O Coaching é um verdadeiro fenômeno mundial e tem contribuições para profissionais em todas as áreas do conhecimento e segmentos produtivos. No casso dos profissionais de Administração, os benefícios oferecidos pelo Coaching são essenciais e estão relacionados aos novos paradigmas de gestão que se propagam pelo mundo.
Para quem ainda desconhece, o Coaching é um conjuntos de metodologias e ferramentas de desenvolvimento pessoal, profissional e corporativo, conforme a sua aplicação, que vida desenvolver o indivíduo em um processo de aquisição de resultados. Ele oferece estratégias para que pessoas e organizações atinjam suas metas e objetivos por uma jornada sólida, clara e assertiva. O Coaching é dinâmico, personalizável e orgânico. Pode ser aplicado como instrumento de transformação em diferentes demandas e situações.
Na Administração de empresas, lidamos a priori com pessoas – o que caracteriza as empresas atualmente não é o seu potencial produtivo ou seu valor de mercado, mas o capital humano e o direcionamento que esta empresa possui.
Uma empresa é feita de pessoas, e uma de suas funções é justamente desenvolver o indivíduo, dar oportunidade de desenvolvimento em sua atuação funcional e contribuir com a sua carreira. E os profissionais de Administração, além deles mesmos requererem este desenvolvimento, precisam estar preparados para lidar com os colaboradores e as demandas em relação a eles.
A seguir, selecionamos alguns benefícios do Coaching para esta classe profissional e para a sua atuação dentro das empresas. Confira!
Não se pode falar atualmente em Administração são falar de liderança. A liderança é uma competência essencial para coordenadores, gestores, chefes e para todos os tipos de profissionais de uma empresa. É importante ser líder em tudo o que for fazer, independentemente da sua posição. E isso precisa ser incentivado quando a empresa segue as tendências mais modernas de gestão.
Mas o que seria um líder otimizado e inovador? Aqueles profissionais estratégicos que lideram pessoas, dentro da nova concepção de liderança, devem ter a capacidade de dar espaço para que a sua equipe ensine e aprenda, assim como ele mesmo, uma vez que os diferenciais de mercado estão surgindo cada vez mais no interior das organizações.
Por isso, a figura do Líder-Coach é cada vez mais necessária, pois além de liderar, ele treina, apoia, ensina, aprende, propõe uma trajetória de desenvolvimento pessoal, profissional e de equipe, servindo de mediador neste processo de aprendizagem e desenvolvimento de novos conhecimentos.
Para isso, ele precisa ter conhecimentos aprofundados de Coaching e de Coaching de Liderança. Para saber mais sobre este assunto, veja este treinamento do Instituto Fragatha.
Os profissionais de Administração precisam conhecer as competências necessárias para cada processo da empresa, sejam elas técnicas, pessoais, situacionais ou de outro gênero, ainda mais quando assumem posições de liderança. A descrição de competências para o quadro funcional, o seu desenvolvimento na rotina produtiva e a gestão de competências podem ser otimizadas com o Coaching.
A Administração de empresas requer planejamento, tomada de decisão e mensuração de resultados em diferentes situações da rotina da empresa. É preciso saber com clareza onde se está e aonde se quer chegar, quais as contingências e oportunidades, quais as metas, quais as estratégias para alcançá-las, quais as evidências de cada uma destas etapas, e uma série de outras nuances rumo aos resultados satisfatórios.
O Coaching surgiu da integração de contribuições de diversas áreas do conhecimento, inclusive da Gestão de Empresas, e consegue oferecer diferenciais para os profissionais de Administração que são oriundos dos diálogos destas diversas áreas do conhecimento. Ele pode oferecer mais recursos para a tomada de decisão, para o planejamento e para a construção de metodologias administrativas diferenciadas.
Há uma grande variedade de Coaching, assim como podem ser infinitas as suas aplicações. Muito se fala atualmente de inovação e diferenciação do mercado. A inovação é uma exigência para as empresas que desejam se diferenciar. E só se pode diferenciar buscando ciclos de desenvolvimento de produtos, pessoas e processos mais sustentáveis e voltados para o desenvolvimento de novos conhecimentos no cerne da empresa.
Isso mexe necessariamente com a cultura organizacional da empresa, com seus valores, com a forma como atua e como vê o futuro. O Coaching pode contribuir amplamente para que os profissionais de Administração envoltos em demandas referentes à inovação e diferenciação do mercado tenham condições estratégicas de encontrar soluções com mais facilidade, rapidez e assertividade.
Vivemos a chamada Era da Experiência, e toda a rotina produtiva e flutuações do mercado são pautadas pela experiência do cliente – seja o cliente interno, externo, ou dos demais stakeholders da empresa, como parceiros, fornecedores, investidores, etc. O Coaching pode contribuir no sentido de criar estratégias para que a imagem da marca e da empresa sejam solidificadas em valores e experiências extraordinárias e positivas. Afinal, a boa experiência é uma forma de diferenciação.
Veja também: 10 maneiras assertivas de dar um upgrade na sua carreira
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