Com que frequência você reflete sobre a sua carreira? Quero convidar você para uma viagem em busca da realização profissional. O primeiro passo desse caminho é analisar cada um dos perfis abaixo e tentar descobrir em quais deles você se encaixa. Confira a seguir!
É provável que você se identifique com mais de um dos perfis acima. Pense neles, pois são as principais pistas para alcançar os seus objetivos profissionais e o sucesso em sua carreira.
Saiba que cada pessoa tem uma combinação única de competências, habilidades, qualidades e aptidões. Identificar nossos talentos é como participar de uma expedição arqueológica, onde é preciso “cavar” bem fundo para encontrar as nossas verdadeiras habilidades. Identificar e desenvolver competências faz parte do processo de planejamento de uma carreira, pois saber quem somos e quais são as nossas melhores habilidades nos tornam candidatos valiosos no mercado de trabalho.
Então, é fundamental que você reconheça (ou desenvolva) as seguintes habilidades:
A maioria dessas características é adquirida durante a vida, enquanto outras são inatas. Segundo a página How to Become a Successful Professional, existem aspectos fundamentais para ser bem-sucedido profissionalmente. Veja algumas características importantes no trabalho:
A trilha de uma carreira de sucesso é como um composto químico: tem muitas substâncias. Para não causar uma explosão em sua vida profissional e acabar com a sua trajetória de sucesso, evite alguns erros comuns. O site Mind Tools aponta os oito principais enganos que cometemos em nosso caminho. Confira:
Quando você está explorando possíveis objetivos, você precisa soltar a sua imaginação e ambição, colocar quaisquer receios de lado, e ter grandes sonhos. No entanto, uma vez que você tenha decidido sobre uma meta, certifique-se de que é realista, e que você pode realmente alcançá-la no período de tempo que você definiu para si mesmo.
Por exemplo, se o seu objetivo é correr uma maratona, é completamente irreal inscrever-se em data próxima do evento, a menos que você já tenha feito vários meses de treinamento.
Muitas pessoas se concentram exclusivamente em seu trabalho ao definir metas. No entanto, você não pode negligenciar as atividades que lhe trazem alegria. Metas como escrever um livro, participar de uma corrida de aventura, ou iniciar um jardim em casa podem também ser extremamente importantes para a sua felicidade e bem-estar. Encontre o equilíbrio nas diferentes áreas de sua vida. E lembre-se de que “equilíbrio” é diferente para cada um de nós.
Quantas vezes uma tarefa ou projeto leva mais tempo do que você imaginava? Provavelmente mais vezes do que você pode contar! Você também pode dizer o mesmo para os objetivos que você definiu para alcançar sucesso em sua carreira.
Se você não estimar um tempo para alcançar metas com muita precisão, pode ser desanimador quando as coisas demorarem para acontecer. Então, adicione um tempo extra em suas estimativas, assim você vai sentir menos pressão para atingir seus objetivos.
Se você tiver a coragem de aprender com as suas falhas, é possível ver nelas possibilidades de mudar nossas vidas para melhor. Portanto, não fique triste se você não conseguir alcançar seus objetivos – apenas tome nota de onde você errou e use esse conhecimento para alcançar seus objetivos da próxima vez.
Algumas pessoas – família, amigos, ou até mesmo seu chefe – pode querer influenciar os objetivos que você definiu. Talvez eles sintam que eles sabem o que é melhor para você, ou talvez eles queiram que você tome um caminho certo ou faça certas coisas.
Claramente, é importante que você tenha um bom relacionamento com essas pessoas, mas seus objetivos são só seus. Então, seja educado e assertivo, mas faça o que você quer fazer!
É preciso tempo para atingir objetivos. E às vezes é possível sentir que você não está fazendo muitos progressos. Por isso, é importante fazer um balanço de tudo o que você realizou regularmente. É fundamental definir pequenas metas, celebrar cada sucesso e analisar o que você precisa fazer para seguir em frente. Não importa como as coisas parecem lentas, é bem provável que você esteja fazendo progressos!
Você também pode aproveitar a oportunidade para atualizar suas metas, com base no que você já aprendeu. Veja se suas prioridades precisam mudar ou se você precisa reservar algum tempo extra para uma atividade específica. Metas nunca devem ser “gravadas em pedra”, por isso não tenha medo de alterá-las, se você precisar.
A maneira como você pensa sobre o seu objetivo pode influenciar o modo como você se sente sobre ele, e se vai você conseguir realizá-lo. Por exemplo, muitas pessoas têm um objetivo de “perder peso”. No entanto, este objetivo tem uma conotação negativa; ele está focado no que você não quer – o seu peso. Uma maneira positiva de reformular este objetivo é dizer que você quer “ficar saudável”.
Outro exemplo de um objetivo negativo é a “não ficar até mais tarde no trabalho”. Uma maneira positiva de reformular essa meta é “passar mais tempo com a família”. Objetivos negativos são emocionalmente atraentes, o que torna difícil se concentrar neles. Reformule todos os objetivos negativos, para que eles soem positivos: você pode se surpreender pela diferença que isso fará.
Quando você começar a estabelecer metas, concentre-se nas mais importantes. Saiba que uma quantidade muito grande de objetivos necessita de muito tempo e energia e você pode não dar a atenção que eles realmente merecem.
Em vez disso, use “qualidade e não quantidade” ao estabelecer metas. Exercite a “importância relativa” de tudo o que você quer realizar, ao longo dos próximos seis a doze meses. Em seguida, escolha cerca de três metas para se concentrar.
Lembre-se, o sucesso do seu trabalho está em focar apenas em algumas coisas ao mesmo tempo. Se você limitar o número de objetivos, você vai ter o tempo e energia para fazer as coisas muito bem!
Veja também: A importância da cultura de Coaching para as organizações
Gostou da matéria? Deixe um comentário logo abaixo!
Imagens: Pinterest