Apesar de ser uma pessoas conturbada quanto aos seus relacionamentos pessoais – e ser lembrado por isso por aqueles que trabalharam ou conviveram com ele – Steve Jobs deixou muitas lições para quem quer inovar, empreender, desenvolver carreira, liderar e até mesmo ser mais criativo, principalmente ao lidar com as intempéries. Selecionamos 10 coisas que você deve aprender com Steve Jobs e apresentaremos a seguir. Confira!
Steve Jobs tinha um temperamento difícil muitas vezes no ambiente de trabalho. No entanto, ele reconheceu as suas falhas e até fez Coaching e terapia para poder ser menos impulsivo no relacionamento pessoal. Mas a lição que ele deixa em relação ao trabalho de equipe é saber dividir responsabilidades em um projeto. Ele era bastante participativo em seus projetos, mas sabia escolher bem o seu time e dividir responsabilidades.
Steve Jobs era um pesquisador. Um buscador. Sempre fazia pesquisas sobre as soluções já existentes e, ainda mais, sobre a viabilidade daquilo que ainda nem existia. Tome o hábito de pesquisar muito antes de tomar a decisão.
A Apple sempre foi conhecida por ter poucos projetos, mas todos muito bem executados. Isso se deve à dedicação e ao foco naquilo que realmente importa.
Steve Jobs nem sempre teve sucesso. Mas o importante é que insistiu em tudo o que acreditava. Além disso, quando perdeu a diretoria da empresa que ele próprio fundou, por movimentos de investidores contra ele, Jobs não se deu por vencido.
Afastou-se e desenvolveu outras empresas neste meio tempo, com muito sucesso, como foi o caso da Pixar, hoje pertencente à Disney. Com o tempo, retornou à Apple e pode despedir ou afastar todos aqueles que foram contra ele. Além disso, se assumiu como CEO. Ele também recomeçou projetos do zero, como o MacOS X.
Os clientes geralmente não sabem o que querem até você apresentar algo a eles. Crie novas tendências e seja uma referência no mercado. Pois se você não fizer, alguém o fará.
Há profissionais ótimos e medianos em todas as profissões. Foque em atrair os melhores talentos para o seu projeto.
Steve Jobs estava sempre se envolvendo com profissionais de diferentes idades e diferentes situações. Ele entendia que os insights são mais volumosos quando as experiências às quais você está envolto são mais diversas.
Jobs gostava de apresentar seus produtos e fazia isso muito bem, seduzindo a plateia. Era um bom orador e tinha um ótimo dom do convencimento. Pratique a comunicação e explore diferentes linguagens.
O que isso significa? Steve Jobs encerrou um produto de sucesso, o iPod para dar origem a uma linha muito mais fina e sofisticada de dispositivos.
Excelência nunca é demais. Jobs não aceitava menos do que um resultado excelente, nem que para isso levasse tempo e custos altos. Isso criou um processo criativo único.
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