Muitas vezes a comunicação corporativa não é priorizada ou acaba ficando em segundo plano, principalmente em momentos de crise, como tem acontecido durante o prolongamento da pandemia ocasionada pelo vírus covid 19. Porém, justamente nestas situações de insegurança econômica e social, é que a comunicação corporativa se faz ainda mais necessária. Para compreender melhor a importância da comunicação empresarial, confira a seguir os processos que envolvem esta comunicação, como ela é dividida e como suas falhas e também seus êxitos podem refletir diretamente na marca e na identidade corporativa.
A comunicação corporativa é fundamental para todas as empresas que desejam crescer, seja pelo número de clientes ou pela reputação da marca. Também chamada de comunicação empresarial ou institucional, envolve um conjunto de atividades de gerenciamento e de integração das comunicações internas e externas de uma empresa, de forma eficiente e sem ruídos, com foco na criação de pontos de vista favoráveis.
Trata-se de uma técnica que se assemelha muito às ações de marketing, realizadas para conquistar clientes e fortalecer a imagem da empresa. Isso porque, basicamente, a comunicação corporativa é o reflexo do conjunto de mensagens que uma organização, agência ou instituto emite para seu público-alvo, com o objetivo de transmitir de forma estratégica a mesma mensagem para todas as partes interessadas, reforçando, além da informação transmitida, uma postura ética, de credibilidade e transparência.
Para compreender um pouco mais sobre a importância da comunicação empresarial, separamos alguns motivos para investir e dedicar maior atenção a esta importante estratégia:
A marca é a primeira associação feita pelo público-alvo. Ela é a imagem e o principal elemento de uma empresa, que define quem ela é, seus produtos, sua mensagem e seu compromisso com o público e com a sociedade. Por isso, é extremamente importante que a comunicação da empresa seja bem estruturada e siga uma mesma linguagem, sem ruídos. Afinal, é por meio dela que a marca será definida na mídia e como será observada por outras organizações e empresas concorrentes. Uma das funções da comunicação corporativa é criar uma reputação positiva e respeitada, tanto dentro da empresa quanto externamente, com os concorrentes e o público em geral.
A identidade corporativa está atrelada à singularidade da organização, enquanto a identidade organizacional se refere ao que lhe diz respeito e está relacionada às características que envolvem a empresa. Ambas são de extrema importância para que os colaboradores se sintam valorizados, mostrando sua relevância dentro da empresa e possam, assim, se identificar ou não com a postura e valores da instituição.
Para compreender um pouco melhor como é realizada a comunicação empresarial, é importante visualizar como é organizada esta comunicação internamente. Segundo o estudo “Comunicação Corporativa: Contribuição para a reputação das organizações”, de Van Riel, a comunicação corporativa é composta por três configurações: comunicação gerencial, de marketing e organizacional. Saiba mais sobre cada uma delas:
Voltada para desenvolver o compartilhamento da visão e dos objetivos da organização. Contribui para estabelecer uma relação de confiança, para motivar e para engajar os colaboradores. É o modelo de comunicação que mais impacta e influencia o público interno em relação à percepção da reputação corporativa.
É um conjunto de estratégias aplicadas em comunicados de diferentes modelos, que dão suporte a vendas de produtos e serviços. Esse tipo de comunicação é o que menos influencia os clientes em relação à reputação da marca.
É ideal para ser aplicada em relações públicas, com investidores, com o mercado de trabalho e na comunicação interna. Esse modelo constitui todas as formas de comunicação, indo além das estratégias de marketing e também influencia na reputação da empresa.
E, cada vez mais, as empresas têm apresentado maior interesse nos resultados da comunicação interna (CI) ou endomarketing (marketing voltado ao público interno). Há uma série de benefícios na CI:
Uma pesquisa realizada pela Microsoft com 38 mil profissionais mostrou o impacto da Comunicação Interna, em um estudo que identificou que em média, 17 horas semanais no trabalho são improdutivas. Entre os motivos, apontado por 32% dos profissionais, está a falta de comunicação da equipe.
Segundo a pesquisa “Comunicação Corporativa: Contribuição para a reputação das organizações”, aponta alguns insights sobre o impacto de cada divisão de comunicação corporativa para a marca de uma empresa:
Em tempos de crise, o que de fato importa é como a marca será lembrada pós-pandemia: quais ações foram tomadas, quais benefícios a marca trouxe em busca do bem-estar social e como ela contribuiu em prol do coletivo, perguntas autocríticas de extrema relevância para fortalecer o propósito, a imagem e a reputação das marcas, especialmente em meio ao momento enfrentado mundialmente.
A comunicação empresarial é indispensável para empresas que desejam fortalecer o seu propósito, sua imagem e a sua reputação diante dos seus públicos internos e externos. Em um momento de crise, uma boa comunicação é fundamental para reduzir impactos internos e até mesmo prejuízos externos. A comunicação corporativa pode ser usada como uma prevenção em meio a qualquer crise, pois é uma forma de garantia em meio a um mercado que passa por tantas transformações.
E, em especial, considerando toda crise ocasionada pelo covid 19, pode-se afirmar que, para qualquer empresa, é muito mais difícil e custoso superar todas as consequências geradas pelo vírus, sem uma comunicação eficaz.
Pode-se considerar este momento como fortalecimento da comunicação empresarial e de suas estratégias. Com a pandemia, a comunicação corporativa passou a ser vista com outros olhos, e essa valorização contribuiu para que mais empresas, que antes não avaliavam desta maneira, passassem a identificar a importância desta estratégia empresarial, prezando mais por sua imagem e reputação, com ações tomadas durante a pandemia, abordando e enfatizando temas que antes, não eram tão relevantes para elas.