Em tempos de crise, vende mais quem consegue criar estratégias que se diferenciam da concorrência. É em tempos de crise que muitos vendedores se tornam profissionais de sucesso em seu segmento, uma vez que descobrem ou desenvolvem táticas que não perceberiam em outro contexto.
Você, enquanto vendedor, trabalha para o cliente, e não necessariamente para a empresa. Colocar o cliente em perspectiva é o ponto de partida para dar vazão às maneiras inusitadas para vender mais e melhor. Conheça 5 maneiras para expandir as suas vendas em tempos de crise e tenha os melhores resultados!
O valor que você oferece ao cliente não está no produto. O valor do produto é uma fração do que ele tem a ganhar. Isso porque, assim como ocorre em estratégias de liderança – em que o servir aos liderados (e não exclusivamente à empresa) e cultivar as interações é essencial para obter resultados – o objetivo do vendedor é oferecer a experiência.
Encaminhamo-nos para a chamada da Economia da Experiência, em que o sentido de se obter um produto é usufruir a experiência que ele tem a oferecer, algo que agregue à sua rotina, e as etapas de compra/venda é parte deste ciclo. Foque em imagens que o cliente possa ter do produto: as soluções que ele pode trazer, a forma como se sente utilizando o produto, em emoções, etc.
Eis aqui uma ótima estratégia. Quando falamos em criatividade e formas inusitadas de vender mais um ciclo longo pode fazer mais sentido. Isso permite com que você amplie a sua visão sobre o cliente, sobre o produto e até sobre si mesmo enquanto vendedor. Neste caso, a paciência é a alma do negócio.
É preciso ter maturidade e controlar a ansiedade para não passar a ideia de que está querendo vender a qualquer custo. Para vender mais em um ciclo de vendas longo, invista em estratégias que elevem o nível de confiança de sua empresa com o cliente. O resultado são margens mais elevadas, clientes mais fiéis e construção de relacionamentos de longo prazo.
Muitas soluções provém de ideias malucas e inusitadas. Como todo vendedor é também um empreendedor e deve fazer da diferenciação o ponto de partida de sua atuação profissional, busque dar vasão a formas criativas de vender mais e em pouco tempo. Há muitas técnicas de vendas bem conhecidas que podem ser remodeladas e adaptadas. Construa também estratégias próprias. Ao invés de tentar se aproximar do cliente com aquilo que ele não quer ou precisa, ofereça, por exemplo, um discurso verdadeiro.
Muitos vendedores começaram suas carreira através da rede de relacionamentos que possuíam sem apelar para a inconveniência. Vendedor sem networking não é vendedor. Com um bom produto, serviço ou à frente de uma boa ideia, saiba que seus contatos mais próximos e amigos são os clientes mais desafiadores. Reflita agora como o seu networking pode lhe oferecer ótimas oportunidades.
Todo mundo está cansado de saber que o CRM é um importante instrumento no processo de vendas e muito útil aumentar o controle comercial. Mas nem todo vendedor coloca isso em prática. Atualmente, há inúmeros recursos que pode otimizar o controle de suas contas e que podem fazer com que você venda mais, independentemente do seu ramo de atuação.
Com uma boa ferramenta de CRM, você terá uma produtividade até 70% maior, bem como mais pontualidade e eficiência a olhos vistos com o seu cliente. Se as suas vendas não têm os resultados esperados há muito tempo e lhe faltam informações sobre seus clientes, é hora de de apostar em um sistema do gênero.
Veja também: Segunda carreira – O que é e o que isso tem a ver com você?
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