É cada vez maior a presença e a prática do Coaching no mercado de trabalho. E, consequentemente, houve um boom de profissionais, muitos, porém, sem a qualificação devida, o que acaba prejudicando a imagem e o propósito desta importante estratégia de desenvolvimento pessoal e profissional.
Por isso, antes de mais nada, é importante saber identificar um profissional de coaching qualificado e questionar as técnicas utilizadas por ele. Um bom coaching é aquele que promove a evolução e o desenvolvimento de quem experimenta o processo.
Para isso, precisa ser conduzido por profissionais certificados, com amplo conhecimento, capacidade de entender os desafios e metas do cliente e planejar soluções. É desta forma, que o processo estimula transformações nos padrões de comportamento e ações de cada pessoa, impactando positivamente na sua vida de forma geral. Quer saber mais sobre coaching? Então confira mais a seguir!
A palavra coach vem do inglês e significa treinador, instrutor e o verbo to coach significa treinar, instruir, portanto coaching, significa o processo em que um profissional orienta o treinamento e instrução de uma pessoa.
O atendimento de um Coaching costuma ser realizado por um profissional certificado, que orienta um cliente através de técnicas e métodos para melhorar seu desenvolvimento pessoal ou profissional. Esse atendimento é realizado através de sessões, com conteúdos e dinâmicas que podem variar conforme a estratégia estabelecidas pelo coaching, mas que envolvem autoconhecimento, reconhecimento do propósito que motivou a pessoa a procurar o coaching, orientações para alcançar seu propósito e análise dessa evolução comportamental.
Porém, é importante salientar que o coaching não acontece somente nas sessões, mas também prevê tarefas que o cliente precisará realizar, como parte do processo.
O termo coaching tem sua origem datada por volta de 1830, para designar professores que atuavam quase como tutores de alguns estudantes, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, onde ofereciam aos alunos com alguma dificuldade de aprendizado, de forma informal, uma orientação especial.
De lá para cá o conceito de coaching como o processo que conhecemos hoje se aperfeiçoou e utiliza estudos a partir de teorias da psicologia, aplicadas no mundo dos negócios.
Foi a partir da década de 1980, que o processo de coaching passou a ser mais explorado por executivos americanos como um treinamento para os funcionários desenvolverem aptidões que melhoram sua performance e satisfação.
O coaching é indicado para qualquer pessoa que busque evoluir e desenvolver melhor suas qualificações e superar limitações, seja em sua carreira ou na vida pessoal.
O coaching proporciona conhecimento teórico e exercícios práticos para que seu cliente seja capaz de alcançar suas metas. Porém, o resultado deste trabalho depende da dedicação do cliente, de acreditar no processo e se dispor a pôr em prática o plano de ação.
Os resultados não são imediatos, mas podem ser rápidos, desde que haja empenho e sintonia entre ambos.
Realizar um processo de coaching pode proporcionar uma série de benefícios, tanto para a vida pessoal quanto profissional. Confira a seguir 7 vantagens para quem realiza este processo:
1. Desenvolvimento de inteligência emocional
Inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de identificar e saber lidar com as próprias emoções e também com as dos outros, sendo uma das qualificações mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho.
2. Melhora nos Relacionamentos
Ao desenvolver a inteligência emocional, a pessoa qualifica seus relacionamentos em todos os âmbitos, familiares, profissionais e até mesmo sociais, ao aprender a colocar em prática a empatia e compreender que não há como controlar a reação dos outros, apenas as suas próprias.
3. Aumento da autoestima
Autoestima está diretamente relacionada com a confiança em si próprio, um sentimento bastante desenvolvido durante o processo de coaching.
4. Maior Autodisciplina
O coaching ensina que não é possível realizar grandes projetos sem autodisciplina e como aplicar técnicas e métodos que auxiliam a desenvolvê-la.
5. Maior Motivação
A motivação não surge do nada, acredite, ela aparece juntamente com a disciplina: após iniciar a tarefa, ela surge. E esse tipo de mentalidade gera a produtividade, estimulada no processo de coaching.
6. Melhores resultados
Acredite, para alcançar melhores resultados, primeiro, você precisa defini-los com clareza. Sem saber onde você quer chegar, não há como definir que caminho seguir. Porém, lembre-se: o resultado só aparece com comprometimento total.
7. Reflexo em uma saúde melhor
O sentimento de realização ao se desenvolver e se superar após colocar as orientações em prática, contribuem para a diminuição considerável dos níveis de estresse e ansiedade, refletindo em maior qualidade da saúde mental da pessoa, com consequências positivas que refletem também na saúde física.
Tipos de Coaching
Há duas grandes áreas de coaching: o Coaching Empresarial/Coaching de Carreira (também chamado de Business and Executive Coaching) e o Coaching de Vida/Pessoal (ou Life Coaching).
No processo de Coaching Pessoal, o coach auxilia a superar desafios da vida particular, seja melhorar o relacionamento com o cônjuge, ser mais produtivo nos estudos, ter uma vida mais saudável, entre outros objetivos.
Já o Coaching de Carreira é focado na carreira profissional, em planejamento ou evolução na carreira, para alcançar novos cargos ou expandir negócios.
Neste segmento, é possível focar em áreas profissionais específicas, como:
Coaching financeiro: ajuda a pessoa a ter uma vida financeira mais organizada, possibilitando realizar seus sonhos com mais facilidade.
Coaching para negócios: é o processo que orienta quem busca empreender seu próprio negócio.
Coaching executivo: é voltado para a formação de líderes, profissionais de destaque na gestão de grandes empresas.
Coaching empresarial: costuma ser realizado in company, ou seja, dentro da própria empresa, pois tem o objetivo de desenvolver os colaboradores através de um processo de coaching. O foco está no empresário, na empresa e na equipe como um todo.
Coaching de Vendas: promove o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências comportamentais para realizar o que você quer. As técnicas são uma parte das competências necessárias para estar nos topos de venda, mas não são tudo.
Coaching de Liderança: O coach de Liderança entra como parceiro para auxiliar a descoberta de comportamentos pessoais que possibilitam e/ou limitam a ação junto do líder junto à equipe. Como consequência, o time será conduzido de forma mais confiante por sua liderança.
Conclusão
O coaching é responsável por estimular a transformação positiva nas pessoas que exploram o processo, focando na mudança dos padrões mentais e comportamentos.
A partir deste processo os praticantes costumam aprender a ser mais tolerantes, a controlar a ansiedade, a ouvir mais, aprender mais rápido, ser mais otimista e gerir melhor o tempo, por exemplo, características valiosas em qualquer profissão e, especialmente, para líderes e empreendedores.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre como funciona o processo de coaching e conhecer profissionais qualificados no ramo, acesse https://www.fragatha.com.br/coaches/, e conheça a equipe de coaches do Instituto Fragatha, formada por profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.
O Instituto Fragatha possui o real comprometimento com pessoas e organizações, que buscam os melhores conhecimentos e metodologias únicas, capazes de aprimorar de modo amplo as competências humanas.