Nos últimos anos, o público brasileiro passou a conhecer mais frequentemente os benefícios do Coaching, seja para a vida, para a carreira ou para o cenário corporativo e produtivo. E entre as atuações mais específicas do Coaching, é o conceito de liderança que tem se desenvolvido com mais vigor. E mais propriamente o Coaching de sucessão tem propiciado grandes resultados em empresas brasileiras, inclusive diante de um contexto econômico um tanto desanimador.
Todo profissional que está inserido em uma empresa almeja crescer. E para isso muitas vezes há trilhas de desenvolvimento desejáveis ao colaborador, bem como plano de carreira. Em outros casos, esta projeção de carreira não é definida claramente, por políticas e parâmetros, mas existe de forma prática e intuitiva.
E um dos focos da maioria dos profissionais que trabalham em uma empresa que desejam crescer é assumir responsabilidades, que muitas vezes, de forma natural, vêm atreladas a um cargo de liderança. Um cargo sênior já possui autonomia para a tomada de decisões e de estar à frente de projetos ou processos. Diferentemente dos níveis pleno e júnior, a conquista de cargos de liderança começam pelo nível sênior.
Não é por acaso que profissionais de níveis sênior são cada vez mais difíceis de encontrar atualmente no mercado de trabalho – bem como profissionais que tenham desenvolvido competências de liderança. Isso porque ser líder exige formação contínua, investimentos e não se cria um líder da noite para o dia.
Além da complexidade de encontrar profissionais qualificados, há outro grande desafio para as empresas: a preparação interna de lideranças e a organização quanto à ocupação das posições de liderança. A sucessão é uma das formas de preparar determinados profissionais para assumir vagas estratégicas ou de liderança. Mas este caminho também exige apoio especializado, como é o caso das consultorias e do Coaching de Sucessão e de Liderança.
O Coaching é um conjunto de metodologias, estratégias ferramentas e conhecimentos oriundos de diferentes áreas do conhecimento. No segmento de Coaching aplicado ao universo corporativo, temos o Leader Coaching, ou Coaching de Lideranças.
Como é comum (mas não a única forma) desenvolver profissionais internamente para assumir vagas de liderança que antes eram exercidas por outros líderes mais experientes, o Coaching de Sucessão é uma ramificação do Coaching de Liderança, que auxilia nas demandas da empresa quanto a cargos de liderança e de estratégia em vários sentidos.
Um exemplo é a resistência na promoção de colaboradores de alto nível. A promoção para muitos é uma experiência traumática. Para outros que, após uma trajetória em cargos de chefia e um legado construído com esforço, abrir mão de suas funções, mesmo que seja para assumir desafios maiores para as suas carreiras, é algo complicado.
De um lado, temos a preparação do colaborador de níveis mais baixos para que tenham condições de liderar. De outro, temos o desenvolvimento dos seniores, que devem deixar a sua posição para enfrentar desafios maiores. O Coaching de Sucessão também envolve ações quanto à equipe, diretores e diferentes setores da organização.
Muitas vezes é preciso mexer em parâmetros funcionais e investir em treinamentos. O Coach faz uma análise sobre a realidade atual da liderança, da equipe ou da empresa, criando estratégias em conjunto para que haja crescimento e bons resultados na sucessão e assunção dos novos líderes e lideranças anteriores. Esta é uma das ferramentas mais avançadas e mais procuradas por gestores brasileiros.
Veja também: 10 verdades sobre felicidade para você refletir em 10 minutos
Gostou das novidades do Coaching como ferramenta para líderes? Deixe um comentário!