Considerar o poder de compra do seu público-alvo é algo recorrente em estratégias de gestão e de marketing. Pelo menos até há alguns anos, isso bastava na hora de criar estratégias, seja nos meios digitais ou no mundo presencial. No entanto, cada vez mais se fala no tempo dedicado do público como fator essencial para o desenvolvimento destas estratégias. O que mudou? O que isso significa? Veja mais a seguir!
A grosso modo, podemos dizer que o poder de compra é um indicador usado por muitos segmentos. Ele pode indicar a saúde econômica de um país bem como a capacidade de compra de um público-alvo.
Se um grupo compra menos do que antes ou se não consegue adquirir os itens de necessidade básica ou mesmo um bem que bem pesquisando, é um indicativo de que os valores estão em desequilíbrio.
Por outro lado, se o poder de compra é grande, as empresas podem ter problemas para darem conta da demanda.
O poder de compra é um item essencial para compreender melhor o seu público. E a partir disso criar estratégias para vender mais e ter mais resultados. Por muito tempo, deu-se a este indicador grande importância, sem considerar outros aspectos, mais qualitativos e pessoais.
Se você já é um empreendedor e faz o planejamento do seu negócio há algum tempo, sabe que para entender o público-alvo há outras influências que levam as pessoas a comprarem. Ou seja, como as variáveis pessoais (atitudes, motivações, necessidades, etc.), as variáveis permanentes (personalidade, estilo de vida, etc.) e as variáveis sociológicas e psicológicas (grupo, classe social, etc.).
Cada vez mais surgem novas variáveis que devem ser consideradas, uma vez que o mercado não para de crescer. Com quase 1/3 da vida conectados com o mundo digital, surge o fator tempo dedicado, que segundo os especialistas, se sobrepõem ao poder de compra: é o tempo dedicado, ou seja, é o poder de atenção dedicada e do seu tempo disponível do usuário e do público.
O tempo é um recurso cada vez mais importante na vida de pessoas e rotina de empresas. Com um mundo cada vez mais integrado com os meios digitais, a atenção das pessoas e o tempo dedicado destas é um indicador de seus interesses. E implica ações de marketing, tecnologia, vendas e outros setores das empresas que desejam atingi-las enquanto público.
Onde está a atenção de alguém está o seu esforço e o seu empenho. Estão as suas necessidades, prioridades e a possibilidade de sua interação. O tempo e a atenção dedicada dos usuários passou a ser um fator estratégico importante. No Brasil, passa-se mais de 9 horas conectado aos espaços digitais, com atenção na realização de diversas tarefas – segundo esta pesquisa.
As novas tecnologias trouxeram ainda a necessidade de obter experiências positivas nos meios digitais e fora deles e passou-se a ver o cliente de forma menos agressiva e impositiva que há alguns anos atrás.
E começou-se a criar novas estratégias para entender o seu comportamento, desejos e a forma como gasta o seu tempo nestes contextos.
No caso do meio digital, tecnologias como práticas disrruptivas, análise preditiva, machine learning e Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data e outros conceitos são cada vez mais aplicada. Isto é, para compreender aonde está a atenção dedicada e a aplicação do tempo das pessoas para atender as suas mais variadas necessidades e desejos.
As tecnologias conseguem levantar onde está a atenção do público e indicar soluções que muitas vezes as pessoas nem têm a clareza que possuem um interesse. Considerando o tempo dedicado e a atenção das pessoas é possível criar e prever tendências e antecipar ações.
De um lado, há a multidisciplinaridade do marketing, das vendas, do setor financeiro da empresa e da gestão pautados nas novas linhas tecnológicas para criar estratégias mais assertivas em um mercado cada vez mais acirrado. De outro, há a pessoa que integra o seu público, cada vez mais conectada e preocupada com as suas experiências pessoais.
Experiências novas e gratificantes, novas sensações e prazeres, recordações e impulsos, pessoas curiosas independentemente de sua situação financeira, comparações, oportunidade de interação, entre outros atributos devem estar em pauta na hora de criar estratégias, plano de negócio, modelos de negócio, desenvolvimento de produto e planejamento estratégico da sua empresa. Tudo isso requer tempo dedicado do público. E este tempo pode ser analisado e utilizado como um indicador estratégico.
Em 2021, observar o tempo dedicado das pessoas que compõem o seu público pode ser uma saída para criar estratégias e ações mais ágeis e enxutas em todos os sentidos.
Seja na aquisição de novos investimentos, no desenvolvimento da marca no meio digital, no tipo de análise adotada para compreender os seus consumidores, no esforço em oferecer uma experiência de excelência para as pessoas, e muito mais.
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Então, o que achou das dicas sobre poder de compra e tempo dedicado? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga o Instituto Fragatha no Instagram!