Você já parou para analisar que a produtividade da sua empresa pode estar diretamente relacionada à motivação da sua equipe? É fato, que uma equipe desmotivada acaba produzindo menos e com menos qualidade, mas pode ser difícil para um gestor reconhecer de imediato. Porém, identificar a relação entre motivação e produtividade pode ser fundamental para melhorar os resultados de uma empresa.
Ao falar de motivação, muitas perguntas vêm à mente, como: “O que é motivação?” “O que fazer para motivar uma equipe?”, “Como melhorar a produtividade e os resultados obtidos?”, “Será que a culpa é sempre do gestor?”, entre outras.
E a resposta para todas elas, se resume a saber identificar até que ponto a motivação pode comprometer a produtividade de um profissional.
O conceito de motivação reúne um conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, que determinam o tipo de conduta praticado por alguém, podemos concluir que motivar ou manter-se motivado pode ir muito além do que se imagina, pois está diretamente associado a fatores como desejo, frustração, decepção, alegria, tristeza, fatores esses que podem ter a sua intensidade alterada de profissional para profissional, a cada momento, a cada ação ou situação.
Sem dúvidas, um dos maiores desafios das organizações hoje, é criar um ambiente de trabalho motivador para os seus funcionários. Estudos revelam que a motivação dos colaboradores é um fator diretamente ligado à produtividade, já que colaboradores motivados e satisfeitos tendem a estar mais dispostos para o trabalho e a alcançar as metas da empresa.
Para desenvolver a motivação dos colaboradores, a empresa deve praticar ações que proporcionem a satisfação de seus colaboradores, de modo que todos realizem suas funções buscando o melhor rendimento possível em suas tarefas. Para isso, é essencial compreender que uma boa empresa para se trabalhar, na visão dos colaboradores, não seja necessariamente aquela que paga melhor, mas sim um local de trabalho que ofereça integração, momentos de descanso, metas flexíveis, transparência, reconhecimento e sensação de justiça.
Por isso é tão importante que gestores e colaboradores trabalhem unidos, assim, as chances dos objetivos da empresa serem alcançados serão bem maiores. Confira algumas dicas para motivar a sua equipe:
É natural que as empresas busquem constantemente que seus funcionários alcancem seu nível máximo de produtividade. Mas para trabalhar de forma eficiente, as pessoas têm necessidade de estarem motivadas para se realizarem profissionalmente. Enquanto algumas pessoas são motivadas pelo dinheiro, outras são motivadas pelo reconhecimento profissional, confiança na execução de suas funções, entre outros fatores que variam, de pessoa para pessoa
Reforçando a importância da motivação para melhor rendimento profissional, uma pesquisa realizada com mais de 30 mil pessoas, pela Right Management, uma consultoria de recursos humanos americana, identificou que funcionários motivados podem produzir até 50% a mais.
Além do aumento da produtividade, amplamente reconhecido em uma equipe motivada, confira a seguir mais benefícios que a motivação pode trazer para o ambiente profissional:
Considerando tanto benefícios apresentados ao contar com uma equipe motivada, totalmente alinhada com as pretensões da empresa, é essencial definir medidas para que os colaboradores se mantenham estimulados a continuem proporcionando o seu melhor.
Para isso, é necessário identificar quais são as reais necessidades das pessoas. Uma ótima forma de buscar esse entendimento é através da Hierarquia das necessidades de Maslow. Através dessa teoria, Abraham Maslow categoriza as necessidades humanas através de uma pirâmide, em que na base encontram-se as mais primordiais e, no topo, as mais complexas. Veja a seguir 5 dicas práticas para manter sua equipe motivada e alinhada com os interesses da empresa:
É muito importante a criação de metas para que o trabalho tenha um foco. Esse foco deve ser muito bem esclarecido para toda equipe, pois irá nortear todos os processos.
Estabeleça uma meta realista e defina claramente o prazo de entrega do trabalho proposto. Este estabelecimento de metas e prazos faz com que as pessoas se sintam parte importante do time e se dediquem a cumpri-las.
Dentro do ambiente de trabalho é muito importante reconhecer o esforço de toda a sua equipe. Um dos maiores motivos de insatisfação entre os colaboradores é a falta de clareza da empresa em reconhecer a importância do trabalho de seus funcionários.
Medidas simples, como elogios e feedbacks produtivos, têm um efeito muito positivo na motivação e produtividade das equipes. O reconhecimento é uma ótima forma de inspirar as equipes.
A escuta ativa faz parte de um bom gerenciamento de pessoas. Sempre que um colaborador procurar por um gestor, ele deve demonstrar interesse em ouvir e ao final da conversa, dar um feedback sobre o que entendeu.
Parte importante na manutenção da motivação é manter o clima organizacional adequado, em um ambiente de trabalho organizado e funcional, onde as pessoas saibam onde localizar ferramentas e documentos que possam precisar para trabalhar.
Manter o equilíbrio entre o trabalho e os momentos de lazer é muito importante, pois quando sobrecarregadas, as pessoas não conseguem realizar um trabalho tão bom. Por isso, para manter uma equipe motivada, é necessário promover curtos intervalos de descanso, em ambiente reservado da empresa, adequado para isso.
Com todas estas dicas em mãos, tente identificar o que motiva sua equipe e viabilizar esta motivação, e analise se a produtividade de todos aumenta, proporcionalmente à motivação proporcionada.