Mesmo que muitas empresas e negócios gerem bons resultados sem ter uma formalização do planejamento ou gestão estratégica, as vantagens para as empresas que aderem a estas estratégias de organização são muito positivas e vão além da organização interna, refletindo em maior produtividade, maior competitividade e satisfação junto aos clientes.
Mas, para alcançar estes resultados, é preciso que tanto os gestores, quanto o setor de RH – Recursos Humanos, e os demais profissionais da empresa entrem em uma sintonia de trabalho conjunto, para conquistar objetivos em comum.
Para saber mais sobre como implantar uma gestão estratégica em uma empresa e como o setor de RH pode auxiliar, confira o conteúdo a seguir:
A gestão estratégica de uma empresa envolve um conjunto de ações, práticas e objetivos que precisam ser estabelecidas pelos gestores em conjunto com o RH, pensadas estrategicamente para serem alcançadas. Esta é uma forma de otimizar processos, gerar maior eficiência e produtividade.
Especialmente no setor de Recursos Humanos – RH, o plano de gestão estratégica costuma buscar alinhar as expectativas da empresa com as dos colaboradores. Considerando que para que os resultados sejam positivos, os profissionais precisam estar motivados e satisfeitos, a gestão estratégica no RH pode refletir diretamente nos resultados da empresa.
Por isso, caberá ao setor de RH desenvolver um plano de ação e, ao longo do prazo determinado, cumprir as atividades previstas. Entretanto, é importante que os resultados sejam medidos frequentemente para avaliar se há alguma necessidade de ajuste ou adequação nas estratégias.
A gestão estratégica de uma empresa pode ser realizada de várias formas, não há um modelo único ou obrigatório a ser seguido, justamente porque o planejamento e as necessidades de cada empresa são únicos e precisam ser personalizados, para alcançar os objetivos propostos. Mais importante que a forma que será realizado, é que os gestores explorem diferentes ferramentas para que o processo alcance o êxito estipulado e isso dependerá das necessidades de cada empresa.
O ideal ao iniciar esse processo é, antes de mais nada, realizar um diagnóstico organizacional, do ponto de vista interno e externo, como por exemplo a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats – em inglês) ou matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – em português).
Após este diagnóstico, é possível formular o planejamento estratégico, para então definir as metas e como elas serão alcançadas, preferencialmente estabelecendo um prazo para sua concretização.
Mesmo que o planejamento estratégico seja incrível, se ele não for colocado em prática, será inútil. Este é o momento da implantação da gestão estratégica, onde todas as ações idealizadas começam a ser colocadas em prática por seus responsáveis.
Mesmo que o objetivo de cada gestão estratégica dependa das necessidades de cada empresa, ao praticar uma análise mais crítica sobre o negócio, os gestores já realizam o primeiro passo para a busca da otimização das atividades, para alcançar melhores resultados. Outro objetivo importante da gestão estratégica é que ela torna os processos mais eficientes, alinhados com o propósito da empresa.
Acredite, mesmo que não haja nenhum problema para ser solucionado em uma empresa, uma gestão estratégica bem estruturada pode melhorar os resultados. Por isso a importância de contar com um RH estratégico, que pode contribuir com vários pontos de melhoria, como por exemplo:
Quando os colaboradores de uma empresa estão satisfeitos e o clima organizacional é bom, a melhora da produtividade das equipes gera crescimentos dos resultados. Essa mudança é percebida por todos, principalmente, os clientes.
O papel do RH na gestão estratégica é extremamente importante, pois toda a gestão de pessoas deve estar atrelada ao planejamento do negócio, a fim de contribuir na tomada de decisões, no melhor desempenho da equipe e na melhor performance da empresa.
Ficou interessado em se aperfeiçoar em Gestão estratégica?
Então confira as Pílulas de Conhecimento do EAD do Instituto Fragatha, realizado em 11 Aulas, de 2h cada, com Certificado de conclusão e 1 mês de suporte. Saiba como a aplicação de ações assertivas auxiliam para alcançar os objetivos e superar a concorrência, viabilizando uma visão abrangente da organização, alocando recursos necessários como humanos, financeiros e tecnológicos. Acesse https://ead.fragatha.com.br/curso/gestao-estrategica/ e saiba mais.