Uma pesquisa global feita pelo Instituto Gallup revela uma triste verdade: apenas 30% dos funcionários estão empenhados em fazer um bom trabalho. Segundo o estudo, 50% dos funcionários são apaixonados e comprometidos com as metas da empresa.
Finalmente, os 20% restantes estão descontentes, faltam, influenciam negativamente os seus colegas de trabalho e, muitas vezes, realizam um serviço deficiente e afugentam os clientes. O Gallup estima que o grupo de descontentes tenha um custo de cerca de meio trilhão de dólares por ano à economia dos Estados Unidos. Os números da pesquisa são um pouco diferentes no Brasil: 27% dos entrevistados são engajados no trabalho e apenas 12% se dizem não comprometidos com a empresa.
Mas, afinal, onde está você neste cenário? Comprometido ou desengajado ou, simplesmente, está no “modo automático” – vai e volta do trabalho, esperando ansiosamente o próximo feriado ou o período de férias? A resposta define o grau de seu envolvimento com a própria carreira.
Estar comprometido com as metas da empresa tem uma relação direta com o interesse em crescer profissionalmente. Mas, se você está vivendo em seu próprio mundo, sem olhar para fora da “bolha pessoal”, realmente tem um problema. Agora, reflita sobre as seguintes questões:
Após refletir sobre as questões anteriores, provavelmente você se sentirá desafiado a ampliar a sua atuação profissional. Para aumentar as possibilidades de sucesso em sua carreira, relacionamos algumas dicas importantes. Confira abaixo:
– Tenha sempre objetivos profissionais de curto, médio e longo prazos. Trabalhe permanentemente para que você seja reconhecido em sua empresa e no mercado onde atua.
– Mantenha em seu radar qualquer possibilidade de crescimento profissional – consulte sempre sites de empregos, participe de entidades ligadas à sua profissão e mantenha uma rede de colegas de profissão – essas são as pessoas que você pode ajudar eventualmente e que poderão apoiá-lo em novos caminhos no futuro.
– Continue sempre a aprender – faça cursos presenciais ou online na sua área de atuação.
– Assuma responsabilidades adicionais e contribua para dar mais valor à sua posição na empresa.
– Crie desafios profissionais: implante um novo sistema de trabalho ou faça reuniões sobre como melhorar a sua rotina.
Lembre-se: Boa parte da sua vida será dedicada ao trabalho, por isso ele deve ser um espaço de crescimento pessoal e satisfação permanente.
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Imagens: Pinterest.