Uma alternativa cogitada pela maioria dos profissionais insatisfeitos com sua realidade profissional e a falta de perspectivas em sua área de atuação é a Transição de Carreira. Independe de qual for a insatisfação profissional, quem planeja uma transição de carreira normalmente busca mais do que satisfação, também visa novas perspectivas, desafios, maior rentabilidade, estabilidade ou qualidade de vida.
Apesar desse desejo de mudança, uma transição de carreira exige planejamento e também representa desafios e inseguranças. Confira a seguir como identificar os principais sinais que indicam a necessidade de repensar sua carreira e aderir a uma transição de carreira, e como realizar esse processo da melhor forma.
O QUE É TRANSIÇÃO DE CARREIRA
A Transição de Carreira é o movimento realizado pelo profissional que busca mudanças em sua profissão ou área de atuação, sejam transições pequenas ou grandes. Como por exemplo, no caso de um advogado que atua com direito trabalhista e decide se especializar na área de direito digital para direcionar sua carreira para esse segmento. Nesse caso, trata-se de uma transição dentro de um mesmo campo de conhecimento, o Direito, já que não é preciso realizar outro curso de graduação, e seu conhecimento já adquirido contribuirá como base para a nova área.
Já as transições de carreira mais drásticas ocorrem quando o profissional muda completamente sua área de atuação. No caso de um professor de música que decide aprender programação e atuar em um novo mercado de trabalho.
Nem sempre a transição de carreira é uma escolha, como no caso do profissional ser demitido e, ao encontrar dificuldade para encontrar um novo emprego, acabar necessitando realizar uma transição de carreira para outra área, como única alternativa no momento.
De modo geral, as transições não costumam ocorrer do dia para a noite e necessitam de um processo de médio a longo prazo. Abaixo apresentamos tudo o que envolve a realização de uma transição de carreira e como realizá-la da melhor forma!
O QUE LEVA À TRANSIÇÃO DE CARREIRA
Segundo aponta a pesquisa Re:Trabalho 2020, 63% dos entrevistados já mudaram de carreira e 48% pretendem mudar no próximo ano.
Esse desejo de mudança se deve, principalmente, às pessoas estarem menos apegadas à estabilidade e mais dispostas a vivenciar novas experiências. A pesquisa ainda aponta outras razões como: falta de oportunidades ou de crescimento dentro da empresa, insatisfação em relação ao salário, às condições de trabalho e à ausência de um plano de benefícios ou de carreira, além de novos interesses profissionais e busca por maior qualidade de vida. Ou seja, ao desejo de dedicar-se menos ao trabalho, para priorizar mais tempo à vida pessoal.
3 ESTÁGIOS DA TRANSIÇÃO DE CARREIRA
O processo de transição de carreira pode ser dividido em três estágios:
1 – O sentimento de desconforto, seja com a área de atuação, o mercado de trabalho, questões pessoais ou financeiras;
2 – A separação, quando ocorre a escolha de largar o emprego atual e não retornar mais à essa área, que exige muito desapego de toda jornada realizada até então;
3 – E a transição de carreira em si, que começa quando o profissional passa a explorar o novo mercado de trabalho, se matriculando em cursos, candidatando-se para novas oportunidades ou começando seu próprio negócio.
MOMENTO IDEAL PARA FAZER UMA TRANSIÇÃO DE CARREIRA
Antes de optar pela transição de carreira, observe se esse desejo de mudança não está sendo confundido com uma maneira de tentar fugir dos problemas, como uma insatisfação com os colegas ou gestor, ou uma desmotivação com um projeto específico, situações que podem ser resolvidas simplesmente procurando outro lugar para trabalhar ou conversando internamente para solucioná-las. Afinal, uma transição de carreira é mais complexa do que uma simples troca de emprego e envolve mais questões, como quando ocorre:
Cabe ao profissional avaliar quais desses sinais estão ocorrendo e qual sua intensidade para então decidir se irá ou não apostar na transição de carreira. Também é importante observar a resistência às mudanças, quando a pessoa evita enxergar os sinais e tem uma expectativa irreal de melhora da situação atual. É importante avaliar sempre o que proporcionará mais estabilidade e satisfação. No caso de haver um receio quanto aos riscos desta mudança, vale aderir a uma transição gradual, experimentando a nova área aos poucos, para testar se vale a pena.
