O papel de um bom líder vai muito além de definir objetivos, gerenciar equipes e demandas. Cada vez mais, os líderes precisam desenvolver ações relacionadas à cultura organizacional da empresa, que envolvem pontos como desenvolver o senso crítico e de visão, identificação com os propósitos, orientação e inspiração para os seus liderados.
Se na sua empresa esta relação da liderança com a cultura organizacional da empresa ainda não existe, ou não está suficientemente atuante e fortalecida, confira a seguir como compreender e desenvolver melhor esta relação.
A cultura de uma empresa é criada a partir de valores e comportamentos compartilhados pelos funcionários que lá atuam. Ou seja, na prática, trata-se de um conjunto de regras e padrões que caracterizam os relacionamentos pessoais, profissionais, os padrões de comportamento, postura e gestos junto a este núcleo de pessoas.
Esta cultura costuma ser aprendida/absorvida de forma coletiva e repassada principalmente pela liderança, por ser referência e influência dentro das empresas e nas ações dos funcionários.
Tudo o que um líder faz dentro de uma empresa reflete diretamente na cultura dessa organização: a união, o clima do ambiente, a relação com os clientes e as demandas, entre outros. Trata-se de elementos intangíveis, que incluem, por exemplo, a comunicação aberta, reconhecimento dos funcionários e abertura para uma liderança acessível etc., que contribuem para a cultura de sucesso de qualquer empresa.
Mas, para desempenhá-los de forma eficaz, alguns traços de um estilo de liderança costumam contribuir ainda mais positivamente para reter e desenvolver colaboradores, como:
Estrutura Psicológica: Entregar aos subordinados um escopo claro de trabalho, com orientações específicas e claras quanto as políticas, regras e procedimentos da estrutura organizacional;
Apoio aos Subordinados: Voltado para a satisfação das necessidades da equipe, contribuindo para um ambiente de trabalho acolhedor;
Incentivo à Discussão e Ideias: Abertura de espaço para decisões que levem em consideração as opiniões e sugestões dos colaboradores;
Empatia: Saber se colocar no lugar do outro e ver situações do ponto de vista dela;
Prospecção: Capacidade de prever o que está por vir, com base no que está acontecendo e no histórico do que já aconteceu anteriormente;
Compromisso com o Crescimento Individual: Tratar cada colaborador como uma pessoa única, com valores que vão além de suas contribuições para a empresa.
Ações possíveis para alcançar uma cultura organizacional acima da média
Confira a seguir algumas estratégias para desenvolver uma liderança de impacto:
1. Defina expectativas claras
As pessoas têm melhor desempenho quando seus papéis e responsabilidades são bem definidos pela liderança e melhor compreendidos por todos. Um bom exemplo é desenvolver e disponibilizar um manual para colaboradores, que possibilite reunir regras, posturas, comportamentos e demais questões relacionadas à cultura da empresa, em um único material e de fácil acesso para todos.
2. Seja modelo de comportamento
É fundamental que todo e qualquer líder seja um exemplo a ser seguido, especialmente em relação à cultura organizacional da empresa, que costuma estabelecer políticas específicas do que é incentivado, desencorajado, aceitável ou proibido no local de trabalho. Para isso, conte com os demais setores da empresa, alinhe departamentos, iniciativas e procedimentos que reforcem a cultura da empresa e lembre aos funcionários que eles podem contribuir para essa cultura com sugestões inovadoras.
3. Trabalhe com propósito
O colaborador precisa entender como o papel dele interfere nos resultados da empresa. Por isso, explique como o objetivo da empresa está relacionado ao trabalho específico de cada um da equipe, para desta forma também estabelecer um vínculo emocional com o colaborador, de pertencimento, de que ele faz parte e é peça integrante dos resultados obtidos.
4. Desenvolva habilidades
Forneça todos os subsídios que forem necessários, como ferramentas, recursos, cursos e oportunidades que permitam desenvolver a capacidade de atender às expectativas e se encaixar na visão da cultura organizacional da empresa. Para isso, foque em treinamentos e desenvolvimentos e defina expectativas, mostrando o caminho a seguir, oferecendo o suporte necessário.
5. Cursos
Conheça as soluções de Liderança e Gestão de Pessoas do Instituto Fragatha e saiba mais sobre como relacionar melhor o papel de um líder junto à cultura organizacional de uma empresa. Os cursos e pílulas de conhecimento são EAD e fornecem o conhecimento atualizado e necessário para líderes que buscam resultados de sucesso. Aproveite, confira agora e inscreva-se!