Atualmente sabemos que não basta um currículo exemplar, formação sólida e boas experiências de trabalho para o profissional alcançar uma carreira de sucesso, se ele não desenvolver sua inteligência emocional. E acredite, essa habilidade já tem sido decisiva para o crescimento e reconhecimento de muitos profissionais, além de contribuir para o seu desenvolvimento pessoal, aprendizados, tomadas de decisões e melhor relacionamento entre equipe e clientes.
Confira mais a seguir sobre esta importante soft skill e sua forte influência para a carreira, além de 11 dicas para melhor desenvolvê-la.
Inteligência Emocional – O que é?
Trata-se da capacidade de gerenciar as próprias emoções e das pessoas com quem você convive, evitando desta forma que aja por impulso, ao desenvolver o autocontrole, empatia e sabedoria para se afastar de situações que potencialmente poderiam provocar um comportamento negativo.
Como as emoções são naturalmente involuntárias, sem saber como lidar com elas, ou seja, sem inteligência emocional, sua forma de reagir a elas pode atrapalhar sua carreira. E cada vez mais as empresas buscam pessoas que saibam lidar com suas emoções, principalmente sem prejudicar os resultados profissionais e o clima entre a equipe.
Influência na carreira
Profissionais com inteligência emocional são mais motivados e produtivos, além de serem melhor avaliados pelas empresas atualmente, já que essas atitudes colaboram com o ambiente organizacional e melhoram os resultados da empresa.
Como desenvolver a inteligência emocional no meio corporativo
Veja abaixo 11 dicas simples de atitudes e mudanças de hábito que auxiliarão qualquer pessoa a desenvolver sua inteligência emocional a favor de seu crescimento profissional:
1 Perfil e Comportamento:
O primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional é o autoconhecimento. Para isso, é preciso analisar sua postura na vida pessoal e profissional e entender como você se comporta e reage em situações de extrema euforia ou quando é pego de surpresa. Somente assim conseguirá controlar suas emoções e dominar seus impulsos e, desta forma, melhorar seus relacionamentos e imagem profissionais.
2 Autoconfiança:
A dica é ser autoconfiante, pois assim, conseguirá enxergar as críticas como uma oportunidade de aprendizado e enfrentar desafios e momentos ruins sem prejudicar seu emocional. Para auxiliar, liste os pontos que os outros profissionais admiram em você.
3 Empatia:
Ao saber se colocar no lugar do outro, você consegue trabalhar com pessoas de diferentes perfis e aprende a absorver diferentes pontos de vista. E é uma forma de você se tornar mais sensível para compreender as dificuldades dos outros e pensar duas vezes antes de fazer julgamentos, por exemplo.
4 Transparência:
Ao estimular a comunicação no ambiente organizacional você evita mal-entendidos e melhora a relação entre todos. Ao delegar tarefas, seja transparente e se coloque à disposição caso as pessoas fiquem com dúvidas ou sintam dificuldades.
5 Novos Conhecimentos:
É importante estar aberto para novos aprendizados e cursos, para se atualizar tanto em suas habilidades técnicas quanto seu desenvolvimento pessoal.
6 Olhar Positivo:
Busque identificar o lado positivo de situações ruins. Muitas vezes pode ser uma oportunidade para desenvolver um novo produto ou explorar novas possibilidades de mercado. E essa postura otimista ainda tende a inspirar toda a equipe para buscar soluções criativas mesmo em situações difíceis.
7 Lembre de Você:
Priorize-se! Para trabalhar sua inteligência emocional você precisa dar atenção ao corpo e à mente, preferencialmente com um estilo de vida saudável, com momentos de lazer, prática de esportes e descanso. Afinal, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é fundamental para alcançar a praticar a inteligência emocional.
8 Trabalhe suas Emoções:
Quando você desenvolve a inteligência emocional consegue lidar melhor com as emoções negativas. Uma alternativa para aprender a trabalhar melhor com os sentimentos ruins é buscar ser menos negativo, evitando reclamar da vida a todo instante. Se houver algum desafio na sua vida profissional, dedique-se a superá-lo, ao invés de alimentar emoções negativas.
9 Lidar com a Pressão Emocional:
É fundamental saber lidar com a pressão e controlar o estresse e a ansiedade para realizar um bom trabalho e ter um relacionamento saudável com a equipe. Desenvolver a resiliência, que é a capacidade de enfrentar situações desfavoráveis e momentos de tensão sem se abater. Pessoas resilientes têm a visão crítica de que estão trabalhando em um cenário ruim, mas não se descontrolam diante disso, e conseguem respirar fundo antes de reagir, ou mantem a calma para pensar de forma mais racional. Quando você aprende a desempenhar suas funções sob pressão, demonstra que tem equilíbrio emocional, para conseguir encarar momentos de frustração.
10 Otimize o seu Tempo:
Ao adotar algumas estratégias para gerenciar melhor seu tempo, isso contribuirá para sua organização e previsibilidade de demandas que possam surgir, o que o favorece para lidar melhor com a tensão e a ansiedade na rotina profissional. São várias as possibilidades, desde utilizar uma agenda semanal para organizar melhor os compromissos, definir prioridades e até mesmo aprender a dizer “não” para os outros quando estiver com muitas tarefas urgentes.
11 Conheça seus Limites:
Se você sabe que não está preparado para encarar algumas situações extremas, que vão exigir um equilíbrio emocional que você ainda não conquistou, reconheça seus limites e reconsidere. O importante é você refletir sobre o motivo pelo qual tomou essa atitude e analisar como melhorar, para que isso não comprometa sua carreira.
Como você pôde ver, ao desenvolver a sua inteligência emocional, além de proporcionar maior qualidade de vida, também desenvolverá um ótimo diferencial em suas qualificações, que lhe auxiliarão a conquistar mais rapidamente seus objetivos de carreira.
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