Não é fácil lidar com pessoas de todos os tipos em um mesmo ambiente de trabalho. Este é o desafio da maioria das lideranças das empresas em todo o mundo. E no Brasil não é diferente – apesar de que muitos profissionais brasileiros que vão trabalhar em países europeus, no Canadá ou nos Estados Unidos, por exemplo, conseguem observar diferenças gritantes quanto ao comportamento do profissional em ambiente corporativo se comparado às empresas brasileiras. É uma das principais reclamações dos profissionais do mercado nacional: ambientes nocivos, falta de intervenção positiva das lideranças e colegas sem ética.
É claro que o favoritismo, a troca de favores e outros comportamentos pouco éticos ocorrem em quaisquer partes do mundo, mas na cultura brasileira parece que há uma permissividade que atinge também os contextos do trabalho – e não deveria ser assim; e a situação pode mudar com trabalho de liderança, mudança organizacional e educação corporativa, entre outras soluções.
É preciso ter jogo de cintura e saber conviver com pessoas nem sempre são parecidas conosco – e não precisam ser. Por isso, criamos uma lista de 10 dicas para otimizar as relações humanas no ambiente corporativo e criar uma experiência produtiva nas empresas brasileiras. Confira!
Não adianta apontar o erro dos outros ou reclamar que as relações humanas no trabalho estão ruins quando você não faz a sua parte. A mudança ocorre com o compromisso de cada um em prol da solução e boa convivência. Questione-se: o que você pode fazer hoje para melhorar a forma como você se relaciona com TODAS as pessoas do seu círculo profissional? Como criar proximidade com aqueles colegas mais distantes? Como gerenciar conflitos pessoais?
Quando falamos em relacionamento, sempre envolve duas ou mais partes. Nunca podemos esperar que o outro mude ou que o ambiente de trabalho mude sozinho. Saber ceder, saber relevar, apresentar a sua melhor versão, ser gentil são apenas algumas ações que você pode tomar hoje mesmo.
A comunicação eficiente (ou a falta dela!) é um elemento importante na hora de estabelecer relações humanas de valor. É também uma das competências mais desejadas pelos empregadores. Seja direto e conciso. Jamais peça a outra pessoa dizer ou transmitir uma mensagem que apenas você deve fazer. Saiba ouvir e jamais interrompa a vez do outro se expressar. Se a pessoa entendeu errado o que você falou, corrija na hora e evite conflitos maiores. Se preciso, faça um treinamento especializado para adquirir técnicas para se comunicar melhor no ambiente de trabalho – há muitas opções em nossos cursos on-line a distância.
E não podíamos deixar de falar dele: o respeito, que é a base de qualquer relação humana. Um ambiente de trabalho sem respeito é um barco prestes a naufragar. Cultive o respeito pelas pessoas – até mesmo por aqueles que não têm muita proximidade ou pelas pessoas das quais não gosta.
Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Mas todo profissional é um adulto e deve ter a maturidade e o entendimento de que todos os colegas devem ser respeitados. Respeito envolve tratar todos com dignidade, não fazer intrigas veladas, não levar adiante fofocas, etc.; enfim, ter uma atitude de valor para si, para os outros e até para a própria empresa.
A liderança é um elemento muito importante para a propagação dos valores da empresa e do modelo de relacionamentos que deve haver no ambiente de trabalho saudável, na resolução imediata de conflitos, na manutenção das atividades e contatos profissionais e outras ações que envolvem os profissionais. Um bom líder deve focar em desenvolver pessoas, e inclusive, relações humanas.
A cultura organizacional de uma empresa deve ser construída a partir de valores bem específicos e compreensíveis, que efetivem os bons relacionamentos. Deve ser composta por regras de convivências firmes, mas que valorizem a diversidade e o respeito. Muitas vezes os conflitos humanos ocorrem justamente porque os profissionais não se veem parte de uma coletividade com propósitos e não se assumem como parte da empresa e constituintes de sua cultura.
Ser tolerante é um desafio bem grande. Nem sempre é bom para a pessoa ou para a sua carreira comprar brigas vãs ou discussões que não levem a lugar algum. Seja tolerante e mantenha o foco naquilo que é importante. Se a situação for insustentável, tome providências juntamente com suas lideranças. No mais, seja tolerante. Ninguém tem a obrigação de ser igual a você.
Sempre que possível dê feedback aos seus colegas de trabalho, mas seja junto e imparcial, nunca levando para o nível do juízo de valor. O feedback serve para ajudar a melhorar o processo de gestão e não para atrapalhar as relações humanas. Aprenda ouvir e receber o feedback dos seus companheiros e a tomar providências sempre que necessário – você não é obrigado a concordar com o feedback, mas deve ouvi-lo e compreendê-lo.
Seja honesto em tudo o que for fazer e com todos aos quais for se relacionar. O feedback deve ser sincero e altruísta, assim como as informações que repassa, os prazos que promete cumprir e todo tipo de situação que envolve a rotina de trabalho.
Seja gentil e reconheça os méritos alheios. Elogie sempre que tiver a oportunidade, mas de modo honesto – sem outras intenções. O elogio é uma forma de se aproximar das pessoas.
Se tudo o que fez de positivo não surtiu efeito nas relações humanas no seu ambiente de trabalho ou se a sua carreira ou a sua integridade está em jogo, mudar de emprego ainda é uma saída interessante – muitas vezes a única. Reflita e avalie se esta oportunidade em que você se encontra irá acrescentar algo na sua carreira e na sua vida pessoal.
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Imagens: Pinterest