O conceito de cultura de aprendizagem apareceu pela primeira vez em meados dos anos 90, no livro “A Quinta Disciplina”, de Peter Senge. Trata-se de um dos maiores clássicos utilizados nos cursos de Administração, que aborda o conceito de “aprendizagem organizacional”, colocada pelo autor como “a obtenção conjunta e contínua de conhecimento no contexto empresarial”.
A cultura da aprendizagem nada mais é do que adotar práticas e ações voltadas para o desenvolvimento constante da empresa e também do colaborador. Prática bastante adotada no processo de melhoria contínua das empresas, onde, constantemente, processos, produtos e serviços são revisitados e aperfeiçoados, a cultura da aprendizagem pode ser, inclusive, um fator de impulsionamento dos negócios, afinal, contribui também para o desempenho da empresa e seus consequentes resultados.
Especialmente no ambiente corporativo, a busca pelo aprendizado constante tem evoluído conforme a maturidade profissional, a experiência e também pelas mudanças que acontecem diariamente em todo o mundo, no mercado de trabalho.
Justamente por isso, a cultura da aprendizagem proporciona inúmeros benefícios, tanto para o colaborador, seja de forma individual ou coletiva, quanto para a organização da qual ele faz parte.
E muito se engana quem pensa que para adotar esta prática basta apenas promover workshops ou palestras, visando a capacitação dos colaboradores. É preciso mais! É preciso que haja uma valorização real da troca de conhecimento e de informações, transformando, muitas vezes, práticas e pensamentos mais engessados e/ou conservadores.
Normalmente esse conjunto de práticas e ações são propostas pelo setor de Recursos Humanos ou de Pessoas e contribui para a motivação de cada profissional da equipe. Isso porque, com a busca para agregar novos conhecimentos, a ideia é que cada um desses profissionais os aplique à sua carreira, às suas tarefas, projetos e ao ambiente corporativo como um todo, motivando-se sempre, continuamente, em busca de evolução e melhores resultados.
Além dos benefícios já citados, existem muitas outras vantagens em uma cultura de aprendizagem, tanto para a empresa como para o colaborador. Confira a seguir, os pontos mais significativos:
Ao sentir que o seu conhecimento é valorizado pela empresa e seus gestores e que há um estímulo por parte deles, incentivando o aprendizado de maneira contínua, em uma troca mútua entre a equipe, aumenta o nível de satisfação do colaborador, que passa a se sentir mais motivado e desafiado para se organizar para os momentos de compartilhamento de conhecimento entre a equipe. E é nesse momento que ele vai poder colocar em prática suas técnicas de apresentação, oratória, poder de síntese e argumentação, entre outros, sendo um multiplicador de informações que refletirão em melhores resultados.
Em uma cultura de aprendizagem, os paradigmas podem ser quebrados dentro da empresa, como por exemplo de considerarem o líder ou as pessoas com cargos mais altos como os únicos detentores do conhecimento. Porém, a hierarquia tende a ficar mais horizontal em uma cultura de aprendizagem, com todos os colaboradores aprendendo juntos e uns com os outros.
Além da quebra de paradigmas, a cultura da aprendizagem também possibilita que novos e melhores processos sejam enxergados, conhecidos e absorvidos, inclusive aqueles relacionados às formas de se comunicar internamente, o que favorece maior entendimento do que é dito.
A cultura da aprendizagem mostra que a inovação pode ser feita de forma simples, mas agregando um valor inestimável. Empresas que trabalham com a valorização dessa cultura tendem a criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e o compartilhamento de conhecimento e de conteúdo.
Os resultados são reflexo da cultura de aprendizagem, ou seja: com mais conhecimento dentro da empresa, colaboradores mais motivados, melhoria da comunicação, e com uma empresa sem paradigmas em um espaço inovador, a tendência é que as operações e processos estejam cada dia melhores.
Com as operações e processos melhores, produtos e serviços também tendem a melhorar. Ou seja, ao ter, estabelecer e estimular uma cultura da aprendizagem na corporação, isso contribui para o alcance de objetivos e maiores resultados. Desta forma a empresa permanece relevante perante o mercado, aumenta o seu valor monetário e reputação e ainda deixa os clientes mais satisfeitos, em uma constante renovação, assim como o aprendizado contínuo.
– Monte uma biblioteca: Acredite, mesmo em uma era cada vez mais online, as bibliotecas físicas ainda são as primeiras fomentadoras do aprendizado constante. E mesmo que seja em um pequeno cantinho da empresa, vale estimular os colaboradores a pegarem os livros emprestados e também a trazerem os seus para compartilhar com os colegas de trabalho. E podem ser livros de empreendedorismo, didáticos, de oratória, feedbacks, alta performance, mais técnicos, conforme cada área da empresa, ou inclusive motivacionais.
– Promova treinamentos e workshops ou possibilite a ida até eles: Essas propostas podem ser promovidas de forma interna ou externa, com a participação e ida da equipe aos eventos presenciais ou reunir a equipe no caso de eventos online. Para isso, é importante ficar atento às oportunidades do mercado e ao calendário de cada setor.
– Valorize a capacitação individual: A capacitação é imprescindível para a cultura da aprendizagem, inclusive individual. Portanto, incentive sua equipe a buscar conhecimento constante, seja através da leitura de livros, de cursos estratégicos para o crescimento pessoal e profissional, assistindo a palestras, entre outros. E, se possível, proponha momentos para trocas de todo esse conhecimento, que não precisa ser somente de cursos, mas também pode sobre a experiência e os anos de carreira de cada um. Crie metas de aprendizado, com recompensas e prêmios para, por exemplo, quem fizer mais cursos. É uma estratégia incentivar sua equipe e colocar a cultura da aprendizagem em prática.
– Estabeleça uma cultura de feedback: Realizar momentos de feedback constantemente também faz parte de uma cultura da aprendizagem. Afinal, é neste momento que o colaborador saberá onde errou e onde acertou, podendo focar seus esforços para melhorar seus pontos fracos. O feedback também ajuda a manter a equipe mais fluida, unida e alinhada com os objetivos do time e da empresa como um todo.
Acesse o site https://fragatha.eadplataforma.app/ e confira os cursos disponíveis que podem auxiliá-lo a desenvolver melhor a gestão da sua carreira e a implementar a cultura da aprendizagem na sua empresa.