Desenvolver boas práticas de liderança a fim de promover a motivação dos funcionários é fundamental para melhores resultados em qualquer empresa, afinal, os colaboradores são grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso de um negócio. Por isso, é importante saber a melhor forma de conduzi-los.
Cada gestor tem sua própria personalidade e isso se reflete no seu estilo de liderar sua equipe. Desde a forma como ele lida com os funcionários, sua experiência e sua capacidade de argumentação, tudo influencia no desempenho e motivação do time.
Confira mais a seguir como liderança e motivação estão diretamente interligadas, os principais estilos de liderança e como liderar melhor uma equipe, de forma mais eficiente.
Existem vários tipos de perfis de liderança corporativa, embora a maioria dos gestores apresentem características de mais de um perfil na forma de lidar com suas equipes, um desses comportamentos acaba prevalecendo. Veja abaixo as principais características de cada perfil de liderança:
Trata-se de um perfil de gestor centralizador, no qual os subordinados costumam ser limitados a apenas seguir ordens, sem abertura para questionar ou dar sugestões. Esse perfil de liderança até pode ser útil com funcionários inexperientes, que precisam de mais direcionamento. Mas esse comportamento controlador costuma desmotivar os colaboradores e tornar o ambiente mais tenso. E, com falta de autonomia, os processos podem se tornar limitados.
Esse gestor costuma considerar que os colaboradores são suficientemente maduros para realizar demandas sem supervisão. Mesmo que essa confiança seja positiva, tanta liberdade também reflete alguns pontos negativos, como a falta de padrão, devido a cada um fazer as atividades do seu próprio modo e isso diminui a qualidade das entregas. Essa falta de direcionamento também pode deixar os profissionais sem um norte, sem saber quais são suas metas e o que devem fazer para atingi-las, além de reduzir os resultados.
O líder democrático costuma envolver toda equipe em suas decisões, sempre aberto a ideias e sugestões. Ao valorizar a opinião dos seus subordinados, o gestor aumenta a motivação deles e melhora o clima. Essa é uma das posturas mais indicadas do mundo corporativo. Mas esse modelo tem uma desvantagem: aqueles que pensam diferente da maioria podem se sentir excluídos do grupo. Nessas situações, cabe ao gestor ter muita sensibilidade para valorizar todas as ideias, mesmo as que não sejam implementadas.
Este perfil de líder tem o foco em despertar o potencial máximo de seus colaboradores, orientando-os a explorarem melhor seus pontos mais fortes. E também procura detectar quais competências do profissional precisam ser melhor trabalhadas, contribuindo para desenvolvê-las. Este líder se atém a delegar tarefas de acordo com as habilidades do funcionário para torná-lo mais confiante a cada evolução.
Aqui o gestor costuma adaptar seu comportamento conforme o nível de capacitação de cada colaborador. Para isso, ele precisa conhecer a maturidade dos funcionários para lidarem com as situações do dia a dia, como autonomia e capacidade de realizar o trabalho e motivação para realizá-lo.
O líder técnico tem grande conhecimento prático, por isso consegue orientar bem seus funcionários para executar tarefas. Mas, normalmente, tem dificuldade em aceitar inovações e, por obter bons resultados fazendo tudo do mesmo jeito há bastante tempo, costuma ter receio de mudar o seu jeito de fazer as coisas e colocar tudo a perder. Para não ficar limitado no nível técnico do trabalho, esse perfil de gestor precisa dar atenção para as habilidades de liderança, como comunicação. Esse tipo de gestor costuma ter ótimos resultados em ambientes de linha de produção.
Esses profissionais são bons em prever comportamentos e tendências, devido à sua alta capacidade lógica e analítica. Também costumam ser muito práticos, orientando seus liderados a trabalhar com eficiência e adotar práticas que otimizam as tarefas. Com isso, conseguem fazer com que o time economize tempo e seja mais produtivo. A maior dificuldade desse líder no dia a dia é o relacionamento interpessoal, já que ele é mais racional e menos emocional. Ter sensibilidade e jogo de cintura para lidar com certos conflitos de trabalho pode ser um grande desafio.
Liderança e motivação estão diretamente relacionadas, pois dependendo da postura do líder, os funcionários podem se tornar mais ou menos engajados, satisfeitos e produtivos. Isso impacta no sucesso da empresa, no clima organizacional, retenção de talentos e nos resultados do negócio.
Se os relacionamentos são ruins, isso pode impactar na qualidade das entregas, o convívio passa a ser nocivo e acaba ocorrendo uma queda no desempenho profissional. Nessas situações, é muito difícil para um líder motivar seus funcionários. Por isso, um bom gestor precisa promover um equilíbrio entre trabalho e comportamento, para manter o engajamento e a produtividade em alta.
Existem habilidades fundamentais para um líder motivar seus colaboradores e, assim, garantir que eles tragam bons resultados para a empresa. Muitas delas são naturais em alguns estilos de liderança, mas todas podem ser desenvolvidas por qualquer tipo de gestor, seja qual for seu comportamento predominante. Confira a seguir as melhores práticas para atingir esse objetivo:
-Comunique-se com clareza e objetividade: Um bom líder deve saber se comunicar com eficiência. Para isso, é preciso ser claro e objetivo ao solicitar tarefas aos funcionários, de modo que eles compreendam perfeitamente o que deve ser feito, qual o prazo de entrega e os impactos daquela atividade para a equipe.
-Reconheça o valor da equipe: Valorize e promova a sua equipe sempre que possível. Parabenize os bons resultados, use palavras de incentivo e crie formas de recompensar a produtividade, como bônus salariais ou elogios públicos. Essas pequenas ações fazem toda a diferença no engajamento do time.
-Estimule a atitude colaborativa: Em um ambiente colaborativo, os funcionários estão dispostos a ajudar os colegas, colocando suas principais habilidades a serviço de toda a empresa.
-Dê feedbacks consistentes: É extremamente importante que os funcionários sejam informados dos resultados das suas ações, para que possam direcionar seus esforços para melhorar seu desempenho.
-Garanta bons benefícios: Além dos benefícios básicos, busque soluções criativas como lanches gratuitos ou uma sala de descanso na empresa. Isso torna o local de trabalho mais agradável para o funcionário se desenvolver melhor. Horários flexíveis e possibilidade de home office são outras sugestões que podem ser pensadas.
-Estimule o crescimento: Quanto mais sua equipe se aprimora, melhores serão seus resultados. Por isso, oportunize treinamentos, cursos e palestras direcionados às dificuldades dos colaboradores, para que eles possam aprimorar suas competências.
Cursos de aprimoramento podem ser um excelente ponto de partida. Conheça os cursos de Liderança e de Gestão de Pessoas do Instituto Fragatha, totalmente online e com certificado de conclusão e saiba como motivar ainda mais a sua equipe de forma eficaz. Tudo isso contribui para construir um clima interno melhor na empresa, estreitar laços com os funcionários e motivá-los para se dedicarem aos objetivos da empresa.