5 PASSOS PRÁTICOS PARA UMA TRANSIÇÃO DE CARREIRA COM SUCESSO
De maneira geral, uma transição de carreira ideal exige um bom planejamento, exceto quando for forçada, como no caso de uma demissão, e neste momento não haja tempo para planejar novos rumos profissionais, necessitando decisões mais imediatas.
Então, considerando uma transição planejada, confira a seguir as etapas que costumam envolver uma transição de carreira:
1. Amplie sua visão de carreira e profissão: Você pode tanto permanecer na mesma profissão e mudar carreira, como no exemplo já citado do advogado que atua na área de direito trabalhista e decide se especializar na área de direito digital, redirecionando assim sua carreira, ou mudar de profissão dentro da mesma carreira, se o objetivo da carreira for mais importante do que as atividades profissionais realizadas no dia a dia.
2. Faça uma retrospectiva: Revise sua trajetória profissional e avalie o que deu errado ou não gostava e o que havia de bom, para avaliar o que e possa aproveitar na nova carreira.
3. Avalie as opções: Quais são as possíveis carreiras e os pontos positivos e negativos de cada uma, priorizando áreas promissoras, com boas perspectivas de colocação.
4. Especialize-se: Procure descobrir quais cursos e/ou conhecimentos teóricos e práticos são os mais recomendados para a área que optar.
5. Procure colocação: Não se limite a enviar currículos, procure desenvolver e fortalecer sua rede de contatos.
7 MITOS SOBRE A TRANSIÇÃO DE CARREIRA QUE VOCÊ PRECISA SABER
Alguns mitos são comuns quando se fala em transição de carreira e podem acabar afetando o entusiasmo de quem idealiza realizar uma transição. Para não deixar se abater com eles, é importante conhecê-los de antemão. Veja os principais mitos da transição de carreira:
PRINCIPAIS DESAFIOS DO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
Assim como há vantagens ao migrar para uma nova carreira, também há desafios que podem dificultar um pouco esta mudança:
COMO SE CAPACITAR E DESENVOLVER NOVAS COMPETÊNCIAS
A falta de experiência na área é sempre um fator dificultante para conquistar uma oportunidade profissional. Para compensar essa falta de experiência na nova área, invista em conhecimento e qualificações para conquistar sua primeira oportunidade.
Para isso, procure por instituições reconhecidas e por cursos que favoreçam seu conhecimento e currículo, como o Instituto Fragatha. Conheça as opções de cursos disponíveis.
4 DICAS PARA ALCANÇAR O SUCESSO NA NOVA CARREIRA
Separamos 4 DICAS para alcançar sucesso após a recolocação profissional:
1- Busque referências: Procure conversar com pessoas que já passaram por transições semelhantes e busque se inteirar sobre tudo que elas compartilharem com você.
2- Mais conhecimento: Especialize-se, informando-se com o que há de mais atual e inovador na área.
3- Amplie seu Networking: Aumente sua rede de contatos, participando de eventos, cursos e treinamentos na área.
4- Planeje sua transição: Estabeleça um prazo para deixar o seu emprego atual para que essa mudança seja feita de forma segura. Se for possível, tente conciliar as atividades atuais com as qualificações para a carreira desejada.
CONCLUSÃO
De modo geral, é preciso ter consciência de que tomar a decisão de realizar uma transição de carreira não precisa ser algo definitivo. Mas se você estiver em dúvida sobre realizar ou não uma transição de carreira, e sentir necessidade de contar com um auxílio para tomar esta decisão ou orientá-lo em como realizar este processo, procure profissionais especializados. Conte com os profissionais de Coaching do Instituto Fragatha. No site é possível avaliar o perfil e currículo de cada um deles e selecionar aquele com quem deseja um atendimento de coaching personalizado. Todos eles são especializados em múltiplas áreas do conhecimento e também atuam com excelência no desenvolvimento humano, competências comportamentais e soluções com metodologias únicas, capazes de aprimorar suas competências profissionais.
Acesse e conheça a equipe de Coaches do Instituto Fragatha.