De tempos em tempos, o mercado passa a exigir diferentes habilidades e talentos dos profissionais de todos os segmentos. Você sabe quais são as competências básicas exigidas pelo mercado atualmente? Listamos 20 destas competências, muito pertinentes a qualquer atividade profissional. Confira!
Competências são habilidades, capacidades e aptidões que um profissional tem para executar uma ou mais tarefas. Não há no mercado sequer um profissional perfeito, que tenha todas as características idealizadas pelas empresas para executar tarefas. Mas sai na frente aquele que conseguem desenvolver competências técnicas e comportamentais que o mercado procura.
As competências podem ser divididas e compreendidas de muitas formas. Contudo, são dois tipos os que mais se destacam: as competências técnicas e as comportamentais. Por competências técnicas, entendemos aquelas que são obtidas por formação – como faculdade, cursos, treinamentos, palestras, congressos, livros, entre outras fontes de conhecimento. As competências comportamentais são aquelas que conquistamos a partir do autoconhecimento, ações de desenvolvimento pessoal, reconhecimento de talentos e potenciais. Veja algumas as habilidades comportamentais e técnicas necessárias para qualquer bom profissional.
Ser criativo ajuda o indivíduo a encontrar saídas para problemas e contribuir para o projeto de modo inovados, único e dinâmico. Todos somos criativos, mas esta competência humana deve ser estimulada por toda a vida. Há profissões em que a criatividade é determinante para o sucesso – como é o caso de artistas, redatores, criadores, profissionais de marketing, especialistas em inovação, etc.
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Se comunicar bem é uma competência muito importante para profissionais de qualquer segmento. É preciso conhecer bem os tipos de comunicação humana, principalmente os relativos ao meio corporativo, saber ouvir com atenção, saber falar e se expressar claramente (de modo verbal e não verbal), saber lidar com diferentes tipos de textualidades e compreender as melhores técnicas de redação empresarial.
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As empresas querem cada vez mais profissionais pouco dependentes, que possuem iniciativa própria para resolver problemas, com autonomia e dinamismo, respeitando, contudo, as normas da empresa. Esta característica não é esperada apenas de lideranças, mas de todos os tipos de profissionais.
O profissional tem que ter uma visão sistêmica, multilateral e imparcial de todo o processo, reconhecendo a sua importância e o papel de cada um no sistema. Isso fará com que o seu foco esteja em resultados maiores e abrangentes e saberá o que é preciso fazer para se destacar.
Trabalho em equipe é fundamental. Mas que uma equipe trabalhe com assertividade, as relações interpessoais devem ser maduras, dinâmicas e colaborativas. É claro que as lideranças e a abordagem das lideranças contribuem para a manutenção destas relações, mas é importante que o profissional esteja disposto a colaborar efetivamente com a equipe.
Ser competitivo pode ser muito produtivo para a empresa e até mesmo para o profissional. Não se trata de passar por cima de todos e dos interesses da equipe para se sobressair, mas ter referenciais de onde e como quer chegar, estar comprometido com suas metas e com sua carreira, questionar-se continuamente sobre como fazer mais e melhor e reconhecer oportunidades para a sua função.
Em tempos de efemeridade profissional – em que cada vez mais as pessoas se comprometem com seus próprios objetivos e deixam os da empresa de lado – as empresas buscam profissionais realmente comprometidos com seus projetos e com a corporação. Para isso, oferecem diversos benefícios e oportunidades. Ser comprometido com a empresa pode abrir portas valiosas.
Esta é uma das características do empreendedor ou do intraempreendedor, como veremos mais a diante. Saber ousar e correr riscos controlados na sua função, de modo dinâmico e autônomo, é algo muito positivo para a corporação e para o seu fazer profissional.
Esta é uma competência desejada não apenas para os cargos de direção, mas para todos os tipos de profissionais. Saber liderar é essencial, mas aplicar os aspectos da liderança no dia a dia faz com que cada profissional da sua equipe seja estratégico.
Vivemos um paradigma em que a aprendizagem multidirecional e a capacidade de aprender geram diferenciais de mercado no cerne da corporação. O profissional competente deve ter a capacidade e a disposição de aprender com seus colegas e de ensinar aquilo que sabe.
11) Curiosidade
A curiosidade leva a pessoa a ter contato com diferentes informações, de fontes distintas, a aprender e testar coisas novas, sempre evoluindo e se desenvolvendo.
Somos multitarefados em qualquer profissão. É preciso dispor de diferentes estratégias para organizar e gerenciar seus compromissos e responsabilidades em um mundo que não para de mudar.
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Motivar, em latim, significa “mover”, acessar aquilo que internamente nos faz mover. Cada um tem seus próprios gatilhos e insights que motivam e inspiram, e esta motivação deve ocorrer constantemente. Reconheça como se automotivar todos os dias e irá se destacar no mercado.
Todo profissional deve ter a capacidade de persuadir e estabelecer negociações, principalmente se possui funções ligadas diretamente a projetos, a clientes, fornecedores e outros elementos externos e internos.
Saber resolver problemas e conflitos é essencial. Nem tudo deve chegar às lideranças se o contexto profissional é integrado por adultos que sabem se entender. Isso requer muita maturidade e flexibilidade do profissional.
É preciso aprender a se adaptar ao grupo, à cultura organizacional e até mesmo as mudanças. Não se trata de se anular ou se acomodar, mas de ser gregário e de entender que o profissional precisa se adaptar a diferentes contextos e situações.
Foi-se o tempo que o inglês bastava para se destacar na empresa e no mercado de trabalho. Hoje em dia, quem não domina pelo menos dois outros idiomas dificilmente conseguirá funções de destaque.
O empreendedorismo não é sinônimo de iniciar um negócio próprio, como muitos pensam. Você pode empreender na sua vida pessoal e até mesmo em um emprego fixo, exercendo uma função em uma corporação. O profissional empreendedor dentro da empresa alcança posições estratégicas e é isso o que o mercado tem buscado. Contudo, para desempenhar esta competência, a própria empresa deve dar abertura para o intraempreendedorismo.
Pensar positivo independentemente do contexto: os profissionais devem estar preparados para enfrentar as barreiras do mercado sem desistir, enxergando oportunidades na crise e tendo o foco cada vez menos na competitividade, objetivando diferenciais.
O mercado busca profissionais comprometidos em dar o melhor dentro dos recursos que possui a sua disposição, sempre com foco nos resultados mais assertivos. A empresa não está interessada mais em contratar para preencher vagas ou atender a demandas produtivas, mas para que o profissional se diferencie e atinja pelo menos os resultados almejados.
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