Voltado para ações internas da empresa, por isso também é chamado de Marketing Interno, o Endomarketing não se limita à comunicação com os colaboradores, mas sim em envolvê-los em estratégias e ações voltadas para alcançar resultados. Ou seja, o Endomarketing é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores e, para isso, realiza campanhas de satisfação, promove o fortalecimento da cultura da empresa, realiza programas de bem-estar e de benefícios para os profissionais, entre outros.
E se antes, todas essas ações de endomarketing eram vistas apenas como um diferencial, atualmente, esta é uma realidade necessária para as empresas que buscam crescer e se destacarem no mercado. Afinal, colaboradores engajados com o crescimento da empresa, refletem em uma redução do turnover e da rotatividade.
O Marketing Interno pode proporcionar resultados muito significativos para as empresas, inclusive tornando-as como referência no mercado por sua reputação junto aos colaboradores. Por isso, a prática do Endomarketing é tão significativa.
Como funciona o Endomarketing
Para que o Endomarketing seja executado da melhor forma, é estratégico alinhar o marketing com a equipe de RH. Este setor tem um contato mais direto com os colaboradores, o que facilita identificar as principais necessidades que eles apresentam e favorece a criação de estratégias e soluções que possam ser colocadas em prática.
Diferenças entre Comunicação Interna x Endomarketing
Apesar da Comunicação Interna e do Endomarketing focarem no público interno, elas se complementam, mas apresentam propósitos diferentes: enquanto a Comunicação Interna é voltada apenas para os processos de informação por canais internos, ao Endomarketing cabe incentivar a interação e o engajamento dos profissionais da empresa. No Endomarketing o foco é na integração, alinhamento de metas, objetivos e feedbacks.
Benefícios do Endomarketing para as empresas
O Endomarketing pode ser aplicado como uma excelente estratégia em qualquer empresa, independente do porte e quantidade de funcionários e, quando bem executado, pode proporcionar:
Com isso, tanto o funcionário quanto a empresa saem ganhando, porque desenvolve-se um potencial de crescimento para ambos, com uma visibilidade positiva e de destaque para a marca.
Ações para motivar colaboradores nos ambientes corporativos
Confira a seguir 13 dicas práticas de ações de endomarketing, indicadas para manter seus colaboradores engajados e alinhados com o propósito da sua empresa.
1. Melhorias na Comunicação Interna
Antes de iniciar o endomarketing propriamente dito, é fundamental desenvolver bem a comunicação interna da empresa, indo além dos quadros murais ou do envio de e-mails. Para isso, é preciso possibilitar um ambiente aberto aos colaboradores para que eles possam dar feedbacks e sugestões para a empresa, fortalecendo a cultura do envolvimento.
2. Políticas de Benefícios
Além dos tradicionais vales, é importante encontrar formas de reconhecer e premiar os colaboradores que realizam ações positivas para a empresa, seja através da bonificação por metas alcançadas, ou alguma premiação aos profissionais que propõem estratégias, soluções, etc. O reconhecimento é uma forma de engajar os colaboradores e motivar ainda mais os profissionais.
3. Ofereça capacitações
Oportunize cursos e treinamentos constantemente para que sua equipe esteja sempre atualizada, assim, a empresa contará com profissionais qualificados e os profissionais terão a possibilidade de se aperfeiçoar.
4. Promova interatividade
Ações que promovem a interação entre os profissionais favorecem a afinidade das relações e estimula um ambiente colaborativo, como por exemplo, ao realizar eventos internos, como confraternizações, aniversariantes do mês, entre outros, com a finalidade de promover a boa convivência e troca de experiências.
5. Campanhas de satisfação
Esta é uma ação fundamental do Endomarketing, pois possibilita compreender vários pontos através da visão dos profissionais da empresa, o que favorece a identificação de soluções necessárias.
6. Promova ambientes agradáveis
É fundamental que os ambientes corporativos contem com ambientes acolhedores para incentivar o compartilhamento de ideias e espaço adequado e com infraestrutura para alimentação.
7. Foque em uma cultura inovadora
Mantenha seus profissionais em constante inovação, possibilitando novas ferramentas de trabalho e adote processos mais simplificados, de modo a criar uma cultura inovadora na empresa.
8. Estabeleça metas
As metas são uma ótima estratégia para promover a motivação dos colaboradores, desde que elas sejam realistas. É uma forma dos profissionais focarem no sucesso coletivo da equipe para alcançar os resultados desejados.
9. Programas de bem-estar
Promover o bem-estar através de ambientes leves e descontraídos é uma ótima solução para manter os profissionais engajados. Seja promovendo momentos de ginásticas laborais, ou disponibilizando espaço para meditação ou um descanso após o almoço ou ainda uma sala de jogos, são iniciativas que oferecem bem-estar aos profissionais e destacam positivamente a empresa, por se preocupar com seus colaboradores.
10. Chefe x líder
Chefes que assumem o papel de líder também motivam e incentivam seus colaboradores. Portanto, foque no papel de líder, abrindo espaço para diálogos e feedbacks, aproximando sua equipe.
11. Promova reuniões mais leves
Ao promover reuniões, busque que sejam mais leves e descontraídas, não focadas somente nos problemas. Isso favorece para que seja mais natural encontrar soluções e estratégias.
12. Feedbacks motivadores
Promova aos funcionários momentos agradáveis, de aprendizado e de trocas nos feedbacks, para o colaborador conseguir identificar suas ações positivas e ser estimulado a melhorar continuamente.
13. Comemore os resultados com todos
Lembra-se das metas? Então, se foram estabelecidas para a equipe, é preciso que os resultados positivos também sejam comemorados com a equipe. Desta forma, os colaboradores conseguem vivenciar a importância de cada ação que praticaram e fazerem parte dos resultados.
Endomarketing x equipe engajada
Todos os pontos acima fazem parte de um processo, que conta com uma peça fundamental: uma equipe totalmente engajada. Então, foque em promover constantemente a motivação dos profissionais de sua empresa com seu crescimento pessoal e profissional. Esse com certeza será um grande diferencial para que a sua empresa vire uma boa referência no mercado.
Uma dica importante: o Instituto Fragatha conta com um compilado de vídeos com mais de 42 horas sobre Endomarketing. São vídeos curtos separados em 9 módulos para que você possa se manter atualizado na área. Confira: https://ead.fragatha.com.br/curso/endomarketing/