Falta de tempo é o mal do século. Como explicar todas essas reclamações sobre este problema se as horas do dia não diminuíram? As tecnologias aceleram o mundo e as pessoas que nele vivem. Antigamente, a população era mais paciente, não existia internet e as respostas não podiam ser dadas quase que instantaneamente.
Hoje, enviamos um e-mail, uma mensagem instantânea avisando que enviamos o e-mail e ainda ligamos perguntando sobre a resposta do e-mail que enviamos. Tudo é urgente e para ontem, não conseguimos mais nos desligar do mundo, principalmente quando este for o corporativo.
Não podemos mudar a velocidade do mundo, mas podemos achar formas de melhor nos adaptarmos a ele. Confira aqui as nossas dicas especiais que farão você aproveitar melhor o seu tempo, realizar mais tarefas durante o dia e ainda conseguir o seu tempo de lazer diário, que é bastante necessário para o corpo e para a mente não adoecerem.
Possua uma agenda, seja ela física ou virtual, mas possua uma. Escolha um horário conveniente no domingo e organize a semana. Separe as atividades como intransferíveis, flexível e lazer. As intransferíveis são as reuniões marcadas, médicos ou qualquer atividade que você não pode transferir para nenhum outro dia da semana. Já as flexíveis são aquelas que você pode encaixar na rotina conforme fica melhor.
Por exemplo, se você precisa pegar um exame no médico, deixe para pegar em algum dia que você precisará ir para aquele lado da cidade. Ou se você precisa ir à costureira, faça o mesmo. Vá quando você estiver passando perto do local. Já as atividades de lazer são visitas a museus, exercícios físicos, ir a um restaurante, etc.
Muitas vezes nos perdemos nas atividades que temos que fazer, pois acabamos dedicando muito tempo na realização delas. Isso acontece porque acabamos nos focando em outras atividades junto com aquelas que devemos fazer. Vamos a um exemplo: você precisa entregar um relatório. Este trabalho leva uma hora para ser feito. Mas você acaba levando duas horas, pois enquanto você faz o relatório, você responde e-mail, você dá uma olhada no Facebook, você atende telefone e responde mensagens instantâneas.
Porém, o segredo é fazer tudo isso em menos tempo. Por exemplo, você decide que das 13h às 14h, fará o relatório. Das 14h às 14h15, responderá os e-mails que precisa para aquele momento e das 14h15 às 14h30 você retornará as ligações do telefone e responderá as mensagens. Só nesse modelo de organização, você já ganhou 30 minutos do seu dia.
É importante você ter horários para checar as redes sociais e e-mails pessoais também durante o dia, até porque você possui uma vida pessoal e uma vida profissional, e elas podem sim andarem juntas.
De nada adianta você definir horários na sua rotina se você não os respeita. Portanto, utilize da tecnologia disponível para que você não seja refém da sua própria rotina. Com o tempo, você se conhecerá melhor e saberá quanto tempo necessita para realizar cada atividade.
Gostou das nossas dicas? São simples, requerem disciplina e valem a pena. Afinal, você pode adicionar a sua rotina até um tempinho para ler textos como esse e conhecer mais sobre diferentes assuntos todos os dias.
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Imagens: Pinterest.