Empresas que desejam estabelecer uma gestão de pessoas eficiente e de qualidade devem entender a diferença entre líder e chefe. Embora os conceitos não sejam iguais, muitas vezes acabam sendo confundidos no cenário corporativo. Isso tem gerado debates cada vez mais frequentes sobre o assunto.
Do ponto de vista do colaborador, ter um líder em vez de um chefe pode fazer a diferença no desempenho da função. Por isso, é importante compreender o significado de cada termo. No texto abaixo, você descobrirá as diferenças entre líder e chefe e entenderá o impacto dessas figuras no negócio. Se você tem interesse no assunto, continue lendo!
Com os avanços tecnológicos e a presença frequente de automatizações, as habilidades comportamentais passaram a ser mais valorizadas no trabalho. Dessa forma, a imagem do chefe autoritário, que não valoriza diálogos e feedbacks, está se tornando obsoleta.
No início da industrialização, a figura do chefe era fundamental para manter a produtividade e a disciplina entre os operários. A relação era baseada no temor e na subordinação, sem abertura para diálogos. Porém, atualmente, as máquinas e os softwares ajudam a automatizar tarefas, liberando espaço para trocas de ideias, inovações e aperfeiçoamentos. Nesse contexto, a postura autoritária do chefe costuma impossibilitar avanços.
O chefe é a pessoa escolhida pela hierarquia máxima da empresa para comandar e supervisionar as equipes que estão na linha de frente. Ele espera que as ordens sejam seguidas à risca e que não sejam questionadas. As principais características do chefe são: microgerenciamento, valorização pessoal em detrimento do coletivo, incentivo a uma competitividade tóxica e ausência de diálogos e feedbacks. Sentimentos como orgulho, vaidade e autoafirmação costumam guiar as relações de um chefe.
Compreender as principais características de um líder é mais fácil agora, uma vez que você já entendeu quais são os principais atributos de um chefe.
Ao contrário do chefe, o líder não apenas comanda, mas caminha ao lado dos colaboradores. É ele quem é escolhido para liderar as equipes da empresa. O líder reconhece as diferenças nas personalidades e habilidades de seus liderados e as leva em consideração ao envolvê-los nas tomadas de decisões. Ele entende que a escuta ativa é fundamental para o sucesso da empresa.
Quando ocorrem divergências, o líder busca soluções por meio de diálogo e mediação. Ele utiliza sua posição hierárquica para engajar e motivar os funcionários, promovendo e reconhecendo os destaques da equipe. Isso cria uma cultura saudável na empresa e contribui para o crescimento de todos.
Valorizar cada colaborador e se envolver com as equipes são algumas das principais diferenças entre líder e chefe, como você aprendeu.
Enquanto o chefe se preocupa apenas com os resultados, sem se importar com os motivos pelos quais eles não estão sendo alcançados, o líder entende que a motivação, o engajamento e a participação dos colaboradores são fundamentais para o sucesso da empresa.
O líder busca entender as causas do desempenho baixo e procura soluções, enquanto o chefe tende a substituir o profissional. Essa mentalidade autocrática do chefe gera temor nas equipes, enquanto o líder assume um papel inspirador e exemplar.
A autoridade exercida pelo chefe é autocrática, enquanto a do líder é democrática. Empresas que possuem chefes podem enfrentar equipes desmotivadas, temerosas e com conflitos internos. Em contrapartida, empresas que investem em líderes contam com equipes motivadas, engajadas e harmoniosas em suas relações.
Em suma, para se tornar um bom líder, é possível adotar comportamentos que inspirem a equipe. A comunicação democrática é fundamental, com diálogos baseados em empatia e saber ouvir. O líder deve saber guiar os colaboradores para superar dificuldades e reconhecer a contribuição individual e coletiva.
O desenvolvimento das habilidades comportamentais é importante para criar um ambiente saudável e relações saudáveis.
Os benefícios do líder no ambiente organizacional são muitos. Os colaboradores tendem a desempenhar suas funções sem medos e compartilhar seus pensamentos, o que aumenta a produtividade e o engajamento. O líder também ajuda a criar uma cultura corporativa saudável, livre de competitividades tóxicas. Isso reduz a rotatividade e colabora com a retenção de talentos.
Se você tem foco no sucesso a ascensão da sua empresa, é importante entender a diferença entre ser um chefe e ser um líder. Pensando nisso é que o Instituto Fraghata elaborou as pílulas de conhecimento com foco em Liderança e Gestão de Pessoas. Com elas você aprenderá técnicas eficazes de feedback, T&D e avaliação para personalizar as necessidades de sua equipe, construindo equipes mais comprometidas e focadas em soluções. Além disso, você aprenderá a planejar carreiras, descrever cargos e estruturar organizações para atrair e reter os melhores profissionais, capacitando-os para atender às expectativas relacionadas às competências e habilidades buscadas pelas empresas, gerando melhores resultados financeiros e estabelecendo uma vantagem competitiva. Lembre sempre da importância do investimento em sua carreira profissional, tornando-se e criando bons líderes para ambientes positivos de trabalho. Acesse https://fragatha.eadplataforma.app/courses e saiba mais.