A gestão de carreira é a estruturação de um plano de desenvolvimento profissional para os colaboradores de uma empresa. Esta prática proporciona oportunidades de crescimento aos profissionais e costuma ser bastante valorizada por eles, especialmente no momento em que buscam empresas onde gostariam de trabalhar ou dar preferência na escolha entre diferentes ofertas de vagas. Isso porque, hoje, além de um bom salário, os melhores profissionais costumam buscar também um ambiente de trabalho satisfatório, além de oportunidades de crescimento proporcionadas pela empresa.
Assim, a possibilidade de crescimento profissional é hoje um forte atrativo nos processos de captação e retenção de talentos. Por isso, cada vez mais empresas estão investindo no desenvolvimento de planos de carreira ou de desenvolvimento profissional, o que reflete em um ambiente benéfico tanto para o negócio quanto para seus colaboradores.
Para isso, a gestão de carreira envolve uma série de práticas que visam a estruturação do processo da trajetória do profissional para prepará-lo para novas responsabilidades, cargos mais elevados. Por isso, a gestão de carreira precisa ser pensada a longo prazo, pois envolve todo o preparo e desenvolvimento do profissional.
Ao iniciar um planejamento de gestão de carreira, é preciso ter em mente o objetivo a ser atingindo e, com ele definido de forma clara, é possível planejar o caminho para alcançá-lo, o que facilita todo o processo para focar no desenvolvimento das competências necessárias do profissional: técnicas e comportamentais. Confira mais a seguir:
As competências técnicas podem ser desenvolvidas através de cursos de capacitação, workshops e outras formas de aprendizado, de modo a dominar a execução de tarefas e ferramentas atribuídas ao cargo do profissional.
Ou seja, trata-se de tudo que pode ser aprendido e aplicado a partir do estudo. Porém, estes conhecimentos de forma isolada não são o suficiente, sendo necessário o equilíbrio de suas aplicações alinhadas à uma prática comportamental.
Diferentemente das competências técnicas, que podem ser aprendidas a partir de cursos e demais estudos, as competências comportamentais são desenvolvidas através das próprias experiências profissionais, como por exemplo a capacidade de trabalhar em grupo, ou de liderança.
Ou seja, as competências comportamentais estão relacionadas à vivência e é preciso compreender e levar isso em consideração ao planejar a carreira, sem pular etapas necessárias para o amadurecimento profissional.
Desenvolver-se profissionalmente é uma forma eficiente do profissional melhorar o reconhecimento do seu trabalho e também novas oportunidades. Porém, nem todos sabem como alcançar esse objetivo, por isso a importância da gestão de carreira, que nada mais é do que uma ferramenta para aperfeiçoar as competências técnicas e comportamentais do profissional, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional. Ou seja, a gestão de carreira e o desenvolvimento profissional andam juntos e dependem mutuamente um do apoio do outro, beneficiando tanto o colaborador quanto a empresa.
Confira a seguir como as empresas também são beneficiadas ao implantar políticas e técnicas de gestão de carreira para seus profissionais:
A principal consequência ao implantar o gerenciamento de carreira é a qualificação dos colaboradores, ou seja, a empresa só tem a ganhar com uma melhora gradativa no desempenho de seus profissionais, que reflete de forma positiva como um todo.
Com o incentivo de uma gestão de carreira, o colaborador potencializa o desenvolvimento de suas competências técnicas e comportamentais e tende a cometer menos erros e propor melhores práticas na solução de problemas.
Colaboradores satisfeitos com seu desempenho profissional tendem a ser mais motivados, o que contribui para um ambiente positivo, em busca de constante melhoria. E a qualificação das equipes permite que elas tenham uma visão mais aprofundada das tarefas que realizam, melhorando ainda mais os resultados.
Além de buscar um salário condizente com as responsabilidades a serem exercidas, bons profissionais preferem optar por vagas em empresas que os valorizem e possibilitem seu crescimento profissional. Ou seja, a prática de uma gestão de carreiras, também conta como uma boa vantagem competitiva na hora de atrair os melhores profissionais para sua empresa.
Assim como na captação de bons profissionais, a gestão de carreiras também é fundamental para que eles queiram permanecer na empresa, o que reduz a taxa de rotatividade e evita novos processos de contratação e treinamentos de substitutos.
Para isso, além destes profissionais permanecerem, a gestão incentiva o desenvolvimento para que também possam assumir cargos mais altos ao longo do tempo.
Confira a seguir 4 dicas fundamentais e bem práticas para implantar na sua empresa.
Filtre o processo de seleção para contratação profissional, de modo a focar nos candidatos que melhor se encaixam nos objetivos e valores que você busca para contribuir com sua empresa.
Ao estruturar a gestão da sua empresa, é fundamental entender quais competências precisam ser desenvolvidas em cada setor, compreender as especificidades de cada cargo e aplicar o procedimento adequado para a qualificação profissional.
Ao prever a possibilidade de um profissional exercer outros cargos na empresa, é preciso estabelecer com antecedência os caminhos que este profissional deverá seguir, quais critérios serão analisados para uma possível promoção, o tempo necessário para a conclusão deste processo e transmitir isso de forma transparente.
Acompanhe de perto os profissionais, defina indicadores de performance e encoraje a prática de feedbacks. Ao adotar em sua empresa uma política voltada à gestão de carreira, promove-se uma boa vantagem competitiva para atrair novos talentos no mercado. Visto que a oportunidade de crescimento é um fator motivacional e que incentiva a permanência na empresa.
As empresas têm um grande papel no desenvolvimento de seus colaboradores. Em pesquisa feita pela Deloitte, 73% das pessoas entrevistadas consideram que as organizações são as principais responsáveis pelo desenvolvimento da força de trabalho, ou seja, a empresa desempenha um papel muito significativo na preparação das pessoas.
Para se ter colaboradores bem preparados e aptos a desempenharem diversas funções, é preciso promover o desenvolvimento profissional dessas pessoas, levando em consideração as necessidades dessas pessoas e dos negócios. Essa pluralidade de conhecimentos pode ser desenvolvida com treinamentos como proposta de valor, planejamentos bem alinhados aos objetivos da empresa e estruturas que gerem bons resultados para ambas as partes.
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