Liderança é um termo muito falado na atualidade. Ser líder não é apenas assumir responsabilidades extras diante da equipe ou direcioná-la dia após dia para os propósitos da empresa. Um líder tem um papel muito mais complexo: é a capacidade de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
Um projeto de liderança trabalha diretamente com pessoas: criar estratégias que levem as pessoas a desenvolverem seus potenciais e atuarem plenamente aos propósitos e objetivos de suas funções; envolvê-las para que possam contribuir de modo pleno e assertivo, trocando experiências que possam gerar diferenciais para a corporação. Para isso, é necessário que o próprio líder seja um exemplo de sucesso neste sentido e que tenha condições para criar novos líderes. A concepção moderna de liderança implica dizer que o líder deve formar e desenvolver líderes.
Este profissional, diferentemente do que a maioria pensa, não nasce com este “dom” – ele se constrói com muita capacitação e com a prática. É claro que algumas pessoas têm certa disposição para liderar e isso parece algo “natural”, mas sem treinamento assertivo e contínuo, dificilmente terá sucesso. Vejamos alguns aspectos e competências que o líder precisa continuamente desenvolver para ter ótimos resultados!
O primeiro passo para se tornar um líder com mais sucesso e mais propósitos é conhecer bem a sua equipe: cada liderado tem que ser reconhecido tal como ele é – e não como deveria ser. A cada oportunidade que tem na sua carreira e a cada nova empresa, ou mesmo de tempos em tempos com a mesma equipe, o líder deve fazer este movimento para desvendar quais os potenciais que tem à disposição.
O “atendimento” para cada integrante deve ser “personalizado” – nem sempre os talentos estão bem posicionados no processo, possuem condições ideais de atuação ou estão satisfeitos com aquilo que produzem, por exemplo. É preciso que o líder analise cada membro e seus aspectos para tomar decisões mais assertivas e calibrar a sua equipe. Sem conhecer os seus liderados em profundidade, que condições tem o líder de tomar decisões? Nenhuma. Este deve ser o seu primeiro passo!
Ter conhecimento dos propósitos da empresa, da sua visão, da sua missão, do modo como se coloca no mercado, do posicionamento estratégico e toda a dimensão do negócio em que atua é essencial para a liderança e impacta diretamente nas mudanças organizacionais e na assimilação da cultura organizacional por parte dos seus liderados.
O líder é esse elo entre as políticas e estratégias da empresa, bem como as suas metas e objetivos, e os colaboradores. Ele serve aos seus liderados, mas tem o propósito de fazer com que os objetivos da empresa sejam compreendidos e aplicados na rotina corporativa.
Esta é uma das preocupações da liderança moderna: estimular os colaboradores a trocarem mais que informações, mas aprendizados. Aprender continuamente e de forma multilateral em um ambiente propício para a colaboração e participação cria novos diferenciais de mercado e amplia muitíssimo o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional dos colaboradores.
Ao invés da empresa e de suas lideranças irem ao mercado buscar diferenciais, a ideia é criá-los através dos contatos e experiências internos, de seus colaboradores super capacitados. Isso pode levar tempo e depende muito das estratégicas organizacionais da empresa, mas traz resultados significativos.
Há muitos estilos de liderança – autocrático, liberal, democrático, autogestionário, etc. Saiba em que linha conceitual deseja liderar e pesquise quais os benefícios deste posicionamento. Muitas vezes o líder se vêm sem uma linha de atuação previamente definida e pode ele mesmo criar um conceito e um estilo próprio, o que é muito satisfatório. Questione-se sempre sobre que tipo de líder é e que tipo de líder quer se tornar.
A motivação é importante em qualquer tipo de liderança, a todo momento e em qualquer ambiente. Um profissional não dá 100% de sua capacidade se não vê sentido nisso. A motivação é um conjunto de estímulos que desencadeiam ações, comportamentos, novos hábitos e todo tipo de resposta. É como se fosse uma alavanca no processo profissional e produtivo. O colaborador recebe estímulos positivos, interniza e ressignifica a seu próprio modo, implicando isso nas suas escolhas e na forma como atua. Todo líder deve conhecer as estratégias de motivação; contudo, precisa conhecer bem a sua equipe e ver o que a motiva.
Já descrevemos acima que o líder serve aos seus liderados, mesmo que ele mesmo seja um colaborador contratado da empresa. O seu foco são seus liderados. É preciso estar à disposição e dar atenção ao colaborador quando ele deseja comunicar algo, fazer sugestões, pedir conselhos, etc. É preciso muita capacidade de saber ouvir e compreender de forma empática e altruísta o que ocorre em cada situação. Realidade é o que é, e não o que você acredita que seja.
O planejamento é uma das funções mais importantes da liderança. Há muitas estratégias e métodos de planejamento e é preciso que o líder escolha a melhor forma para a sua área de atuação – seja na gestão de pessoal, de orçamento, do projeto, etc. Sem planejamento, não é possível saber onde ir e o que fazer, logo, é impossível tomar decisões assertivas.
Liderança é sinônimo de capacitação – do líder e da sua equipe. Não tem como ser um profissional mais capacitado sem esforços e investimento. Treinamentos, vivências, cursos, workshops, etc.: tudo o que agregar novos conhecimentos às práticas de liderança ou proporcionar qualificação à equipe é válido.
A comunicação é a chave para que uma liderança se efetive. O líder deve saber se comunicar em todos os meios e usar estratégias verbais e não verbais para se fazer entender. Deve ainda estimular amplamente a comunicação entre os seus liderados, pois isso é essencial para o processo produtivo.
Não tem como você querer ser líder por imposição, bem como não tem como você cobrar da sua equipe ações, comportamentos e valores que você não tem ou não segue. Seja coerente e torne-se um exemplo – o exemplo ensina muito mais que palavras.
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