Você já ouviu falar sobre intraempreendedorismo? Esta é uma nova exigência das empresas para os profissionais brasileiros e uma competência muito desejada aos contratados. Desta forma, vale a pena conhecer o conceito e se tornar ainda mais apto às exigências do mercado.
Intraempreendedorismo é a capacidade de aplicar no ambiente corporativo uma abordagem empreendedora. Veja que é possível empreender não apenas com um negócio próprio, mas também sendo contratado por uma empresa. Até mesmo em corporações como ONGs é possível desenvolver o espírito empreendedor e compreender diferentes contextos, seja profissional, pessoal ou social de clientes, equipes e outros players do negócio.
Mas isso não é necessariamente uma novidade: antes de ser um empreendedor no sentido mais específico do termo, antes de partir em uma jornada ao negócio próprio, a pessoa precisa desenvolver certas habilidades para que tenha êxito. São competências como visão do todo, comunicação, capacidade de resolução de problemas, espírito inovador, etc.
Assim como é possível e imprescindível desenvolver estas qualidades para poder empreender, é possível desenvolvê-las para aplicá-las sob a ótica empreendedora em um contexto corporativo, como um profissional contratado. Na sua própria vida pessoal o empreendedor deve aplicar estes conhecimentos para utilizá-los para empreender – seja como um colaborador ou como empresário.
Percebe-se hoje uma grande valorização de profissionais empreendedores, do empreendedor interno, ou seja empreendedorismo. Quando o gestor tem um colaborador com estas características em sua equipe, tem um recurso inestimável para desenvolver diferenciação de mercado.
Mas vale a pena ressaltar que o intraempreendedorismo só funciona na prática se a empresa é receptiva a ele e se tem na sua cultura organizacional espaço para estimular este papel. Afinal, o profissional intraempreendedor possui criatividade acima da média, capacidade de se renovar e achar saídas desconhecidas, de tomar decisão, conhecer o mercado, de motivar e de fazer acontecer. Se ele não tiver à sua disposição os recursos, as condições e o espaço necessário para isso, a sua contratação pode ser em vão.
Outro detalhe é utilizar o intraempreendedorismo em cargos estratégicos e incentivá-lo em lideranças. Nem todo líder tem aspectos do empreendedorismo e vale a pena criar estratégias para que o intraempreendedorismo seja uma prática constante, principalmente em posições de chefia.
Uma forma de criar estas estratégias é optar por um processo de Coaching executivo ou corporativo, que favoreça a livre iniciativa de membros estratégicos da sua equipe.
De modo geral, as habilidades empreendedoras são tecnicamente as mesmas no intraempreendedorismo. O que muda é o cenário, os papéis e as responsabilidades. Os objetivos estão atrelados aos propósitos da empresa e à sua política. Conheça algumas características que o profissional empreendedor e do intraempreendedorismo:
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