O atual ambiente de negócios necessita de maior sinergia entre os segmentos da empresa para dar fluidez à gestão. A gestão por processos torna-se essencial para uma boa estratégia da companhia, pois foca nos fluxos da empresa e no empoderamento dos colaboradores, não sedimentando os departamentos da empresa em uma tarefa específica, desligada do todo.
A estratégia de gestão por processos apresenta um avanço em relação à gestão por setores, pois envolve toda a empresa nos seus objetivos. A gestão por setores por vezes cria ilhas de comunicação, podendo um departamento se distanciar do foco da empresa e trabalhar por objetivos internos, por não ver o intercâmbio com os outros departamentos.
A gestão por processos possibilita a visão holística das questões que envolvem a empresa e também promove uma maior abertura para que todos os colaboradores participem das atividades e opinem sobre as melhores alternativas da empresa frente a determinadas situações.
A gestão por processos obedece à seguinte ordem: processos empresariais (busca pela criação do negócio e satisfação do cliente), processos (atividades cíclicas internas que começam e terminam no cliente), sub-processos (grupos transdepartametais para determinadas atividades), e atividades e tarefas individuais.
Para um bom resultado, é necessária uma equipe colaborativa que se atente aos resultados para a empresa antes de seus resultados pessoais. Também são indispensáveis os líderes capazes de manter equipes focadas no resultado para a satisfação do cliente.
A gestão por processos permite que os vários departamentos da empresa envolvidos na criação de um produto ajam juntos para que o cliente possa ter o produto requisitado com qualidade. Agindo de maneira transdepartamental, os segmentos da empresa criam processos que utilizem o mínimo de recursos necessários para que dele se obtenha resultados satisfatórios para o cliente.
Com o uso da gestão por processos da companhia, os conflitos internos da empresa tendem a diminuir, pois todos passam a se identificar com os resultados comuns, possibilitando uma gestão sistemática e democrática da empresa. Assim, a gestão por processos maximiza os ganhos e dá voz aos seus colaboradores para os melhores resultados, interna e externamente.
Veja também: Defina o seu perfil e planeje sua carreira
Gostou da matéria? Deixe um comentário a seguir!
Imagens: Pinterest.