A inovação é extremamente relevante e um grande diferencial para toda e qualquer área do mercado corporativo. Afinal, as empresas e profissionais mais atentos, que se antecipam para conhecer e adotar novas tecnologias e práticas inovadoras, saem na frente de seus concorrentes e conquistam melhores resultados. E com o segmento de logística não é diferente, a adoção de inovações tecnológicas é fundamental e tem sido fator impulsionador do crescimento do setor.
Parte desse crescimento, ainda é consequência da pandemia, como explica um artigo publicado pela revista “Mundo Logística”. Devido às diversas mudanças ocasionadas em decorrência do Covid-19, os pequenos negócios também tiveram de se adaptar e aprender a vender pela Internet. Desta forma, com o público pesquisando e comprando mais online, o setor logístico precisou se reinventar e se adaptar, o que consequentemente contribuiu para o aumento de mais inovações logísticas voltadas para este segmento.
Confira a seguir as principais tendências de inovações logísticas para 2023, que devem aquecer o segmento, sendo um incentivo para novos investimentos:
Promete ser o diferencial de muitas empresas, tornando máquinas e sistemas inteligentes o suficiente para que possam tomar decisões e executar tarefas baseadas em dados, sem intervenção humana.
Dentro da logística, essa inovação é encontrada, por exemplo, em softwares de gestão de armazenagem, que conseguem definir a prioridade do estoque com base no padrão do inventário e quantidade de saídas de um produto.
É algo que já faz parte de muitos softwares de gestão dentro da logística, como controle sobre a entrada e saída de produtos, balanço de estoque, rastreio de veículos em tempo real, além de várias funções como o check-in de portaria, o que agiliza a conferência de documentação e veículos de acesso, entre outros.
Boa parte de toda essa automatização se deve ao Machine Learning e à Big Data, inovações que utilizam tecnologia baseada na inteligência artificial e técnicas para apurar, armazenar e administrar uma grande quantidade de informações e dados com velocidade cada vez maior.
O aumento do comércio online cresceu consideravelmente e, com isso, o setor logístico também precisou focar em inovações, como softwares e soluções voltados para entrega, como por exemplo, o Same Day Delivery — entrega no mesmo dia — e a Entrega Antecipada, que já são realidade em algumas empresas, como a Magalu e a Amazon.
A Amazon já apresentou em uma conferência em 2019, um modelo que poderia fazer entregas em um raio de até 24 km. No Brasil, essa possibilidade de inovação ainda é uma realidade um pouco ousada, devido a fatores que envolvem o trânsito aéreo desses equipamentos, o que pode impulsionar muito o setor logístico, gerando inúmeros benefícios
A sustentabilidade tem se tornado fundamental também no setor logístico, abrindo espaço para inovações sustentáveis e ações voltadas ao meio ambiente e também para redução de desperdícios, sendo prioridade em muitas empresas.
A logística sustentável é necessária, mas envolve o comprometimento e investimento das empresas em operações inteligentes de entrega.
Seja de forma coletiva ou individual, as tecnologias da Logística 4.0 alavancam as estatísticas do setor, monitorando processos e eliminando desperdícios. É possível resumir a aplicação de soluções baseadas em três pilares principais: IoT (Internet das Coisas), Big Data e IA (Inteligência Artificial).
Além de promoverem versatilidade ao dia a dia dos usuários, simplificam desde a entrega de comida, compras online, até a comunicação diária.
O mesmo vale para o setor de logística, que trouxe uma série de inovações para facilitar e simplificar o dia a dia dos contratantes.
Monitorar a mercadoria enviada tornou-se indispensável para a fluidez dos processos logísticos, além de ajudar na gestão das informações do negócio.
Nesse sentido, vale a pena investir em um bom software de monitoramento de cargas, como a solução oferecida pelo Fretefy. A plataforma conta com diversas ferramentas para rastrear as mercadorias e melhorar a produtividade da empresa.
Uma das inovações mais recentes da logística é o controle de todas as operações de um pátio logístico e integração de operações de carga e descarga com as demais áreas, como armazém e transporte.
Para cuidar dessa parte da logística, existe o chamado YMS, ou sistema de gestão de pátio, que auxilia a ter um controle total dos processos do pátio logístico, com diversas funções, como eliminação dos gargalos nas operações, economia de tempo, agendamento de docas, eliminação de filas de veículos na portaria.
Em um estudo feito pela Fourkites, a gestão de pátio é uma dor para 92% das empresas nos EUA, e apenas 25% possuem um YMS para minimizar os problemas.
É um dos melhores exemplos de inovação tecnológica dentro da logística, já que é uma central de integração e inteligência de informações que oferece uma visibilidade total de todos os processos da logística da empresa, monitorados em tempo real. Trata-se de um local com computadores dedicados a esse monitoramento de informações, fundamental para empresas que envolvem operações como rastreamento de cargas e gestões de pátio.
Hoje em dia esse monitoramento está mais avançado e não sofre atrasos no tempo de resposta, contando com uma assertividade maior e uma acessibilidade mais prática, podendo ser feito por dispositivos móveis. Esse avanço tecnológico se destaca em ferramentas como softwares de gestão e torres de controle.
Sigla para Environmental, Social and Governance (traduzido como ambiental, social e governança), é um termo criado em 2004 pelo banco mundial em parceria com a ONU e tendo apoio das 50 maiores instituições financeiras do mundo, com o objetivo de mostrar para as empresas que elas têm papel fundamental dentro da sustentabilidade e preservação do meio ambiente e da sociedade. Uma realidade que vem tomando cada vez mais força dentro da indústria e da logística 4.0, na chamada logística sustentável. Ter o ESG como uma das prioridades dentro da logística, destaca qualquer empresa frente aos concorrentes.
Literalmente, é a última milha, a última etapa logística antes da entrega do produto ao cliente final. É a parte visível da logística ao cliente, que reflete a experiência de compra, por isso é uma parte importante da logística.
Para aperfeiçoá-la e automatizar esses processos, é possível usar um roteirizador, ferramenta que tem servido cada vez mais para a eficiência das operações de entrega. A Amazon, por exemplo, já utiliza um sistema de roteirização próprio.
O objetivo principal de todas estas inovações logísticas é proporcionar maior agilidade e crescimento para as empresas, com uma visão geral de todos os recursos possíveis, refletindo em soluções para processos cada vez mais rápidos, produtivos e funcionais.
Pensando em aprimorar seu conhecimento e skills em logística? O Instituto Fragatha está preparando uma novidade que vai proporcionar o melhor para sua carreira profissional. Aguarde.