Vida pessoal, profissional, estudos e um turbilhão de notícias diárias e de conteúdos diversos nas redes sociais. Com tamanha quantidade de informações diárias, o cérebro humano seleciona e armazena prioritariamente o que considera mais importante. Mas para quem precisa e busca aperfeiçoar sua memorização, existem alguns métodos eficientes que melhoram tanto a memorização quanto a aprendizagem, como é o caso dos Mapas Mentais. Acompanhe a seguir o que é, como funciona e como criar um Mapa Mental.
Os mapas mentais ou “mapas da mente” são uma espécie de diagrama, criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, para gerir informações, estimular o foco, auxiliar na compreensão e na resolução de problemas, além de facilitar a memorização. Isso porque o recurso facilita a assimilação dos conteúdos, por estar relacionado à linguagem escrita e de imagens, contribuindo para que a pessoa aprenda e memorize as informações de um mesmo assunto, de diferentes maneiras.
Bastante utilizados para aumentar a produtividade no trabalho, estudar, planejar eventos, fazer sessões de brainstorming, monitorar metas, entre outros, entre as grandes vantagens do mapa mental estão o desenvolvimento do cérebro e da criatividade a partir da visualização geral das ideias, além de colaborar com a memorização e com a habilidade de resolver problemas e tomar decisões mais objetivas.
A criação de um mapa mental começa pela definição de um tema central, evoluindo em subtemas para organizar as informações da forma como cada pessoa enxerga determinado assunto, desta forma, sua identificação, aliada aos processos cognitivos, auxilia nas sinapses neurais, e é desta forma que os mapas mentais contribuem para facilitar a memorização. Já que a cada nova ideia ou atividade listada, novas sinapses são feitas.
Por isso, os mapas mentais são ideais para resumir livros e conteúdos de estudo, brainstorming ou mapeamento de soluções para determinada questão, pois reduzem, simplificam e selecionam as informações mais relevantes do tema, contribuindo para o cérebro fazer novas associações e de forma mais veloz e eficiente, melhorando as conexões entre os conceitos-chave e potencializando a criatividade de forma mais fluente.
Ao criar um mapa mental, utiliza-se os dois lados do cérebro, o lado racional e o lado criativo, por isso é um método eficaz, que melhora a memória e a compreensão através da visualização total das ideias e informações.
Os mapas mentais podem ser usados a qualquer momento, para organizar e expressar suas ideias de maneira mais simples, rápida e objetiva, melhorando a produtividade e os processos de organização na produção de conteúdo, proporcionando maior concentração e absorção das informações, em um uma espécie de filtro eficaz para estudo e memorização.
Confira a seguir 5 dicas bem simples e muito úteis, para construir o seu próprio mapa mental, seja para prática de estudo ou para aplicar profissionalmente:
O processo de construir mapas mentais normalmente exige um certo tempo até que se consiga dominar a técnica, porém, a facilidade de aprendizado e memorização que eles proporcionam compensa a dedicação do tempo. Confira a seguir alguns softwares que podem agilizar a construção deste processo de elaboração.
Há várias maneiras de fazer um mapa mental e, na verdade, nenhuma delas é errada. Sejam simples ou mais elaborados, os mapas mentais podem ser feitos tanto desenhados à mão ou pelo computador, explorando fotos, desenhos e diferentes cores.
A maneira mais simples é com papel e caneta, mas hoje, há vários aplicativos e softwares que tentam tornar o processo de mind mapping mais eficaz. Confira a seguir a dica de 5 softwares, alguns gratuitos e outros pagos, que podem ser usados para criar seus mapas mentais:
Mas, se preferir realizar o seu Mapa Mental de forma manual, conte com alguns itens que podem facilitar a sua organização, como: papel, canetas e lápis coloridos.
Seja utilizando softwares ou fazendo à mão, a construção do seu mapa mental é a mesma, o mais importante é abuse da criatividade e deixar seus insights livres.
E lembre-se: o mapa mental possibilita criar associação de informações, estimulando o cérebro de diferentes formas.
Se você ficou interessado em saber mais sobre Mapas Mentais e como colocá-los em prática, confira mais informações sobre o curso promovido pela Fragatha. Saiba mais sobre o curso clicando aqui!