Muitos gestores ainda pensam que é obrigatório ter que optar entre alcançar bons resultados financeiros para o futuro de sua empresa ou contribuir para um mundo mais sustentável. Porém, muito se enganam com esta forma de pensamento, já que hoje se sabe que ambos caminhos podem ser trilhados de forma conjunta, obtendo sucesso e resultados ainda melhores, do que de forma isolada. Isso por que, ao contrário do que se imaginava anteriormente, um não exclui ou prejudica o outro, necessariamente. E cada vez mais, estar atento e engajado às causas ambientais, assumir responsabilidades sociais e adotar melhores práticas de gestão, na verdade contribuem como fatores que favorecem o desempenho e reconhecimento das empresas. Mas, afinal, você sabe como organizar e realizar isso?
O Planejamento Estratégico é um exercício de projetar o futuro de uma empresa. Considerando o mundo mudou e com ele ocorrem movimentos constantes relacionados principalmente à inovação e aos novos canais e formas das empresas se comunicarem com seus públicos alvo, nos mais diversos segmentos, consequentemente, o modo como os gestores enxergam seu próprio negócio também mudou. A tecnologia aproximou as pessoas, tornando o mundo hoje muito mais relacional do que transacional, o que nos obriga a nos comunicarmos e interagirmos em tempo real.
Por isso a importância de rever o Planejamento Estratégico da empresa, que também vem evoluindo, evoluindo para o chamado Pensamento Estratégico. No passado, as empresas eram vistas como sistemas auto-reguláveis. Porém, no contexto atual, as empresas são componentes de um processo complexo e sistêmico, interagindo com mercados que se comportam de maneira randômica, nunca de forma linear ou previsível.
Ou seja, atualmente, um Planejamento Estratégico por si só não garante um destino feliz para a empresa. É importante a internalização do Pensamento Estratégico, pois enquanto o Planejamento é um processo de análise, a Estratégia é um processo de criatividade com base em soluções inovadoras onde entra o componente Pensamento Estratégico. E para isso, pensar estrategicamente é visualizar a realidade por todos os ângulos possíveis, buscando soluções em tom cada vez mais inovador, e que elevem a empresa a uma posição de competitividade sustentável.
Se você se interessou pelo assunto, mas não tem ideia por onde deve começar a trilhar ou reprogramar o rumo da sua empresa, procure analisar as empresas vencedoras que você conhece ou admira e note que todas apresentam estratégias originais e inovadoras. Com o surgimento do Uber, os sindicatos de taxistas exerceram pressão sobre essa atividade tentando enquadrar como serviço irregular, enquanto que na Ásia já se trabalhava com carros sem motoristas.
Inclusive, é possível afirmar, de maneira geral, que a concorrência já não é mais com empresas do mesmo ramo ou produtos e serviços do mesmo ramo. Isso porque, pensar estrategicamente é enxergar o invisível. É enxergar oportunidade onde todos só encontram dificuldades.
As observações sobre como desenvolver o Planejamento Estratégico por meio do Pensamento Estratégico podem ser resumidas em 10 princípios básicos:
Ainda são poucas as empresas que realmente dão valor à questões ao estabelecimento de sua própria visão, missão, objetivos, crenças e valores. Primeiramente, é preciso considerar que estas definições não devem ser vistas apenas como simples rótulos, mas devem ser verdadeiras, realistas e praticáveis. Em segundo lugar, agregue à sua empresa, somente profissionais que apresentam o perfil alinhado e compatível com as definições da sua empresa.
Se a visão, missão, objetivos, crenças e valores de sua empresa forem realistas, o próximo passo será avaliar o seu Posicionamento Competitivo. Em pleno 2021 ainda há empresas que subestimam o potencial dos concorrentes e minimizam as ameaças do mercado. Mas, vale lembrar que competitividade é saber fazer alguma coisa que só você saiba fazer e que represente valor a um grupo expressivo de clientes.
Ao alinhar o comprometimento de todos na empresa com os objetivos, crenças e valores, forma-se um grupo de profissionais sintonizados, para alcançar juntos soluções inovadoras, que poderão representar “a diferença que faz a diferença”. E este alinhamento são se limita à equipe da empresa, o pensamento estratégico pode ser estendido aos principais fornecedores, distribuidores e clientes da empresa, que podem ser convidados a participar desse exercício.
Abra espaço para que sua equipe se sinta à vontade para expressar opiniões e visões sobre os fatos. Lembre-se que se há conhecimento de causa, alto poder de observação e curiosidade constante, diferentes opiniões podem contribuir para a solução de um problema complexo.
Ao pensar no futuro da empresa e no futuro de todos, é importante e necessário que haja um senso coletivo de comprometimento com os resultados. Afinal, se os resultados forem positivos, todos serão merecedores dos benefícios e, se forem negativos, caberá a todos arcar com o ônus.
Ao migrar/aderir ao Pensamento Estratégico, é natural que surjam lideranças entre as equipes da empresa. Por isso, considere contar com estratégias inovadoras, que implicam em mudanças expressivas, assim, somente os verdadeiros líderes poderão assumir os novos caminhos da empresa.
Uma regra básica na área de gestão defende que para ganhar/vencer é preciso deixar para trás tudo aquilo que não está relacionado com a Estratégia. Pensando dessa forma, na medida que as mudanças exigem novas posturas, também se faz necessário rever os processos, a estrutura organizacional e, principalmente, contar com pessoas que estejam realmente alinhadas às novas competências.
Estude e considere todas as variáveis em questão, tanto as visíveis como as não visíveis. Porém, em um cenário de mudanças constantes, é necessário colocar em prática todas as estratégias, tão logo estiverem claramente definidas, afinal, em se tratando de Planejamento Estratégico, o “timing” é fundamental.
Se tudo aquilo que não se consegue medir, também não é possível controlar, faz-se necessária a implantação de medidores precisos e eficazes. Desta forma, diante de um cenário caótico, você terá melhor controle sobre a situação.
É inevitável, se nós e as empresas da qual integramos não mudarem para se adaptar às novas realidades, gradativamente nos auto-excluiremos do mercado, que é dinâmico, mutável e em constante mudanças. Por isso, os gestores e a empresa como um todo, também precisam estar prontos, para mudar tudo o que for necessário e antecipar-se em relação aos concorrentes.
E para estar preparado é preciso investir no seu crescimento pessoal e profissional para alcançar um desenvolvimento sólido, e assim, o sucesso e a satisfação pessoal.
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