Quando trabalhamos, temos que lidar com pessoas de diversas opiniões diferentes; são opiniões que ouvimos dos clientes, colegas de trabalho, parceiros, chefes, etc. E não importando o grau de afinidade que temos com cada pessoa no meio corporativo, é imprescindível que tenhamos sempre um bom relacionamento interpessoal com cada um. Assim, teremos um ambiente de trabalho colaborativo em face do bom desempenho profissional.
Mas, nem todas as pessoas sabem como manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho, por isso vou listar aqui 7 pilares muito importantes para você assimilar e colocar no dia a dia da sua empresa:
1º Autoconhecimento: Saber se reconhecer com seus defeitos e qualidades para que possa transmitir sua opinião em um ambiente de trabalho, pode ajudar nas suas atividades em equipe. Se você sabe que gosta de agilidade para atingir suas metas, pode entrar em conflito com algum colega que é mais cauteloso por análise de detalhes, porém, se você souber reconhecer que deve equilibrar suas técnicas mediante pessoas que têm um comportamento diferenciado do seu, poderá desenvolver um bom relacionamento em equipe.
2º Compreensão: Um fator muito importante é compreender a opinião ao redor, isso vai ajudar com que você possa adaptar a sua se for necessário. Coloque-se no lugar do outro, tente analisar por qual motivo a opinião de um parceiro seu diverge com a sua. Compreenda cada detalhe para obter êxito com as pessoas.
3º Iniciativa: Depois de lapidar o seu autoconhecimento e a sua compreensão mediante o pensamento das outras pessoas, você deve ter a iniciativa de expor as suas ideias. Deixando claramente que é uma pessoa disposta a críticas construtivas ou opiniões que possam acrescentar, inclusive melhorar ainda mais a sua ideia.
4º Respeito: É importante respeitar alguma divergência, porém, deverá também questionar a ponto de entender o ponto de vista de cada um. Isso é muito relevante para o progresso em equipe, sem que haja problemas. Afinal de contas, prezar por um relacionamento interpessoal saudável, acaba gerando resultados positivos no ambiente de trabalho.
5º Coletividade: Trabalhar em coletividade é melhor do que trabalhar sem ninguém. Você já deve ter escutado aquela velha frase clichê que diz assim: “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”.
6º Meta: Quando você define uma meta a ser atingida, isso facilita bastante que você tenha mais motivação para trabalhar em busca da realização. Lembre-se, é fundamental ter disciplina e traçar uma meta que todos a sua volta estejam de acordo em cumprir. Trace metas em equipe e motive seus colegas a cumprirem junto com você.
7º Foco: Se você tem uma meta, é necessário ter um bom planejamento e em seguida bastante foco para que possa executar suas atividades com o objetivo de atingir o que planejou. Discuta em equipe e aconselhe foco para cada colega trabalhar em ritmo intenso e em grupo para atingir a meta.
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