Trata-se da integração entre estratégia, planejamento e gestão de uma empresa, a longo prazo, onde, ao aderir a este conceito, o gestor passa a direcionar um norte para a empresa e estabelecer um plano de ação a ser seguido, tanto pelos líderes quanto pelos colaboradores. Ao traçar uma ideia de administração estratégica, as empresas passam a contar com uma série de vantagens, como por exemplo, evitar sua exposição a imprevistos que possam surgir, como problemas com recursos financeiros, capital humano ou o avanço de concorrentes.
Por isso, a administração estratégica tem sido primordial para diferenciar as empresas que fizeram sucesso das que não conseguiram alcançar seu êxito, assim como aquelas que se reinventaram, em comparação às que ficaram estagnadas no tempo. Mesmo que a administração estratégica envolva planejamento, isso não quer dizer que ele não possa mudar ou ser ajustado ao longo do percurso, podendo alterar a estratégia traçada. Caberá ao gestor responsável pelo planejamento estratégico da empresa fazer esta análise de necessidade de mudança ou não. Para isso, ele precisa estar sempre atento às mudanças do cenário do mercado e aos índices, dados e números mais relevantes nas mais diversas ferramentas, para identificar se a empresa está seguindo pelo caminho certo ou se a estratégia precisa ser revista.
A importância do Planejamento Estratégico em uma empresa
Resultado de uma análise de centenas de empresas, o best seller da literatura corporativa “Built To Last”, escrito pelos americanos Jim Collins e Jerry I. Porras, lançado em 1994, aborda a tentativa de descobrir o que caracterizava as marcas de sucesso prolongado e se existia alguma explicação para isso.
Os autores criaram uma série de definições e no final separaram 18 empresas – 3M, Motorola, Disney, Procter & Gamble, entre outras – que na visão deles se encaixavam no conceito de empresas “visionárias”. Segundo eles, essas empresas teriam sucesso duradouro mesmo diante de possíveis mudanças em seus produtos, mercados ou na sociedade em geral, porque seguiam uma série de princípios e processos, desde como uma máquina deveria operar ao que deveria entregar para os consumidores. E como seus colaboradores também tinham esses princípios e essa visão do processo em mente, estavam internamente alinhados para evitar perdas em seus processos.
Mesmo que a tecnologia trouxesse inovações significativas ou mudasse o CEO ou o planejamento fosse diferente do habitual, quem trabalhava nessas empresas poderia sempre se guiar por esses princípios e processos básicos estabelecidos. Isso justifica a importância do planejamento estratégico em uma empresa.
5 Pontos de formulação do Planejamento Estratégico
Baseado no artigo “As cinco forças competitivas que moldam a estratégia”, de Michael E. Porter, confira a seguir 5 pontos importantes a serem observados ao desenvolver o Planejamento Estratégico de uma empresa:
Então, se você é responsável pela gestão estratégica de sua empresa, seja ela de pequeno ou de grande porte, é fundamental responder às perguntas acima para saber a quais riscos ela pode estar exposta e quais são seus pontos fortes.
Análise SWOT
Em português, o SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) se transforma em FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). O propósito ao aplicar a análise SWOT em uma empresa é analisar internamente as Forças e Fraquezas do seu negócio e o mundo externo de Oportunidades e Ameaças para assim identificar onde sua ideia de negócio se encaixa e se é viável.
Ao analisar o ambiente no qual a sua empresa está inserida, você passa a contar com mais subsídios para desenvolver a sua Administração Estratégica.
Missão de empresas conhecidas
A missão de uma empresa é determinante para compreender seu momento presente, seu passado e projetar seu futuro. Veja a seguir a Missão de algumas marcas gigantes mundiais, para ter a dimensão dessa importância:
– Microsoft: Nossa missão é capacitar todas as pessoas e todas as organizações no planeta para que elas realizem mais.
– Google: Organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.
– Grupo Globo: Criar, produzir e distribuir conteúdos de qualidade, que informem, divirtam, contribuam para a educação e permitam aos indivíduos e comunidades construir relações que tornem a vida melhor.
– P&G: Fornecemos produtos de marca, qualidade e serviço superiores, que melhoram a vida de nossos consumidores hoje e no futuro.
– Mercedes-Benz: Trabalhamos para nos manter como a fornecedora número 1 de uma linha completa de veículos comerciais de alta qualidade e de serviços relacionados que excedam as expectativas do cliente. Buscamos continuamente aperfeiçoar nosso negócio de automóveis, fornecendo veículos de alta performance e confiabilidade.
Agora que você já tem maior conhecimento sobre a Administração Estratégica, que tal se aperfeiçoar? Conheça “As Pílulas do Conhecimento” do Instituto Fragatha, um pacote de vídeos para capacitação em administração, que abordam entre outros pontos, a tomada de decisão e a mudança organizacional, em uma visão estratégica que gera capacidade de percepção de vantagens competitivas. Saiba mais acessando https://ead.fragatha.com.br/curso/administracao/ .