As habilidades essenciais para um bom profissional estão frequentemente em debate no meio corporativo. Por isso, realizar um bom mapeamento das competências destes profissionais é extremamente importante para identificar não só suas habilidades técnicas, mas também outras aptidões, como postura e comportamento emocional. Essas habilidades, são bastante conhecidas no meio de recrutamento e seleção como hard skills e soft skills e, cada vez mais são utilizadas para identificar as melhores habilidades dos profissionais e aquelas que necessitam ser aprimoradas, para torná-lo mais capacitado e competitivo, seja para quem já está no mercado de trabalho, ou aqueles profissionais que estão em busca de uma recolocação.
Vale destacar que o termo skill, em inglês, pode ser traduzido como habilidade, ou seja, tanto hard skills quanto soft skills referem-se às habilidades de um profissional. Confira a seguir e compreenda melhor a diferença entre hard skills e soft skills para identificar e desenvolver melhor suas habilidades profissionais, seja para conquistar uma vaga de emprego, ou até mesmo ser promovido.
As Hard Skills são as habilidades profissionais que podem ser quantificadas/numeradas, seja através de testes práticos ou com o registro de diplomas, certificados de conclusão de curso, ou ainda na habilidade ou habilitação para operar um determinado software ou maquinário, entre outros.
Já as Soft skills são mais difíceis de serem avaliadas e mensuradas, porque estão relacionadas à forma como o profissional se relaciona com outras pessoas, como seu comportamento, postura, posicionamento, inteligência emocional, etc. Por focar em características subjetivas, essas habilidades são avaliadas em entrevistas e, principalmente, na observação do dia a dia, na forma como as pessoas trabalham. Entre as principais soft skills observadas no mercado de trabalho e valorizadas por recrutadores e gestores estão: flexibilidade, comunicação interpessoal, liderança, paciência, persuasão, priorização, ética, positividade, proatividade, resiliência, resolução de conflitos, confiança, criatividade, organização, entre outras.
Apesar de certificados e diplomas das hard skills serem decisivos e também o primeiro passo para valorizar um currículo em um processo seletivo, as empresas tem reconhecido cada vez mais as soft skills, que aumentam a competitividade e também podem ser decisivas no momento de promover ou contratar um profissional, ao avaliar seu comportamento diante de diferentes situações.
As soft skills são mais difíceis de serem ensinadas e de serem medidas, por se tratarem do resultado de tudo que o indivíduo vivenciou em seu meio psicossocial, ou seja, toda sua experiência de vida e, podem estar mais ligadas à personalidade das pessoas. E estas competências podem inclusive vir a atrapalhar o profissional no desempenho de seu cargo, ou para pleitear alguma promoção, como por exemplo no caso do profissional ter habilidades de hard skill (habilidades técnicas) incontestáveis, mas não apresentar um bom relacionamento (soft skill) com seus colegas ou com clientes.
Já as hard skills são habilidades técnicas, que podem ser aprendidas e facilmente quantificadas, trata-se basicamente do conhecimento adquirido em sala de aula, em cursos, livros e até mesmo treinamentos técnicos do trabalho sobre como operar uma máquina, ou como realizar uma atividade específica.
Obviamente não podemos abdicar das hard skills, por atestarem as qualificações técnicas necessárias para exercer determinada função. Entretanto, para as empresas, as soft skills também tem recebido sua devida atenção e importância, ou seja, ambas são importantes e uma não pode ser priorizada em detrimento da outra. Os profissionais precisam ter em mente que, para alcançar o sucesso desejado em sua área de atuação, não pode negligenciar nem uma, nem a outra, pois quem estiver melhor preparado é que irá se sobressair e se destacar.
Isso porque, os dois conceitos, soft skills e hard skills, contribuem para que os gestores possam identificar quais as principais habilidades e aptidões de cada profissional, tanto as habilidades de caráter comportamental, como as habilidades técnicas. Ou seja, na prática, ambas são fundamentais para o bom desempenho profissional e reconhecimento da empresa, porque quanto mais um profissional conseguir reunir desses dois grupos, melhor candidato e profissional ele será e consequentemente conquistará maior reconhecimento e valorização.
Confira a seguir algumas dicas práticas para desenvolver melhor suas hard skills ou de sua equipe:
Aqui, é fundamental conhecer algumas das melhores práticas para desenvolver as soft skills da equipe na organização, confira:
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