A contratação de novos funcionários para uma empresa é um momento de dualidade marcante: de um lado, há os candidatos que ficam felizes em ingressar no emprego; do outro lado, a equipe de RH é bombardeada por uma enorme quantidade de papelada e informações.
Antes de tudo, é crucial entender que o processo de contratação começa muito antes da seleção do candidato. Na verdade, ele começa desde o momento em que a necessidade de contratação é identificada e os critérios são estabelecidos para garantir a contratação estratégica de novos colaboradores.
Contudo, é importante salientar que atrair talentos para a organização não é uma tarefa simples, especialmente porque muitas empresas ainda utilizam métodos tradicionais de contratação, sem levar em consideração aspectos estratégicos importantes.
Todo empreendimento almeja aprimorar seus processos de contratação, seja para reduzir custos e tempo, ou para atender às necessidades do colaborador. Essa busca pela otimização faz parte da contratação estratégica de colaboradores, que não apenas visa o preenchimento de uma vaga, mas também a identificação e contratação dos melhores talentos do mercado.
Com esse objetivo em mente, foram elencadas algumas etapas fundamentais para que o setor de RH possa atuar de maneira mais estratégica nas contratações. Confira a seguir:
Ainda que a publicação das vagas no site da empresa seja uma opção viável, é crucial explorar outras plataformas de divulgação gratuitas, como o LinkedIn e outras redes sociais. Essa estratégia amplia o alcance da oferta de vagas e, consequentemente, atrai um número maior de candidatos.
Em alternativa, é possível utilizar plataformas de recrutamento pagas. No entanto, é fundamental avaliar o valor do investimento e incluí-lo no orçamento do RH, uma vez que pode aumentar os custos do processo e não gerar o retorno esperado se não for bem planejado.
Realizar uma triagem criteriosa dos currículos recebidos é fundamental, verificando se o perfil do candidato atende aos requisitos da vaga. É importante avaliar informações como objetivos profissionais, formação acadêmica, fluência em idiomas e experiências anteriores do candidato.
No caso de vagas específicas voltadas para a diversidade e inclusão, como para PCDs, pessoas negras e mulheres, deve-se levar em consideração as informações fornecidas pelos candidatos.
Sempre comunicar ao candidato como serão conduzidas as entrevistas, quantas etapas serão necessárias e quais as expectativas para cada fase do processo. Além disso, informar se as entrevistas serão presenciais ou virtuais, se serão realizadas individualmente ou em grupo, e se outras etapas, como dinâmicas, testes de aptidão, entrevistas em inglês, serão necessárias.
De fato, essa etapa pode ser bastante desafiadora para o RH, especialmente em empresas com alto volume de contratações. Após a seleção dos candidatos, é importante manter uma comunicação clara e transparente com eles. É necessário informá-los sobre a decisão da empresa e os próximos passos para a admissão. Informe quais documentos serão necessários para a contratação e quais prazos devem ser seguidos.
Para garantir que todos os documentos sejam enviados e que a admissão ocorra de forma eficiente, crie uma lista de verificação de documentos. Nessa lista, devem constar todos os documentos necessários para a admissão, como cópia do RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, entre outros.
A empresa também deve estar preparada para lidar com possíveis dúvidas dos candidatos em relação aos documentos e ao processo de admissão. Por isso, disponibilize um canal de comunicação para que eles possam entrar em contato e esclarecer qualquer questão que surja.
Aspectos que estão relacionados com a gestão de recursos humanos, tais como comunicação, treinamento e desenvolvimento, planejamento de carreira, descrição de cargos e estruturação de organizações, são importantes para a gestão de pessoas em uma organização. Permitem o desenvolvimento e o aprimoramento dos colaboradores, tornando-os mais capazes de atender às expectativas da empresa em relação às competências e habilidades buscadas. A boa comunicação interna é fundamental para garantir um ambiente institucional com previsibilidade e estabilidade, o que é estratégico para agregar valor às relações com os colaboradores e gerar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
Portanto, a gestão de pessoas é um tema crucial para o sucesso das empresas, pois permite a construção de equipes comprometidas, unidas e voltadas para a resolução de problemas e o alcance de metas. Pensando nisso, o Instituto Fragatha elaborou mais uma das suas pílulas de conhecimento, justamente sobre o assunto Gestão de Pessoas. Esse treinamento lhe prepara para aumentar suas habilidades de liderança e gestão, além de lhe proporcionar ferramentas para impulsionar sua carreira. Acesse a aba Cursos no nosso site e saiba mais.