Independente do seu segmento de atuação, o que toda empresa busca, certamente é gerar mais eficiência e resultados, com o menor custo possível, não é mesmo? Mas como alcançar esta meta desafiadora? Confira a seguir o que é a Logística Empresarial, como ela surgiu e como pode auxiliar a gestão da sua empresa a gerar maior eficiência, resultando em melhores resultados, a um menor custo!
É a área da administração que propõe caminhos para organizar melhor os processos de produção da empresa, incluindo a gestão de estoques, transporte, distribuição, fornecedores, enfim, tudo que está ligado à sua produção.
Normalmente, quando as empresas começam a crescer, também aumentam suas demandas e junto com elas, os desafios operacionais, como por exemplo, produzir mais em menos tempo, entregar mais rápido produtos e demandas, ou seja, fazer mais com menos. E, para alcançar este, que é o desejo de todo empreendedor, uma boa operação logística é fundamental para se destacar no mercado, em meio aos concorrentes.
E quanto mais complexa se tornar a atividade da empresa, será ainda maior a necessidade de coordenar todas as atividades de forma organizada/sistêmica e todos os aspectos envolvidos no processo de produção. Isso aumenta ainda mais a necessidade de dar maior atenção à logística empresarial.
Acredite, a logística empresarial surgiu inspirada em processos e táticas usadas em campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, já que, para vencer suas batalhas, os militares precisavam montar esquemas complexos para transportar e armazenar suprimentos e armas. Com o término da guerra e a necessidade de reerguer suas economias, as empresas começaram a analisar o que poderiam aprender com essas táticas de batalha e como aplicar táticas de guerra em suas estratégicas de mercado. Desta forma acabou surgindo o que hoje é chamado de logística empresarial.
Esta importante estratégia se desenvolveu a partir de uma necessidade de melhorar a qualidade da operação, tanto a experiência do cliente quanto a redução de custos, especialmente porque em meio à grande competitividade, ou você cria novos mercados, ou precisa encontrar outras formas de se destacar. E a operação logística tem tudo a ver com isso, pois é através dela que é possível melhorar a eficiência das empresas.
Veja abaixo como a Logística Empresarial pode auxiliar a gestão da sua empresa a gerar maior eficiência e resultados, a um menor custo:
Estar sempre à frente de possíveis problemas é extremamente estratégico. Para isso, invista e modernize a comunicação entre sua equipe, fornecedores e até mesmo com clientes. Quanto mais e melhor você fizer isso, melhor será o desempenho e a fluidez da sua operação.
Você precisa estar no comando da sua empresa e estar a par de tudo o que está acontecendo nela. Para isso, faça um levantamento detalhado das principais métricas do seu negócio (nº de pedidos, vendas, entregas, etc) para acompanhá-las diariamente. Desta forma, será possível identificar e compreender onde você está acertando e errando, e como pode otimizar cada um deles. Mas, para aplicar uma boa logística empresarial, é importante entender alguns quesitos e conceitos base:
O Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, engloba todos os estágios e profissionais envolvidos direta ou indiretamente no atendimento de um pedido, fornecedores, fabricantes, distribuidores, lojistas e clientes. A participação de todos eles no processo de produção está de alguma forma atrelada e, por isso, a ideia de cadeia.
Para se ter uma boa logística, é fundamental gerenciar muito bem o supply chain e, basicamente, isso envolve decisões do campo estratégico, de planejamento e operacional, controle dos fluxos de informação, materiais e serviços, assim como a coordenação de decisões relacionadas a estoques, estratégias de venda, distribuição e negociação com fornecedores.
Oferta e demanda são dois conceitos ligados à logística empresarial e a outras operações correlatas, como a gestão da cadeia de produção, precificação de produtos, estoque e planejamento de compra com fornecedores.
Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra e demanda é a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a subir, e vice-versa. Assim, quanto melhor você fizer sua previsão de demandas, melhor será sua oferta e resultados.
Os fornecedores fazem parte do seu negócio, por isso, escolha os melhores que puder e invista nessa relação, pois ela vai impactar positivamente ou negativamente no andamento da sua operação logística.
Quando você planeja bem a logística e o contato com fornecedores, consegue testar novas soluções e aprimorar sua cadeia de suprimentos, investindo na garantia de uma entrega melhor para o seu cliente. E este relacionamento também é importante para conseguir negociar melhor os preços, prazos, condições de entrega e até alinhar ações estratégicas que beneficiem ambos.
É a gestão do seu estoque que vai determinar se você terá mercadoria para entregar, ou se vai deixar o cliente sem o produto ou serviço desejado.
Por isso, defina qual o melhor modelo de controle de estoque para o porte da sua empresa, baseado no que você oferece e no seu investimento. Porém, na hora de escolher o modelo que melhor se aplica ao seu negócio, analise e planeje-se bem, para não comprometer verba ou tempo em soluções que não se encaixem na sua realidade.
É essencial que esta escolha seja bem-feita para evitar problemas. Para isso, analise bem o que vale mais a pena, se terceirizar, ou manter entrega própria. Se for escolher uma transportadora, como escolher a melhor e como fazer a gestão de mais esse fornecedor? As dúvidas são muitas, por isso é preciso considerar todos os pontos possíveis.
Normalmente, os custos logísticos de uma empresa industrial, por exemplo, correspondem, em média, a 19% do faturamento, sendo que os gastos com transporte de carga podem equivaler a até 60% desses custos. Por isso este ponto é tão importante, podendo fazer toda a diferença nos seus custos.
A logística reversa é a área da logística que planeja, opera e controla o fluxo e as informações referentes ao retorno dos bens produzidos após sua venda.
Desde que foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, as empresas brasileiras precisam obrigatoriamente lidar com seu próprio lixo. Trata-se de uma obrigação, mas que pode ser positiva para a empresa, que pode ganhar em preços melhores para o consumidor, utilizar menos consumo de água, de energia e gerar menos emissões de gases de efeito estufa.
Para saber mais sobre Logística Empresarial e desenvolver melhor esta importante estratégia de mercado, conte com o Instituto Fragatha. Confira as Pílulas de Conhecimento sobre Logística: https://ead.fragatha.com.br/curso/logistica/
Acesse e saiba mais!