Embora as empresas possam se destacar por utilizar tecnologias de alta geração, oferecer bons salários e potencial para se destacar no mercado, se não souberem criar condições para atrair e reter seus profissionais, o capital humano pode se perder em meio a alta rotatividade ou baixa qualificação de sua equipe.
É aí que entra a prática efetiva da gestão de pessoas, estratégia voltada para estimular o engajamento dos profissionais da empresa e proporcionar as melhores condições possíveis para que eles realizem suas atividades com o melhor desempenho, refletindo em melhores resultados. Por isso, a gestão estratégica de pessoas precisa ser reconhecida como ferramenta capaz de promover a ordem e o bem-estar em benefício de um empreendimento, focando em ações de desenvolvimento constante dos funcionários e promoção do seu bem-estar.
Para isso, os objetivos da gestão de pessoas costumam:
Até pouco tempo atrás, o RH era o único departamento da empresa responsável por realizar a gestão de pessoas. Mas, gradativamente, o setor vem assumindo um papel mais estratégico e parte de suas atribuições foram redistribuídas. Desta forma, os gestores passaram a se tornar os responsáveis por gerenciar suas próprias equipes, necessitando desenvolver competências de liderança e de gestão de equipes.
Desde a contratação até a necessidade de treinamento e capacitação, a gestão de pessoas deve atuar com o intuito de envolver e engajar os profissionais.
Para facilitar este trabalho de acompanhamento e suporte aos gestores, a gestão de pessoas é dividida em setores menores, também chamados de subsistemas, com funções distintas para que as equipes e os gestores saibam a quem se direcionar em caso de dúvidas ou necessidades. Confira!
1 – Recrutamento e Seleção
Contratar a pessoa ideal para o cargo em questão é essencial para qualquer empresa, porque disso depende tanto o aumento da produtividade e da retenção, quanto a redução do turnover.
Para ser o mais assertivo possível, este processo precisa identificar um profissional com capacidade técnica e habilidades adequadas para a função e que também esteja alinhado com os valores da empresa e com a dinâmica e processos internos, para que esta aposta seja certeira e evite sua saída futura.
3 – Departamento Pessoal
Responsável pelos processos burocráticos e as relações trabalhistas dos funcionários. Cabe a este setor assegurar que as leis trabalhistas estejam sendo respeitadas pela empresa.
3 – Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários
Esta é uma estratégia importante para garantir que os colaboradores estejam alinhados e sigam a cultura organizacional da empresa. Porém, existe uma pequena diferença entre desenvolvimento de pessoas e o treinamento: Enquanto o treinamento atende, normalmente, a alguma necessidade pontual ou específica, o desenvolvimento de pessoas visa uma melhoria contínua.
Bons treinamentos costumam gerar resultados mais imediatos e normalmente estão relacionados ao conhecimento mais técnico e prático. Já o desenvolvimento de pessoal tende a gerar resultados a médio e longo prazo, porque estimula mudanças de comportamentos, que podem levar mais tempo a serem identificadas.
Porém, ambas estratégias são positivas, pois refletem no aumento da produtividade, maior motivação e atualizações constantes do capital humano da empresa. Se puder, leve as duas possibilidades para sua empresa, ao invés de optar por uma das duas práticas.
4 – Cargos e Salários
Desenvolver um plano de cargos e salários é uma estratégia importante para engajar e motivar os profissionais de qualquer empresa. Mas, para isso, o ideal é que sejam observados cinco princípios fundamentais:
Além disso, para poder embasar cargos e salários, é preciso estar alinhado com o RH da empresa e com outros fatores, como por exemplo a cultura da empresa, seu momento organizacional, as finanças corporativas e o modo de custeio da organização, entre outros.
5 – Gestão de Benefícios
Empresas que oferecem bons benefícios conseguem atrair e reter seus talentos de forma mais eficiente, reduzindo custos ao mesmo tempo em que promovem maior produtividade e engajamento de seus colaboradores. Afinal, o salário não é o único responsável por estimular a motivação ou a permanência dos profissionais. Por isso, é fundamental desenvolver uma gestão de benefícios bem estruturada, pois além do retorno positivo interno com as equipes, acaba refletindo e fortalecendo a imagem da empresa para o público externo.
Importância da Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoas é responsável, entre outros pontos, por promover o estímulo constante junto aos profissionais para que se desenvolvam e realizem um trabalho que gere os melhores resultados possíveis. Portanto, uma gestão de pessoas eficiente é importante porque tem potencial para:
Se você busca desenvolver melhor o seu conhecimento sobre gestão de pessoas ou para sua empresa, conte com um aprendizado dinâmico, com conteúdo de qualidade e objetivo, através das Pílulas de Conhecimento do Instituto Fragatha e cursos online, com certificado de conclusão. Saiba mais em: https://ead.fragatha.com.br/curso/gestao-de-pessoas/