O negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros, ainda mais frente ao desemprego em alta, à instabilidade econômica e política e o desejo de ser dono da própria história. Mas criar um negócio enxuto e de sucesso não é uma tarefa fácil. Exige muitos aprendizados e atitudes com risco calculado e flexibilidade por parte do empreendedor. Veja a seguir algumas dicas!
É impressionante que ainda muita gente negligencie o plano de negócio. É o ponto de partida da sua empresa: onde quer chegar, o que é preciso fazer, quais os recursos que possui, quais os que precisa alcançar, quais as condições gerais da empresa e do mercado. Enfim, um pouco de tudo sobre a perspectiva que tem para o seu negócio e sua atuação. São as regras do jogo que você mesmo determina.
Há muitos modelos de plano de negócios e até mesmo ferramentas de modelo de negócios, que ajudam a delimitar os aspectos da sua empresa. Comece escolhendo uma destas metodologias e sendo realista em relação aos seus objetivos e viabilidade.
Se você nem sabe por onde começar, veja este modelo sugerido pelo Sebrae. Outra dica é verificar as suas ideias em relação ao seu negócio na ferramenta Meta SMART, muito comum em gestão de empresas e no Coaching.
Nunca foi tão fácil empreender e ter um negócio enxuto e de sucesso. Isso porque houve uma facilitação dos processo pelo uso de novas tecnologias e das tecnologias digitais, que são inclusive essenciais para que a empresa tenha resultados nos próximos anos.
Mais que uma necessidade, a tecnologia digital traz vantagens, automatizando processos em diferentes áreas da empresa, tornando-os mais ágeis e baratos. É possível centralizar informações e tarefas, se comunicar mais amplamente e melhor, atingir diferentes públicos com estratégias distintas, poupar tempo e reduzir diferentes custos, e muito mais.
Uma forma de ter um negócio enxuto é optando por um enquadramento social mais adequado à sua atividade. Além disso, um contador pode avaliar o melhor enquadramento para o seu negócio, leis de incentivo e opções tributárias mais em conta. Os custos junto ao governo são uma considerável parcela de custos gerais e é importante rever as suas opções.
Que tal rever toda a estrutura do seu negócio, seja ele já existente ou estando apenas no papel? Tudo conta:
Certamente, as metodologias ágeis são uma forma de garantir um negócio enxuto em todos os momentos, até mesmo no início. Saiba mais sobre estas ferramentas lendo esta matéria na íntegra!
Ter um networking estratégico e colaborativo é outra dica fundamental. Que tal formar parcerias entre seus fornecedores, produtores de serviços e produtos que complementam o seu negócio, incubadoras e escolas de formação, escritórios de representação e outros?
Uma forma de escolher bons parceiros é também saber identificar novas oportunidades no mercado – veja mais nesta matéria!
Veja também: Tempo Dedicado X Poder de Compra – Mais resultados em 2021
Então, o que achou das dicas sobre como criar um negócio enxuto e de sucesso? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga o Instituto Fragatha no Instagram!