir os prazos que estabeleceu e organizar sua nova rotina.
Se quiser ter uma visão ampla do todo, crie uma planilha com os detalhes de cada meta e acompanhe como a alcançou, como por exemplo, se foi necessário mudar algum hábito ou muita dedicação para conquistá-la.
Isso porque, ao acompanhar o seu desempenho, você consegue visualizar o que realmente saiu do papel e deu certo, os que estão próximos de serem alcançados, os que precisam de ajustes e os que precisam ser revistos ou até mesmo serem alterados. Esse acompanhamento fortalece a confiança para seguir em frente e também tende a estimular a concretização dos próximos passos.
Após elaborar suas metas de curto, médio e longo prazo, é chegada a hora do momento de tirar as metas do papel e se organizar para coloca-las em prática. Para isso, é importante traçar um plano de ação e visualizar os caminhos necessários para conquistar cada uma das suas metas.
Neste momento, é importante seguir as prioridades estabelecidas e definir datas de início e de prazo para a conclusão de cada meta, além de detalhar outros pontos, como os recursos/investimentos necessários e as estratégias que vai usar.
Talvez no início seja preciso modificar alguns hábitos, como saber dizer não ou abrir mão de alguns momentos de lazer com a família e amigos, porém, é preciso compreender que a sua dedicação é necessária, já que conquistar suas metas é importante para sua vida a médio e longo prazo.
Apesar das cobranças serem constantes e até mesmo gerarem gatilhos de ansiedade, é cada vez maior a busca por resultados mais imediatos, o que nem sempre é possível. Nesses momentos, é importante ter persistência e não desistir no primeiro obstáculo, para conseguir concretizar seus objetivos, mesmo que isso leve mais tempo, exija um esforço maior ou, ainda, seja necessária alguma mudança de estratégia.
Se definir suas metas profissionais não for tão simples quanto pode parecer, considerando que há uma infinidade de caminhos a serem seguidos, nesses momentos é muito válida a inspiração em pessoas que você admira, confia e se espelharia. Focar-se em histórias de sucesso é uma boa estratégia para ajudá-lo a definir os rumos mais condizentes com seus anseios profissionais.
Se a pessoa que te inspira for mais próxima, como um colega de trabalho, ou um professor por exemplo, vale ser franco, pedir dicas e trocar experiências, para que você consiga visualizar com mais clareza os caminhos e metas que precisa alcançar para chegar no seu objetivo.
Agora que você já sabe como definir suas metas, já pode elaborar o seu plano de carreira para conquistar a tão sonhada ascensão profissional. E apesar dos obstáculos que venham a surgir em seu caminho, o importante é não desistir do “mapa” que você elaborou e saber ser flexível quando for necessário.