Com grande influência dos avanços gerados pela Indústria 4.0, surgiu uma nova estratégia no setor logístico, a “Logística 4.0”, baseada em uma ideia de aplicação de tecnologias para otimizar todos os processos logísticos, proporcionando mais velocidade, eficiência e redução de custos. Com isso, os processos logísticos passam a ser fortemente influenciados pela digitalização e automação.
O conceito de Logística 4.0 engloba não apenas o uso de computadores, mas de softwares, ferramentas e aplicações em nuvem para proporcionar um melhor controle dos procedimentos. E permite que as empresas tenham processos mais organizados e transparentes para os clientes.
Para compreender melhor sobre a Logística 4.0 e suas principais vantagens, confira mais a seguir.
A Logística 4.0 funciona de forma semelhante à Indústria 4.0, que utiliza a tecnologia para facilitar os processos, de forma eficiente, automatizada. O mesmo acontece com a Logística 4.0, que busca otimizar as operações e os processos logísticos, através de equipamentos modernos que possibilitam maior produtividade, como: contêineres, veículos, paletes e sistemas de transporte inteligentes para criar um fluxo de abastecimento automatizado, que funcione em rede.
Ou seja, a Logística 4.0 é uma espécie de reflexo da Indústria 4.0, em um movimento que busca transferir a autonomia, a inteligência e a tomada de decisões operacionais para máquinas de alta tecnologia.
Certamente, um dos objetivos principais da Logística 4.0 é modernizar toda a operacionalização de seu estoque até o planejamento, através de tecnologias automatizadas, que melhorem todo o fluxo na empresa, desde a matéria prima e a produção em si, até a entrega final do produto ao cliente, utilizando diferentes recursos inteligentes.
Dessa forma, é possível digitalizar todo o sistema logístico, flexibilizar modelos de negócios, processos, entre outras vantagens.
A Logística 4.0 funciona como uma integração tecnológica dos processos logísticos de uma empresa. Dessa forma é possível aproveitar o potencial da automação, da Inteligência Artificial e do IoT para revolucionar a operação.
Ela se concentra no uso de tecnologias modernas e inovadoras, que possibilitam otimizar todo o sistema, conquistando melhores resultados, com mais qualidade de entrega, maior capacidade de entrega, com mais confiabilidade e melhor flexibilidade de entrega.
Com isso, as empresas devem criar e implementar novos conceitos de planejamento, controle e monitoramento de fluxos de informações e materiais, incluindo todos os níveis de logística corporativa na transformação digital, identificando tecnologias adequadas para otimização.
Internet das Coisas: A IoT é bastante importante no setor, pois tem a função de conectar equipamentos utilizados no dia a dia à internet. Alguns equipamentos são capazes de funcionar de forma automatizada, o que aumenta a produtividade e reduz custos operacionais.
Inteligência Artificial: Possibilita que máquinas tomem decisões de forma automatizada, além de prever comportamentos e antecipar possíveis problemas, promovendo mais eficiência e agilidade e reduzindo ocorrência de erros. Além da possibilidade de atender os clientes de forma personalizada, a partir da análise inteligente de dados.
Cloud Computing: Cada vez mais comuns nas empresas, trata-se de uma virtualização dos serviços, sendo essencial em diversos setores e segmentos, pois facilita o gerenciamento de informações na nuvem, de forma segura e com acesso de qualquer lugar.
Big Data: É um complemento muito importante para o setor logístico, que aproveita a quantidade de informações e de dados para possibilitar uma visão mais estratégica para a empresa.
Digital Twin: Tecnologia relacionada a uma versão digital de um produto, uma espécie de protótipo. Por exemplo, as fábricas podem criar gêmeos digitais para avaliar mudanças e a melhor logística, tornando o planejamento logístico mais eficiente.
Machine Learning: Trata-se de um aprendizado de máquina automatizado para que elas possam agir de forma autônoma. É uma tecnologia que permite aumentar a precisão de dados.
Quando as empresas aderem à Logística 4.0, incluindo a tecnologia nos processos logísticos, costumam encontrar algumas vantagens como:
Os principais desafios da Logística 4.0 estão ligados diretamente à adoção da tecnologia, o que requer investimento e também uma verdadeira revolução organizacional da empresa. Para isso, é necessário investir em tecnologias modernas e priorizar a digitalização para otimizar processos, avaliando as necessidades de infraestrutura da empresa e se suas operações já são suficientemente digitais.
Para saber mais como implantar a Logística 4.0, confira as Pílulas de Conhecimento de Logística do Instituto Fragatha, no formato EAD, com 20 horas de duração, realizado ao longo de 19 aulas, com certificado de conclusão e parcelamento em até 3x https://ead.fragatha.com.br/curso/logistica/