Em plena era do conhecimento, em que o desenvolvimento de novos conhecimentos no cerne das corporações é o principal meio de se diferenciar no mercado, a liderança tem um papel ainda mais essencial nas empresas. São os líderes que disseminam as informações sobre as novas perspectivas organizacionais que já estão se popularizando nas empresas atualmente.
Os próximos anos – sim, os próximos 5 ou 10 anos – veremos um avanço sem precedentes na história, como afirmam os especialistas. Mas os avanços serão no sentido de agregar tecnologias e metodologias já existentes para criar novos produtos e serviços integrados. Para isso, a gestão do conhecimento deve ser uma prioridade à organização, sendo um ativo estratégico.
Não se pode falar em gestão do conhecimento sem falar de pessoas. Os colaboradores são os que desenvolvem, em suas atividades e relacionamentos, a partir de uma estrutura funcional que favoreça esta função, o desenvolvimento de novos conhecimentos. Para isso, a cultura organizacional da empresa e o seu modelo de gestão requerem ser de alta performance, mais humanizada e participativa.
Os colaboradores devem estar inseridos na responsabilidade de acreditar neste modelo, para que o aprendizado seja estimulado de forma horizontal, sendo compreendido que o conhecimento armazenado e compartilhado dentro da organização permite o desenvolvimento de novos conhecimentos e de novos diferenciais.
DESTAQUE: Segunda carreira – O que é e o que isso tem a ver com você?
É por isso que o líder tem um papel ainda mais importante nas empresas e na competitividade que deve ser acelerada nos próximos anos. Ele será, em uma análise bem simplista, a pedra angular da relação entre a empresa, a sua cultura organizacional e a gestão do conhecimento e os colaboradores.
O líder tem as melhores condições de prever a gestão do conhecimento entre os objetivos estratégicos da organização. Ele também é uma peça essencial na maximização do capital intelectual, na melhoria dos processos internos, na integração de pessoas com processos e tecnologias, na vantagem competitiva e na redução dos custos e tempo no processo produtivo.
Veja também: 18 maneiras de fazer a sua gestão do tempo mais assertiva
Gostou das dicas sobre liderança na era do conhecimento? Deixe um comentário!