No competitivo mercado de trabalho atual, quem busca ocupar cargos de gerência, ou simplesmente uma promoção ou uma oportunidade melhor, não pode e nem deve esperar pacientemente pelo esperado reconhecimento por parte do empregador ou torcer para ser chamado em entrevistas de emprego, é preciso se destacar e sair na frente sempre. E uma ótima estratégia para isso é através do autogerenciamento da carreira profissional, que também se tornou um grande desafio, já que, hoje, é preciso se reinventar constantemente para evoluir e crescer profissionalmente.
Se você também busca se reinventar em sua carreira ou subir de cargo, confira a seguir um passo a passo com 7 dicas para serem colocadas em prática para evoluir profissionalmente e ser bem-sucedido.
Atualização para crescimento profissional
O destaque profissional no mercado de trabalho pode ser comparado à uma espécie de seleção natural, onde, assim como no meio ambiente, evolui de cargo quem se adapta melhor ao seu entorno, ao domínio das novas tecnologias e à vontade de aprender e desenvolver novas competências e assumir novas responsabilidades.
Neste contexto, a consultoria Delloite realizou um estudo com milhares de gestores sobre as tendências globais para o capital humano e quais os desafios da liderança na atualidade. A pesquisa apontou que os itens mais sinalizados foram habilidades para:
-Liderar mais rapidamente — 44%.
Estas percepções sinalizam o quanto é necessário o desenvolvimento de competências que antes ficariam em segundo plano, ou seja, o quanto é importante se desenvolver ou se reinventar para acompanhar as novas tendências de habilidades esperadas pelos gestores atuais.
7 dicas para se reinventar profissionalmente
Confira o passo a passo a seguir, desenvolvido para facilitar ao profissional a compreensão do contexto onde está inserido e, assim, conseguir definir suas metas para traçar a melhor estratégia e evoluir na carreira profissional, através do autogerenciamento.
1. Analise o Cenário
Aplique uma análise SWOT para pontuar as oportunidades e as ameaças do contexto no qual você está inserido, relacionando com as suas forças e fraquezas. As oportunidades e as ameaças podem ser consideradas sob diferentes aspectos, externos à pessoa. Faça a sua análise aqui.
2. Defina Objetivos e Metas
Saber onde se quer chegar é uma estratégia fundamental para direcionar sua carreira profissional, em vez de correr em círculos. E o balanced scorecard é uma ferramenta de gestão que pode ajudar a conectar suas metas com uma relação de causa e efeito, dando maior clareza ao que precisa ser feito, sob diferentes perspectivas. Por exemplo:
Se o objetivo final for uma promoção (perspectiva financeira), será necessário aumentar a entrega de valor para a empresa (perspectiva do cliente), o que demandará mudanças nos métodos de trabalho (perspectiva de processos) e a qualificação para tocar o trabalho (perspectiva de aprendizado e crescimento).
3. Liste suas Competências
Ao listar suas habilidades, já estará atuando como um autogestor, conseguindo, assim, mapear as competências ainda necessárias a serem desenvolvidas, em um diagnóstico das ações a serem tomadas.
4. Foque em Qualificações Adequadas
O ideal é buscar cursos e especializações que atendam os diferentes níveis do seu objetivo. No caso de uma pós-graduação e um MBA, além de contribuir para resolver os gaps de competências, também conferem mais um diferencial junto aos recrutadores, impactam a equipe e agregam valor ao capital humano da empresa.
Porém, também é necessário pensar um plano de desenvolvimento, através de cursos de extensão para aperfeiçoar habilidades específicas e necessidades pontuais.
5. Networking com profissionais de sucesso
Algumas competências comportamentais são melhor assimiladas através da observação e imitação de profissionais de sucesso. Busque o contato com os melhores profissionais da sua área, afinal, também é uma forma de crescimento e desenvolvimento. E para isso, realizar cursos de especializações, pós-graduações e MBAs, é uma grande oportunidade de networking nesse ambiente.
6. Organização da rotina
Ao retomar os estudos, é preciso organizar sua rotina para conciliar suas atividades, por isso também é importante otimizar sua gestão de tempo e a organização de tarefas. Uma ótima alternativa é a aplicação da metodologia GTD, em um sistema de processos para as atividades, mantendo sempre as pendências fora da mente humana para cuidar apenas do que é preciso fazer agora.
7. Valorize os seus pontos fortes
A qualificação profissional é também uma forma de potencializar o uso da experiência. O gestor passa a relacionar aquilo que foi aprendido na prática e, logo, torna-se muito mais capacitado para tomar decisões e agir.
Para crescer na carreira profissional e alcançar seus objetivos, explore os passos descritos. Elabore um plano de ação e some seus conhecimentos adquiridos com uma capacitação, este será o caminho para se reinventar.
Para aperfeiçoar seus conhecimentos e se destacar profissionalmente, conheça os cursos do Instituto Fragatha, para melhor desenvolver a sua carreira e reforçar o seu autogerenciamento: https://ead.fragatha.com.br/