Um profissional que busca alcançar sucesso em sua carreira pode seguir por vários caminhos para essa conquista, passando tanto pelo desenvolvimento de competências pessoais, quanto buscando o aprendizado constante. Mas, seja qual for o caminho escolhido, um ponto em especial é bastante relevante e costuma ser o ponto de partida para todos os caminhos a serem trilhados: O autoconhecimento profissional, que ao transpor seus pontos positivos e negativos, poderá ser um norte para direcionar os seus esforços.
A necessidade deste norte pode ser facilmente identificada em profissionais que não entendem por que enfrentam dificuldades ou estão insatisfeitos em sua profissão ou cargo. Estas são características da falta de autoconhecimento profissional, afinal, o profissional que se conhece, consegue identificar e visualizar o que o está prejudicando em suas atividades e o que pode ser feito para resolver esse problema e de que forma.
O autoconhecimento profissional é uma ótima estratégia para que os profissionais compreendam mais sobre si próprios nos assuntos relacionados ao trabalho, pois dessa forma consegue conhecer melhor suas habilidades e competências e as dificuldades e limitações que caracterizam sua personalidade.
Para desenvolver seu autoconhecimento profissional, é preciso estar disposto a identificar suas próprias convicções e reconhecer suas limitações e comportamentos limitantes, que necessitam que saia de sua zona de conforto, para ver o que possibilita de trazer mais satisfação e o que tira da zona de conforto.
Por isso, o autoconhecimento profissional é tão importante para o desenvolvimento de mudanças de decisões profissionais.
As suas informações e a compreensão de quem você é contribuirão para decidir quais serão os objetivos da sua carreira, deixando claro o que precisa ser feito para evoluir constantemente. Desse modo, também será fácil detectar possíveis mudanças de rota, como uma troca de curso superior ou de ramo de atuação dentro da sua profissão. Essa é uma forma de nunca ficar estagnado, estando sempre disposto a evoluir e a fazer as adaptações necessárias para alcançar o sucesso.
Se você busca desenvolver seu autoconhecimento profissional, mas não faz ideia por onde iniciar, confira algumas dicas a seguir!
1 – Pontos Fortes x Pontos Fracos
Para desenvolver o seu autoconhecimento profissional, você precisa ter em mente que precisa ser honesto consigo mesmo em sua autoanálise, pois somente através de um olhar autocrítico, em uma análise sincera e objetiva das suas características, é que poderá saber o que precisa mudar, para então planejar seu autodesenvolvimento.
Para isso, avalie de forma crítica suas limitações, pois são elas que indicarão quais as habilidades que você precisa desenvolver, para melhorar suas aptidões e competências profissionais.
Mas também, não foque apenas nas críticas, valorize suas qualidades e os pontos no qual se destaca, para ter clareza de quais competências são um diferencial e podem ser exploradas de forma estratégica para a sua evolução profissional.
2 – Defina Objetivos
Após analisar seus pontos fortes x pontos fracos, o próximo passo é definir quais são seus objetivos profissionais. Isso porque, sem ter em mente onde você pretende chegar, suas decisões podem ser desperdiçadas se não tiverem um foco, enquanto se pensadas de forma mais estratégica, com um objetivo a alcançar, podem contribuir com sua evolução e desenvolvimento.
Portanto, ao estabelecer objetivos e metas reais, o processo para alcançá-los fará mais sentido, seus esforços terão uma lógica e você dará a eles o valor que de fato tem: por exemplo, vale a pena fazer hora extra duas ou mais vezes na semana, se não houver perspectiva para evoluir em seu cargo? Ou, o valor investido em um curso, compensará em facilitar seu trabalho no dia a dia? Tenha sempre em mente que a régua de valores de cada profissional pode ser diferente e, ainda que o seu objetivo profissional seja o mesmo do seu colega, os esforços para alcançar este objetivo podem ter peso ou prioridades diferentes para ambos e tudo bem, você não precisa se comparar aos outros, cada um tem o seu tempo, o seu momento e as suas prioridades.
Uma dica importante é estabelecer objetivos competitivos, mas possíveis de serem alcançados, pois esta também é uma estratégia para manter sua motivação constante.
3 – Conhecimento Constante
Devido ao dinamismo do mercado de trabalho, os profissionais precisam sempre reavaliar suas habilidades e buscar atualizar-se constantemente para acompanhar as novas tendências e tecnologias.
Há diversas opções para manter-se atualizado em sua área profissional ou até mesmo fora dela, seja através de cursos de especialização, treinamentos, palestras e cursos online, ou EAD – Ensino à Distância.
Se você está em busca de algum curso para melhorar o seu autoconhecimento profissional, os cursos EAD do Instituto Fragatha são uma ótima opção. Mas se você tem pouco tempo ou disponibilidade para realizar um curso completo no momento, uma ótima alternativa são as Pílulas de Conhecimento. Confira mais em:
https://ead.fragatha.com.br/curso/auto-conhecimento/
Porém, se uma alternativa para manter maior assiduidade e constância em seu aprendizado, os planos de assinatura são uma ótima opção para quem busca se desenvolver em várias áreas ou até mesmo ampliar para uma equipe.
4 – Respeite seus Limites
Lembre-se que mesmo ao buscar evoluir e ampliar seus conhecimentos, também é preciso aceitar seus limites, para que o processo de aprendizado seja proveitoso e prazeroso, priorizando o que é mais significativo para você, para não sobrecarregar sua rotina e suas responsabilidades.
Por isso, além de estudar e desenvolver sua carreira, em momentos off do trabalho, conte com um espaço para descansar, aproveitar momentos de lazer ou praticar algum hobby. Mesmo que você queira priorizar sua carreira, acredite, esses momentos pessoais são necessários para renovar suas energias e fortalecer seu melhor desempenho profissional.