Gerenciar equipes com alto desempenho é um dos maiores desafios para qualquer gestor com foco em melhorar resultados, fluxos de trabalho e alinhamentos de expectativas.
Obviamente, não há uma fórmula mágica para este processo, porque cada equipe é única e cada empresa e situação pode exigir estratégias de gestão mais específicas.
O consenso: É fundamental para um bom gestor exercer uma postura coerente, com atitudes positivas, que favoreçam o desenvolvimento máximo de sua equipe, para que eles também evoluam juntamente com a empresa.
Pode não parecer uma tarefa tão fácil inicialmente, porque a gestão de pessoas exige adaptabilidade. Mas, para que você consiga otimizar a gestão dos profissionais da sua empresa, confira a seguir 14 dicas bem práticas de gestão de equipes, que podem ser facilmente aplicadas para qualquer segmento de empresa e que podem contribuir para gerar melhores resultados:
Um dos passos mais importantes para uma empresa de sucesso é saber escolher as pessoas certas para as vagas certas. Por isso, o processo de recrutamento é fundamental para evitar a rotatividade de colaboradores e para atrair novos talentos, se quiser expandir suas entregas.
Para isso, é preciso saber como selecionar os profissionais adequados, que estejam alinhados à cultura da empresa e capacitados para as funções e habilidades necessárias.
Além dos objetivos individuais de cada profissional, promova e incentive ao menos uma meta a ser alcançada pela equipe, de forma conjunta. Esta é uma forma de estimular a colaboração entre os colegas da equipe para um objetivo principal. É importante, porém, que você revise estas metas frequentemente e verifique se todos compreenderam os objetivos a serem alcançados e como contribuir.
Uma forma de um líder ou gestor demonstrar confiança em sua equipe é delegar tarefas aos integrantes, confiando a eles essas demandas, e limitando-se a gerenciar e orientar o trabalho deles, para que eles também possam desenvolver maior autonomia nas soluções necessárias.
Além de ser fundamental um líder saber se comunicar com clareza, é preciso identificar se os integrantes da equipe estão compreendendo o que está sendo dito, de forma assertiva. Ou seja, não somente o que o líder diz, mas como ele diz e a forma que ele se comunica com a equipe, desde repassar as atribuições de cada função à orientações de demandas pontuais.
Muitas vezes, a comunicação verbal pode se perder ou esquecer, por isso, uma sugestão válida, é também registrar o que foi dito por escrito e verificar que todos tenham sido notificados e tenham compreendido a mensagem enviada. Além disso, é importante que o líder esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e aberto para sugestões.
Acredite, assim como os pais são o exemplo para seus filhos, o comportamento de um líder é exemplo para sua equipe. Influencia diretamente em questões de postura, profissionalismo, pontualidade, cordialidade e comprometimento com as atividades. Por isso, além de tratar a todos com respeito e cordialidade, lembre-se que você pode influenciar positiva ou negativamente a sua equipe ao demonstrar entusiasmo ou desmotivação em algum projeto.
As ferramentas de produtividade possibilitam organizar e programar atividades através de plataformas que centralizam as informações para toda equipe em um único lugar, mantendo todos atualizados em relação ao andamento dos trabalhos. Estas ferramentas são ótimas para gerenciar demandas e toda a equipe.
Adotar uma postura positiva é fundamental para afastar o pessimismo, já que esta é uma característica associada a pessoas que desistem com facilidade. Assim, mesmo quando as situações não ocorram conforme o planejado, foque de forma positiva para encontrar a melhor solução possível. Quando um líder assume essa postura, fortalece a equipe para que não se deixem afetar negativamente.
Sabe aquela frase: “essa reunião poderia ter sido um e-mail”? Então, é real. Ao cogitar marcar reuniões com sua equipe, pense sempre na otimização de todos. Avalie o quanto ela é necessária e se não irá impactar nas outras demandas em andamento, que acabam sendo interrompidas, o que pode prejudicar prazos de entrega e a qualidade do serviço. Marque somente reuniões necessárias, com tempo controlado para não se prolongar demais e quando houver motivos realmente importantes, como alinhamento de estratégia ou da equipe, esclarecimento de dúvidas, apresentação de resultados, feedback etc.
Equipes motivadas produzem mais e com mais qualidade, fato. Cabe ao líder incentivar e motivar a todos através do gerenciamento de equipes, com ações simples, como reconhecer a dedicação dos colaboradores, que são muito positivas e motivadoras. O reconhecimento também pode ser feito através de premiações ao alcançar alguma meta ou objetivo.
Entender e aceitar que imprevistos podem acontecer é fundamental, mas a forma como você e a equipe lidam com eles é que fará a diferença para superar estes momentos.
Diante de alguma falha, evite o desgaste de procurar culpados e foque na solução dos problemas. Após encontrar a melhor saída, avalie a situação com calma e busque dialogar com os responsáveis pelo problema, para compreender o que pode ter ocasionado tal situação e busque maneiras para evitar que situações semelhantes ocorram novamente.
Faz parte do papel de um líder saber gerenciar conflitos, e não tomar partido ou decisões precipitadas antes de ouvir o que todos os envolvidos têm a falar. E lembre-se! Ignorar estes problemas não é uma opção, pois eles podem tomar proporções maiores, inclusive prejudicando a produtividade da equipe ou os resultados da empresa.
Procure oferecer feedback para os colaboradores após a realização de atividades relevantes. É uma forma eficaz de reconhecer o desenvolvimento de cada profissional e apresentar pontos de melhoria. Além de mostrar valorização da equipe, também contribui para maior união de todos.
E lembre-se que, para o caso de feedbacks negativos, é preciso ter maior cuidado na forma como serão recebidos pelo profissional e, preferencialmente, devem ser dados de forma individual e profissional, de forma respeitosa.
Uma líder precisa, antes de mais nada, ser profissional. Por isso, separe os assuntos pessoais dos profissionais. Isso inclui não conceder privilégios para colaboradores que também são seus amigos fora da empresa e não deixar seus problemas pessoais prejudicarem seu desempenho profissional e a forma como conduz sua equipe.
Um líder, mais do que sua própria equipe, precisa estar sempre atento para manter-se atualizado constantemente, em diversas áreas. Para aprimorar melhor o desenvolvimento da liderança profissional, alguns cursos rápidos podem contribuir bastante para obter melhores resultados junto à equipe e o resultado final gerado para a empresa.
Especialmente, os cursos de Liderança e de Gestão de Pessoas, podem ser muito positivos. Estes e outros cursos podem ser encontrados junto ao Instituto Fragatha, que promove soluções para o desenvolvimento profissional e pessoal no formato EAD – educação à distância, de forma dinâmica, com aulas no formato de módulos e certificado de conclusão, a um investimento acessível e com possibilidade de parcelamento. Acesse https://ead.fragatha.com.br/curso/lideranca/ e saiba mais!
Fonte: Jivochat