A Inteligência Emocional, ou QE (Quociente Emocional), que já era uma habilidade significativa no quesito desenvolvimento profissional individual, agora também passa a ser importante para grupos e no gerenciamento de equipes. De forma simplificada, a inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de identificar e lidar com suas emoções de forma adequada ao momento, local e situação em que está.
E o QE profissional é, hoje, tão importante quanto as habilidades técnicas (QI) para o sucesso no trabalho.
Existem 3 atributos nas equipes que identificam um QE interpessoal saudável, segundo uma análise feita pelos especialistas em QE, Dra. Vanessa Druskat e Dr. Steven Wolff: “confiança entre os membros, uma sensação de identidade de grupo e um senso de eficácia do grupo.”
E um dos grandes motivos de não alcançar o status de “time dos sonhos”, normalmente se deve ao fato dos membros da equipe não se sentirem emocionalmente confortáveis uns com os outros e, consequentemente, com as tarefas a serem desempenhadas.
Então, se a ideia de gerenciar uma “equipe dos sonhos” lhe parece boa, foque nas 10 áreas de Inteligência Emocional a seguir e perceba o poder do QE para aumentar a produtividade na sua empresa!
O segredo para o QE de equipes e seu gerenciamento está no Inventário de Competências Emocionais do Grupo (CEG). Ao desenvolver esse inventário de regras e transformá-las em hábitos entre a equipe, você ajusta padrões de comportamento que todos aceitam e contribui para fortalecer a confiança, compreensão e apoio entre o grupo, reforçando um sentimento de ótimo lugar para se trabalhar.
As normas sociais não costumam ser escritas, elas são acordadas de forma coletiva e de forma natural, pelo modo de se comportar em grupo. São hábitos positivos que sua equipe desenvolve para ter um QE saudável.
Confira a seguir algumas dicas para sua equipe explorar no dia a dia para definir regras (ou normas) intuitivas de Inteligência Emocional do Grupo:
1. Entendimento interpessoal
É preciso facilitar a sensibilização da equipe, levando em conta as perspectivas individuais, quando forem tomadas decisões em grupo. Por exemplo, uma pessoa introvertida pode não se sentir a vontade para falar em público, ou uma pessoa empolgada com as possibilidades pode se atrapalhar com os detalhes. A equipe precisa aceitar e reconhecer que todas essas perspectivas são válidas e importantes no gerenciamento de equipes para se alcançar sucesso e resultados.
Para isso, cada membro da equipe precisa assumir a responsabilidade, ser transparente e levar diferentes perspectivas em conta.
2. Confronte integrantes que quebram as normas
Tente evitar constranger as pessoas por ainda não conhecerem um conceito ou algo que os demais já conhecem. E mesmo que isso acabe ocorrendo, ainda que de forma não intencional, lembre-se de incentivar o pedido geral de desculpas.
Caso ocorra, não sinta-se mal por quebrar uma regra, mas lembre-se de corrigir o erro, sem se julgar por isso, priorizando o bem-estar da equipe sempre em primeiro lugar.
3. Avalie sua equipe
Faça uma avaliação das forças e fraquezas de sua equipe. Pode ser através de exercícios de avaliação, ou com consultores externos, ou ainda pedir um feedback interno da equipe. Direcione o foco para grandes vitórias, processo produtivo, gerenciamento de equipe, evitando perder tempo.
Essas avaliações auxiliam no gerenciamento de equipe e favorecem o embasamento quando houver necessidade de realizar mudanças nos processos.
4. Recursos para lidar com as emoções
Contar com recursos que favoreçam para que as emoções fluam no ambiente de trabalho é muito saudável para o gerenciamento de equipes.
Possibilite que sua equipe se sinta a vontade para colocar as emoções para fora, de uma maneira saudável e não muito séria ou exagerada, isso também favorece o gerenciamento.
5. Ambiente afirmativo
Valorize o otimismo o máximo possível, tratando as palavras dos outros, esforços e ações como bons, positivos e direcionados para o bem da equipe. É uma forma de eliminar a desconfiança e a preocupação de ser mal interpretado.
6. Proatividade
O envolvimento de muitas mãos contribui para que o trabalho seja mais leve. Ou seja, resolver problemas de forma pró-ativa é uma ótima maneira de gerenciar uma equipe. Isso não quer dizer que tenha que deixar de fazer alguma coisa quando outra pessoa precisa de ajuda, mas se puder auxiliar, melhor.
7. Comportamento
É bem simples, mas o óbvio às vezes precisa ser dito: “Trate os outros como você gostaria de ser tratado”. Busque um tempo para conferir se está tudo bem entre os colegas.
8. Entenda a sua empresa
Mesmo que sua equipe esteja em sintonia, é preciso analisar como ela se ajusta com o restante da empresa. Uma boa prática no gerenciamento de equipes é criar um elo entre os vários setores de uma empresa, ou pedir feedback sobre o quanto algumas iniciativas podem impactar a empresa de forma geral. Evite “panelinhas”, mantenha sua equipe aberta às experiências de outras equipes da empresa.
9. Faça networking externo
Pense em uma forma de integrar e capacitar outras pessoas da empresa com a experiência da sua equipe e traga curiosidades sobre o que vocês fazem.
10. Aprimore-se
Gerenciar equipes com desenvolvimento de QE contribuirá para o bem-estar de todos e melhor desempenho no trabalho, e isso não precisa ser algo complicado. Para saber como desenvolver melhor essas estratégias, conheça os cursos do Instituto Fragatha, totalmente online e com certificação. Cursos na área de Liderança, Gestão de Pessoas e Inteligência Emocional por exemplo, tem muito a contribuir nessa área.
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