Para sua empresa crescer e se destacar no mercado, é fundamental olhar para as pessoas que fazem parte dela e identificar de que forma é possível ou necessário, enquanto gestor, contribuir para o desenvolvimento de cada uma delas, para que sua equipe alcance um nível de autonomia e alta performance. E certamente, o sonho, ou a meta da maioria dos gestores, é poder contar com uma equipe que apresente as competências técnicas necessárias para atender as demandas do seu negócio com excelência e de forma alinhada com as políticas da empresa, em uma entrega de alta performance.
Porém, implantar os processos necessários para uma melhor gestão de equipe não é algo imediato, e, acredite, começa antes mesmo da seleção e contratação dos integrantes da sua equipe. Isso porque, implantar novos processos em uma empresa exige organização, preparo e dedicação diária do gestor para que ela possa ser colocada em prática e seja realmente eficiente.
Se você quer melhorar os processos da sua empresa e, especialmente, desenvolver melhores práticas para liderar uma equipe de alta performance para alcançar melhores resultados, acompanhe a seguir as 7 dicas que você pode implantar facilmente para liderar uma equipe de alta performance e destacar os produtos ou serviços da sua empresa. Confira!
1 – Recrutamento e Contratação
Antes de mais nada, o gestor precisa focar no que espera do candidato à vaga, para que ele se enquadre em sua equipe no nível de exigência de alta performance. Questões como a formação ideal, experiência em alguma área ou ferramentas e conhecimentos específicos podem ser decisivos, mas além destes requisitos técnicos, também é importante traçar as características que envolvem o comportamento ideal para quem gostaria que integrasse a sua equipe, como empatia, espírito de equipe, entre outros pontos que podem estimular a motivação da equipe e sua produtividade.
Por isso, o ideal é que, ao anunciar a vaga, o anúncio seja bem detalhista e inclua os valores da empresa para que o candidato possa avaliar se se identifica ou não com os propósitos.
2 – Confiança na Equipe
Um gestor que valoriza e cultiva uma relação de confiança em sua equipe, incentiva os colaboradores a serem mais autônomos, criativos e confiantes para inovar e apresentar novas ideias. E em uma relação profissional de confiança, os colaboradores se sentem valorizados e confiantes para se dedicar mais para alcançar o sucesso das demandas estabelecidas. Uma boa estratégia para criar este canal de confiança é o gestor possibilitar um canal de comunicação livre com os profissionais para tratar das mais diversas situações, de conflitos às sugestões de melhorias que podem ser positivas para a empresa.
3 – Espírito de Equipe
Para que os colaboradores se sintam à vontade, em um clima organizacional de parceria e colaboração, é fundamental estimular o espírito de equipe. Ao promover e incentivar ações que envolvem empatia, cooperação e troca de conhecimento, o gestor mostra aos colaboradores que eles não trabalham sozinhos e que podem contar uns com os outros.
4 – Feedbacks
Inserir uma rotina de feedbacks junto a uma equipe de alta performance é bastante estratégico para qualquer líder e empresa. A prática pode ser semanal, quinzenal, ou mensal, cabe ao gestor avaliar a necessidade. O certo é que esses momentos entre o gestor e cada integrante da equipe é fundamental para alinhar acertos e aspectos a serem ajustados. E é uma forma dos colaboradores terem conhecimento de como o gestor e a empresa identificam o desempenho do seu trabalho. Além do feedback ao profissional, também é importante abrir espaço para que ele também dê seu feedback sobre a empresa, uma oportunidade que pode ser bastante positiva para otimizar processos internos e até mesmo impactar positivamente os resultados.
5 – Metas Desafiadoras
Ao definir metas para sua equipe, o gestor estimula os profissionais a não se acomodarem e a buscarem melhorias contínuas. Afinal, para alcançá-las, é preciso o envolvimento de todos em busca de um objetivo comum.
Após estabelecer o papel de cada colaborador da equipe e os prazos a serem cumpridos, o gestor também precisa acompanhar o andamento de todo trabalho, para avaliar o envolvimento dos profissionais e, assim, poder medir os resultados alcançados.
6 – Prestar Reconhecimento
Para contar com profissionais motivados em uma equipe de alta performance, reconhecer o mérito deles é fundamental. Através do reconhecimento, eles se sentirão motivados a trabalhar com maior dedicação e a pensar em soluções inovadoras para o negócio. E o reconhecimento pode ser feito de diferentes formas, seja com alguma bonificação no salário, uma promoção de cargo ou até mesmo com alguma premiação mais simples, como entradas para o cinema ou competição esportiva, um jantar, etc.
7 – Treinamentos Frequentes
Outro ponto fundamental para formar e desenvolver uma equipe de sucesso é incentivar e oportunizar a realização de treinamentos frequentes. É de interesse da empresa contar com profissionais atualizados na sua área, capazes de inovar e contribuir para que a empresa se destaque diante da concorrência.
E, ao oferecer capacitação aos seus colaboradores, é uma forma da empresa também gerar retenção de talentos, já que esta também é uma prática de valorização profissional, que mostra aos profissionais que a empresa se preocupa com seu desenvolvimento. Sem falar que uma equipe com profissionais capacitados e especialmente certificados inspira os demais integrantes a também se aperfeiçoarem e contribuírem com novas ideias para a empresa.
Além de todas as dicas acima, é fundamental que o próprio gestor também invista em sua capacitação, para desenvolver ainda mais suas competências e habilidades de liderança para liderar o time de forma eficiente e satisfatória a todos.
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