Conheça 5 características de comportamento para os empreendedores e sua importância.
Quem é empreendedor sabe bem os desafios que encontra diariamente em seu negócio. Para enfrentá-los, motivação e disposição são fundamentais. Mas você já ouviu falar em “características empreendedoras”, ou “comportamento empreendedor”? Acompanhe a seguir e confira cinco características do comportamento empreendedor que selecionamos para você se familiarizar e a importância de cada uma delas para quem busca empreender com sucesso.
Afinal, este comportamento seria nato, ou possível de ser desenvolvido com o tempo? E como e quando desenvolver as habilidades necessárias para ser um empreendedor? Pois bem, saiba que sim, é possível desenvolver competências empreendedoras ao longo da vida e, quanto mais cedo, melhor.
O conceito de comportamento empreendedor conta com diferentes abordagens, que vão desde as teorias clássicas a partir das “10 Características Comportamentais do Empreendedor”, formuladas pelo psicólogo americano David McClelland – nas quais é baseado o seminário vivencial Empretec, chancelado pela ONU (Nações Unidas) – até as abordagens mais modernas, como o “Quadro de Competências Empresariais”, da EntreComp, realizado pela Comissão Europeia, que propõe uma definição comum de empreendedorismo enquanto competência, com o objetivo de criar um consenso entre todas as partes interessadas e estabelecer uma ligação entre a realidade do mundo da educação, que envolve bastante teoria, com a realidade do mundo do trabalho.
As duas abordagens apresentam um ponto em comum sobre o Comportamento Empreendedor, identificando-o como um conjunto de capacidades necessárias para transformar ideias e oportunidades em ação. Isso porque “empreender”, por si só, pode ser mais do que criar um negócio, pode ser também organizar uma ação que solucione um problema ou um projeto de inovação. Para isso, algumas características se sobressaem, como liderança, iniciativa, boa comunicação, planejamento, trabalho em equipe, criatividade, resiliência, persistência, comprometimento e autoconfiança, entre muitas outras. E normalmente essas características costumam ser identificadas no perfil de empresários ou até mesmo de alguns colaboradores, que ainda não despertaram sua veia empreendedora, apesar de deterem essas qualidades.
E para quem não nasceu com este dom e quer ou precisa desenvolvê-lo melhor, o que seria necessário? E ainda na infância, que competências podem contribuir para que no futuro esta geração esteja melhor preparada profissionalmente?
Para auxiliar os governos a desenvolverem políticas públicas voltadas ao preparo de seus cidadãos, um estudo americano divulgou uma pesquisa sobre a expectativa em relação aos estudantes nos seus ciclos escolares, nos seus futuros trabalhos e na vida. Com base nessa pesquisa, o Ministério da Educação (MEC) do Brasil apresentou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada a assegurar uma formação comum, para que todos os estudantes desenvolvam ainda na educação básica, além de estabelecer competências e habilidades que orientarão os currículos das escolas, adaptando-as conforme o perfil e a individualidade de cada um.
Ou seja, no futuro, as profissões serão muito diferentes da realidade que encontramos atualmente. Isso porque os profissionais mais valorizados serão aqueles que tiverem o maior número de competências empreendedoras, que seja criativo em suas ideias, e prático ao colocá-las em ação. E, apesar de ser mais fácil de assimilar tudo isso desde a infância, os adultos de hoje, que não tiveram esse incentivo em sua geração, precisam se adaptar e focar que nunca é tarde para desenvolver, aprimorar e adquirir novas habilidades. Ou seja, nunca é tarde para aprender!
Que tal aproveitar e conferir a seguir cinco características do comportamento empreendedor que selecionamos para você se familiarizar e a importância de cada uma delas para quem busca empreender com sucesso? Confira abaixo e acredite, é possível colocá-las em prática:
Diz respeito as atitudes tomadas pelo empreendedor, pensando em se antecipar aos fatos e possíveis problemáticas, podendo evita-los e também criar novas oportunidades de negócios, desenvolvendo novos produtos e serviços e propondo soluções inovadoras.
Para isso, o empreendedor deve estar atento a todo e qualquer assunto que possa oferecer uma oportunidade de negócio, para poder visualizar e aproveitar oportunidades, como começar um empreendimento ou expandir o seu negócio. Porém, é importante ressaltar que estar “atento” aos acontecimentos de nada adiantará se o empreendedor não tiver a iniciativa de empreender, ou seja, aproveitar as oportunidades que identificar.
Toda decisão apresenta algum tipo de risco, inevitavelmente, mas, em geral, empreender envolve riscos relacionados à segurança das informações, mudanças de mercado, desvalorização da marca, instabilidade financeira, mudanças na legislação, entre outras.
Mas, há possibilidade de minimizar estes riscos e suas consequências, de modo que possa ter maior controle sobre os resultados e as alternativas para estes desafios, tornando maior as probabilidades de sucesso aos riscos de insucesso. Portanto, o empreendedor precisará correr certos riscos, muitos realmente inevitáveis, mas é importante que calcule cada passo a ser dado e que tenha disposição para assumir estes desafios.
O empreendedor deve se comprometer em responder pelos resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos. Desta forma, ele potencializa sua capacidade de liderança e começa a visualizar o cliente como parceiro responsável pelo sucesso do seu empreendimento, passando assim a ter o foco “do cliente”, e não “foco no cliente”, ou seja, se esforça para priorizar a satisfação para quem presta o serviço ou produto.
Em geral, observa-se junto aos empreendedores de sucesso, que sempre buscam fazer e dar o seu melhor, superando todos os padrões de qualidade, além de realizarem suas atividades da forma mais eficaz possível, fazendo mais com menos.
Uma pessoa persistente resiste diante dos desafios e não desiste facilmente com as dificuldades e obstáculos que possam surgir. São pessoas que buscam sempre o êxito do que foi planejado, modificando suas estratégias quando necessário, para alcançar os resultados esperados.
Ou seja, quando um empreendedor apresenta esta característica, normalmente ele possui uma estratégia bem definida, que permite que seja possível alcançar seus objetivos, pois ele fará de tudo para alcançá-los.
A partir destas cinco características já é possível ter uma ideia das competências necessárias a serem desenvolvidas para se tornar um empreendedor de sucesso. Ficou interessado no assunto e gostaria de desenvolver melhor suas características empreendedoras? Que tal se aperfeiçoar realizando um curso atualizado e eficaz? Então acesse https://ead.fragatha.com.br/curso/comportamento-empreendedor/ e confira mais detalhes sobre o curso Comportamento Empreendedor, desenvolvido e promovido pelo Instituto Fragatha. Trata-se de um curso norteador, esclarecedor e ao mesmo tempo objetivo, uma vez que conta com e-book, videoaulas, áudios e conteúdo digital sobre o assunto. Tudo isso para contribuir com o seu desenvolvimento. Aproveite!