O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e, com isso, os bons profissionais não se resumem mais apenas a um currículo e suas experiências anteriores. Para destacar o seu nome no mercado de trabalho e alcançar o desejado cargo ou função que almeja, os profissionais precisam oferecer e mostrar mais.
Conforme a Catho, empresa que é referência em Recrutamento e Seleção, ao entrevistar um candidato, os recrutadores também avaliam, além da competência técnica e da formação acadêmica, o seu entusiasmo, a forma que se relacionam com as outras pessoas, os resultados que já alcançaram, sua aparência e postura profissionais, entre outras características que podem valorizar a preferência ao contratá-lo ou promovê-lo.
Confira a seguir como desenvolver melhor essas habilidades e outras competências, com as dicas selecionadas abaixo:
A capacitação constante é um dos grandes diferenciais para quem busca se destacar na própria carreira. Afinal, profissionais atualizados constroem uma cultura de aprendizagem própria e aumentam suas possibilidades de conseguir um novo emprego ou ser promovido em seu emprego atual, já que a falta de mão de obra qualificada é uma das maiores demandas do mercado de trabalho de modo geral, nas mais diversas áreas.
E são várias as formas de se capacitar, através de: leitura, vídeos online, podcast, newsletter, participação em eventos, workshops, lives, especializações e MBAs e também treinamentos e cursos livres, como os oferecidos pelo Instituto Fragatha.
Quem tem contatos, tem muito! O profissional que conta com uma boa rede de contatos, tende a conseguir mais facilmente, abrir portas para novas oportunidades e indicações para crescer na carreira ou simplesmente fazer negócios. Para isso, praticar o networking (relacionamento) com profissionais de alto gabarito é fundamental para construir uma carreira promissora. Um bom networking precisa ser construído de forma natural, espontânea, para que ambas as partes se mostrem interessadas no assunto e nas possibilidades.
A proatividade é um grande diferencial para os profissionais que buscam uma ascensão na carreira. Caracteriza as pessoas que costumam assumir responsabilidades por conta própria, como por exemplo, em uma situação na carreira ou em uma demanda do ambiente de trabalho, sem que necessariamente alguém tenha solicitado.
Profissionais com postura proativa agem de forma antecipada, a fim de se antever e evitar problemas, para poder solucionar desafios de forma mais prática e eficiente, e isso pode destacá-lo junto a recrutadores e gestores.
Refere-se à relação estabelecida entre as pessoas, dentro de um certo contexto, que pode ser profissional, familiar, entre outros. E em um bom relacionamento interpessoal, seja de qualquer área profissional, é fundamental saber se comunicar.
Pois é a partir da comunicação de um bom relacionamento interpessoal que o profissional poderá garantir um networking de qualidade, além de melhorar suas experiências com os feedbacks recebidos, promovendo maior eficiência da equipe e aumentando as chances de prosperar continuamente.
Mesmo que não seja uma “obrigação” sua, ao ajudar os seus colegas de trabalho, você fortalece o seu nome no mercado por vários fatores.
O primeiro deles é o networking, já que nunca se sabe onde o seu colega pode estar no dia de amanhã e como ele pode te ajudar a conseguir um novo negócio ou oportunidade.
O segundo, é que essa colaboração é bem-vista pela empresa e por seus gestores.
E se você busca crescer dentro da empresa e talvez até alcançar um cargo de liderança, além de se autoliderar, também precisará ajudar e liderar seus colegas, mesmo que não seja de forma direta.
Tente sair da sua zona de conforto e propor suas ideias e fazer sugestões em seu trabalho, seja para seus gestores ou até mesmo para seus colegas. Esse tipo de postura o caracterizará como alguém de iniciativa e que sabe correr riscos, o que pode ser valorizado por líderes e gestores. E mesmo que sua sugestão não seja aceita ou validada, não desista, afinal, você tentou. Aceite o feedback sobre sua sugestão e tente aprimorar suas ideias para uma próxima vez. Essa capacidade de receber feedbacks e pensar estrategicamente também é fundamental para quem quer reforçar seu nome no mercado de trabalho.
Se você possui trabalhos do qual se orgulha, como projetos relevantes que trouxeram bons resultados para a empresa ou que viraram verdadeiros cases, reúna-os e monte um portfólio. Ao contrário do que muitos pensam, o portfólio não é um currículo, mas ele reúne uma lista dos seus trabalhos mais importantes, com o propósito de poder demonstrar suas habilidades e o quanto estão alinhados com os objetivos da empresa.
A inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as emoções, de lidar com os próprios sentimentos e também com os sentimentos das pessoas que estão ao seu redor. Para ter sucesso na sua vida profissional, desenvolver essa habilidade é fundamental, sendo considerada uma importante soft skill.
Isso porque profissionais emocionalmente inteligentes sabem agir melhor sob pressão, praticam mais a empatia e o autocontrole. Se conhecem melhor, o que os permite identificar melhor seus pontos positivos e negativos.
Devido ao dinamismo do mercado de trabalho, os profissionais precisam sempre reavaliar suas habilidades e buscar atualizar-se constantemente para acompanhar as novas tendências e tecnologias.
Há diversas opções para manter-se atualizado em sua área profissional ou até mesmo fora dela, seja através de cursos de especialização, treinamentos, palestras e cursos online, ou EAD – Ensino à Distância.
Se você está em busca de algum curso para melhorar o seu desempenho profissional, os cursos EAD do Instituto Fragatha são uma ótima opção. Mas se você tem pouco tempo ou disponibilidade para realizar um curso completo no momento, uma ótima alternativa são as Pílulas de Conhecimento: https://fragatha.eadplataforma.app/courses